Primeiro Passos com o Endian Firewall

O Endian Fireall é solução de segurança conhecida como UTM (Unified Threat Management) e que pode ser traduzida como “gerenciamento unificado de ameaças”. Os UTMs são uma solução de firewall que trabalha de maneira unificada para atender diversas funcionalidades em comum. Com isso nós temos além da função de firewall propriamente dita, nós podemos ter outros itens como proxy, anti-vírus, anti-SPAM, VPN, filtro de conteúdo, balanceamento de carga, entre outros.

capa

Os UTMs ganharam fama no mercado como primeira solução de defesa em uma rede de computadores, isso se deve a simplicidade de implementação e na facilidade de integrar diversas funções em apenas uma sem a necessidade de recorrer a vários servidores e fornecedores ou fabricantes distintos.

É exatamente nesse nicho que o Endian Firewall trabalha. Vindo de uma distribuição Linux e baseado em IPCop, o Endian é uma empresa alemã que sempre foi norteada na segurança da informação.

Atualmente o Endian possui três soluções, sendo elas:

Hardware Appliance

hardware

Aparelhos completos disponibilizados em vários tipos de modelos que são concebidos e integrados unicamente ao software UTM.

Software Appliance

software

Software UTM que pode ser instalado em um hardware/servidor já existente.

Virtual Appliance

virtual

Assim como o software appliance, pode ser implementado em um hardware porém aqui, virtualizado. Homologado para os mais diversos hypevisors como VMWare, Xen Server e KVM.

Comunnity

capa

Além disso o Endian Firewall disponibiliza a versão conhecida como community. O intuito da versão é exatamente esse, de fazer um software atendendo a necessidade da comunidade de usuários que a utilizam. Além disso é possível fazer a instalação em praticamente qualquer hardware baseado em x86.

Como este é meu primeiro artigo aqui no Ubuntu Dicas vale a pena dizer que meu nome é Mateus Wolff. Trabalho no mercado de TI a 6 anos sempre atuando nas áreas de suporte técnico e infra estrutura de servidores. Daqui em diante será escrito uma série de artigos baseados na ultima versão do Endian Fireall que é a 3.0.5 e que pode ser baixada aqui.

Atualmente a versão comunnity do Endian Firewall já foi baixado mais de 1,4 milhões de vezes e é recomendado para redes peque e médio porte (até 100 computadores).

Para finalizar esse artigo inicial segue o link em que pode ser visto a posição do Endian Fireall  com base no uso dentre as diversas distribuições Linux que temos no mercado. O site para o comparativo é o Distro Watch e atualmente o Endian esta na posição 203.

Obs.: Esse é artigo faz parte de uma série de posts em que será abordado desde a  instalação até a configuração das principais funções da ferramenta.

Por que desenvolver jogos pra Linux?

Você já pensou em desenvolver jogos para Linux? Quando falamos desse assunto, vemos que Linux é um mercado muito novo e que ainda não está saturado. Imagine que se você quiser criar um jogo para Windows, você estará competindo com todo mundo do mercado, inclusive o próximo jogo AAA. Já no Linux, as chances do seu jogo chamar atenção são bem maiores, pois existe pouca oferta e os usuários estão em busca do que está disponível.

alien isolation linux

Das muitas vantagens de desenvolver para Linux, uma delas é a baixa barreira para entrar. Conseguir publicar um jogo para console como Playstation ou XBox é muito difícil, requer treinamentos e investimento de tempo e dinheiro. Já para Linux, você não tem custo nenhum e precisa apenas de uma máquina e conhecimento básico em programação para começar.

E você já pensou em desenvolver jogos para Linux?

Além disso, se você tentar publicar para consoles e em lojas como App Store ou Google Play, você verá que existem diversas limitações e provavelmente você não poderá publicar o jogo exatamente da maneira que deseja. Para Linux, você poderá vender o que quiser e como quiser, sem ninguém para falar o que você deve ou não fazer.

Em relação ao desenvolvimento em si, há bastante disponibilidade de middleware como bibliotecas de áudio, engines e programas de modelagem. Estas opções já estão sendo usadas em Linux há muitos anos, então praticamente todos os bugs já foram resolvidos e você não deve ter dor de cabeça para usar.

E, claro, game engines populares como Unity 3D e Unreal estão disponíveis há um tempo e vários jogos já foram publicadas por elas no Linux.

Se você quiser saber um pouco mais, eu separei aqui um vídeo muito legal que encontrei sobre o assunto (em inglês):

Além disso, se você quiser aprender mais sobre como é o mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil, sugiro que você veja algum dessas 3 palestras online gratuitas organizadas pelo Produção de Jogos:

1) Comecei Meu Sonho de Criar Jogos… E agora?

2) Como Mudar de Carreira e Começar a Trabalhar com Jogos

3) Como Empreender com Jogos no Brasil

Depois não se esqueça de comentar aqui abaixo o que achou, beleza?

Até! Raphael Dias… ProducaoDeJogos.com

Como Instalar o iTunes no Linux

Como Instalar o iTunes no Linux

Esta dica não é 100% funcional, mas é o que dá para fazer para se ter o iTunes no seu Ubuntu.

  • USB geralmente não funciona a (depende da sua versão do linux. Versões atualizadas suporta usb). Então você não será capaz de usar iPods ou outros dispositivos.

Continue lendo “Como Instalar o iTunes no Linux”

Gerenciando os processos da máquina com ps

Gerenciando os processos da máquina com ps

por Ricardo Paulino

Tudo começou em 1965 quando um grupo de programadores se uniu para o desenvolvimento de um sistema operacional de tempo compartilhado, eram eles Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner.

Esse sistema operacional se chamou Multics, na época esse era um esforço conjunto da AT&T(da Bell laboratories), da GE(General Eletrics) e do MIT(Massachussets Institute of Tecnology).

“Ken Thompson e Dennis Ritchie, os inventores do Unix, trabalharam no Multics até que os laboratórios da Bell abandonaram o esforço no desenvolvimento do Multics em 1969. O nome do sistema Unix(originalmente Unics) é uma brincadeira com o Multics feita por Brian Kernighan. Algumas idéias do Multics foram desenvolvidas mais tarde no Unix.” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multics)

Continue lendo “Gerenciando os processos da máquina com ps”

Criptografia de chaves públicas

Criptografia de chaves públicas assimétricas no GIT

Por Ricardo Paulino

Criptografia é um método utilizado para cifrar um texto ou sentença escrita de modo a torná-lo ininteligível. Desse modo grandes empresas e/ou pessoas e processos em que estão envolvidos objetos que requerem sigilo são enviados a outras pessoas, organizações e/ou outros processos.

Criptografia com chaves públicas

Continue lendo “Criptografia de chaves públicas”