Olá amigos, hoje vamos explicar como resolver um problema chato na hora de instalar o Ubuntu num Acer Aspire 4553, pois acredito que muitos tiveram problemas com isso e acabaram desistindo… Primeiro vou contar como o problema aconteceu comigo
#HISTORINHA
Dias atrás ao ver uma promoção diabólica no site da Americas, eu resolvi comprar um notebook para minha esposa Elis Regina, pois ela precisa muito de um para o trabalho e estudos na faculdade (e não quero que ela use o meu note).
Comprei o menino e ele veio bem rápido, e eu como sou muito afobado, ainda no escritório abri a caixa, criei uma imagem no meu pen e já sai dando boot na instalação do Ubuntu.
Até ai tudo bem, depois de iniciar o instalador o bendito não reconhecia o touchpad, como eu tinha um mouse, coloquei ele e continuei, criei as partições, o teclado em ptBR já estava selecionado e tudo mais… Na hora de colocar nome de usuário e senha que me dei conta que ele não reconheceu o teclado! Então não consegui terminar a instalação.
Fiquei p$&@ da vida e fui dar uma olhada por ai para ver o que poderia ser o problema, e depois de passear por alguns fóruns vi um carinha falando assim: “Atualizei a bios e funcionou!”
Boa! Pensei com meus botões, fui até o site da Acer, selecionei meu modelo e mandei baixar a atualização da bios, e foi ai que deu vontade de jogar o note dentro da privada! Era um arquivo EXE!
Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu pensei na hora, pois eu estava no trabalho, e no escritório não lembrava de ter algum disco de instalação do Win Zé Luiz, além de uma conexão lenta para baixar uma piratona =p
Saudades de quando atualizações de bios eram feitas por discos de boot, eu poderia muito bem bootar pelo pendrive e ser feliz, mas não, eu já tinha formatado o note e o maldito arquivo EXE aterrorizava minha tranquila manhã…
Enfim, revirei umas gavetas e encontrei o disco de recuperação do meu micro, que continha um Win Zé Luiz 7 e instalei na máquina… Tempos depois (bota tempo nisso) coloquei o programinha cretino no note e atualizei minha bios.
Reiniciei o micro e assim que deu o boot ele já reconheceu tudo! Instalei Ubuntu + pacote Edubuntu, pois minha mulher é professora, e ele está um canhão de rápido.
#COMOFAZ
O processo é simples, clique neste link, baixe o arquivo, infelizmente instale usando Win Zé Luiz que ele reconhece rapidinho, vai só pedir para reiniciar a maquina e você já pode dar boot e instalar seu Ubuntu sem problemas.
NOTA: se o link não funcionar, clique neste aqui, selecione seu modelo de notebook (no caso o Aspire 4553), clique na aba BIOS e faça o download da versão 1.17.
Se você tem uma conexão não muito boa, nunca façam a besteira que eu fiz de marcar a caixinha “Baixar atualizações enquanto instala” no ato da instalação do Ubuntu, pois fiz isso e me ferrei, demorou pra cacete pra instalar =p
Como esse note tem um adaptador de vídeo Radeon, é necessário instalar o driver proprietário pra funcionar legal, e depois isso possívelmente seu BootSplash ficará feio pra xuxu, para resolver isso, siga o artigo que escrevi tempos atrás neste link.
Sem mais, aguardo os comentários e resultados… HASTA!
#CONTATO
[email protected] ou pelo twitter @tittao
Chuta que é macumba!
Tenho uma idéia mais simples que funcionou comigo no Acer 4530. No lugar de instalar o “Zé Luiz”, baixem um utilitário muito conhecido por quem faz manutenção de micro o Hiren’s Boot CD. Baixem e queime a ISO, depois dêem boot pelo CD e escolha a opção mini XP.
Executem o arquivo EXE normalmente.
Obs: Utilizei a versão 11 Hiren’s Boot CD.
Obrigado maridão!!!! O note ta funcionando que é uma beleza. Desempenho excelente.
Agora eu não preciso mais ficar chorando pra usar o seu!
Te amo!
Boa dica, mas agora já foi, já fiz isto… Ubuntu + windows 7 no notebook… Pô cara, tenho uns programas que só roda em windows, tipo, para equipamentos de análises, e a gente tava querendo mudar para linux… Há algum jeito de rodá-los, que não seja via máquina virtual ou wine?
ooou, muito obrigado cara… tava apanhando pra instalar o ubuntu aqui, me salvou bonito /**
Amigão onde encontro os drivers proprietários da minha placa de vídeo, tenho um Aspire 4553 também.
Wow que mão de obra
No inicio no post eu senti um grande alivio pois instalei o ubuntu no meu note asus, que quase foi um acer hehe