Surpresa, amigos e amigas.
Depois de meses de testes, Mark Shuttleworth confirma:
We made very good progress on a11y in Natty, but will miss the goal of perfect a11y. We’ll nail it in Oneiric. That’s OK, because we have the Classic desktop fallback in Natty, but will not in Oneiric.
Mark
Ou seja, depois de muito progresso e testes, o gerenciador de janelas Unity não será o padrão no Ubuntu 11.04, voltando ao Gnome 2.
Por mim, tudo bem. É mais uma prova que a Canonical escuta a voz do povo e sabe que o Unity precisa de mais tempo de aprimoramentos. Toca a vida.
fonte:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTMwMg
http://www.tiagohillebrandt.eti.br/blog/2011/04/ubuntu-11-04-podera-vir-com-o-ambiente-classico-por-padrao/
Update:
Pensando melhor e analisando a frase acima do Mark, e depois de um contato com um amigo muito influente, me equivoquei e ainda dá tempo para redimir-me.
O que foi explicitado acima é que o Unity no 11.04 não está tão perfeito o quanto a Canonical quer e que será no 11.10. E que no 11.04 existe a opção de usar o Gnome 2, opção essa que não exisitirá no 11.10.
“Se existirá ou não gnome 2 ou outras coisas no 11.10, será decidido no próximo UDS-O que acontece em maio, em Budapeste ;)” – dica do meu informante.
Na minha opinião não vejo prolema do Unity ser o padrão do 11.04, mas se bem que não está completamente pronto para uso, e digo isso tanto do 3D como do 2D, mas aos poucos mesmo que não há ponto dessa versão o Unity vai se tornar amado por todos os utilizadores do Ubuntu. Inclusive já testei ambas e as diferenças que haviam entre as duas opções da interface estão cada vez menores.
Só não entendi o porque do Gnome 2.
Não deveriam ter descontinuado a versão netbook remix, poderiam esperar mais um ciclo, mas a ânsia de apresentar algo novo antes do GNOME 3 foi maior. Se bem que, GNOME 3 parece sistema de aparelho celular, não gostei.
Se não gostou do Shell, no Gnome 3 tem a opção para deixar ele com os painéis como o Gnome 2.
O que?
As 45 Minutos do 2° tempo eles decidem isso!?
Para o nosso bem?Eu creio nisso!
Más ainda prefiro que seja inovador pq não o GNOME3
Com toda certeza a canonical fez grandes progressos com o Unity nesses ultimos 6 meses, mas realmente fiquei surpreso com a notícia. Com relação ao Gnome 3, pessoalmente não gostei mesmo sendo aberto a inovações, prefiro o Unity que é muito mais simplista.
O Gnome 3 é o quê? Para abrir um programa necessitei de 5 cliques. Fico agoniado não podendo minimizar as minhas janelas.
A História nos mostra que os grandes Impérios se afundam cometendo os mesmos erros. Devemos lembrar que a ansiedade por apresentar algo novo levou a Microsoft ao fiasco do Windows Vista. Seria até mais inteligente manter o Gnome2, já que o Uninty ainda deixa a desejar. A opção de escolher entre as interfaces Unity e Gnome2 é igualmente genial, pois o impacto da transição ficaria mais ameno, além de ser perfeito à política do Ubuntu que prega liberdade. Minha experiência com Unity, por exemplo, não foi das melhores, mas acredito que seja perfeito para telas touchscreen e celulares.
Não gostei muito do Unity: com a versão de netbook, sinto-me como se não estivesse no controle da máquina e a localização de documentos e aplicativos ficou, segundo o que penso, pior. Além disso, a ideia de uma possível descontinuação do Gnome 2 como interface alternativa me assusta um pouco. Entretanto, sei que a Canonical fará significativos progressos com seu novo brinquedinho e desejo toda a sorte nessa nova fase. O Ubuntu merece!
Sobre de padrão ou não tenho uma experiencia.
Fiz o upgrade para a versão beta do Natty e na na hora do login temos a opção de entra com o visual do Unity, com o visual do Ubuntu clássico (Gnome 2) e com o visual do Gnome sem efeitos.