Remastersys: Crie seu próprio Live-CD do Ubuntu 12.04


Muitas pessoas tem interesse em criar uma distribuição personalizada de seu sistema com os aplicativos instalados, para que não tenha que configurar tudo na máquina da pessoa que receberá o Live-CD, a fim de distribuir para seus amigos e conhecidos, ou até mesmo demonstrar para clientes em potenciais, porém se sentem intimidados pela complexidade do processo de remasterizar uma distribuição, processo nem tão complexo, mas que requer um pouco de estudo e planejamento.

Mas há um forma simplificada de fazer isso, utilizando uma ferramenta chamada Remastersys, com ela somos capazes criar uma imagem do nosso sistema e criar um Live-CD com as aplicações que temos instaladas em nossa máquina.

O projeto Remastersys esteve parado por muito tempo, mas com o lançamento do Ubuntu 12.04 o projeto voltou a andar novamente. Pra nossa alegria!

Instalando

Baixe aqui o remastersys http://www.remastersys.com/downloads/remastersys_3.0.2-1_all.deb e instale-o (duplo-clique).

Esse pacote não tem interface gráfica, e nem precisa é muito simples o processo de remasterização com o remastersys.

Remasterizando

Eu gosto de limpar o sistema antes de começar o processo, assim sua imagem .iso ficará limpa e menor.

Abra o terminal ( Control + Alt + T) e digite os seguintes comandos:

Limpa o cache do apt-get

sudo apt-get clean

Remove pacotes desnecessários

sudo apt-get autoremove -y

Cria sua imagem iso

sudo remastersys dist

Após terminar o processo, os arquivos serão criados dentro de um diretório chamado /remastersys, que foi criado dentro da sua pasta /home

Remastersys

Pegue o arquivo customdist.iso e grave em um CD/DVD ele é nossos Live-CD.

Antes de sair gravando a imagem é sempre bom testar, para ver se está tudo nos conformes, para isso basta carregar a imagem em uma máquina virtual de sua preferência, ao rodar o iso teremos essa tela de início:

Sinal de que tudo correu bem, pressione enter e espere carregar o sistema, você verá que está tudo aí.

Bem, espero que esse artigo tenha sido útil de alguma forma, e para quem não tinha costume de fazer backups de suas instalações está aí uma boa pedida.

Até a próxima.

Sigam @linux_dicas

Fontes:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Remastersys-Crie-seu-proprio-LiveCD-do-Ubuntu-Linux
http://www.remastersys.com/downloads/

23 comentários em “Remastersys: Crie seu próprio Live-CD do Ubuntu 12.04”

    1. Update:

      Opa, já testei! Ele salvou meus programas (mesmo os que eu perdi na atualização do Ubuntu 11.10 para 12.04). Mas ele não salvou absolutamente nada da minha pasta HOME (incluindo o .vimrc, configurações do Unison… enfim).

      Li no site do Remastersys que até era possível salvar dados pessoais (não sei como), mas a imagem .iso era limitada a 4GB – ou seja, na real não era possível fazer backup completíssimo.

      De qualquer forma gostei muito do programa!

    2. O Tutorial mostrou como criar um Live-Cd do Ubuntu com os programas que estão instalados do PC, com o comando (sudo remastersys dist), tambem é possivel criar um live-cd com todos os programas e dados que está na pasta /home, como esse comando (sudo remastersys backup).

  1. Fiz tudo certinho como mandou o post, mas na hora de usar a minha conexão wi-fi ele pediu senha para habilitar. Qual é a senha nesses casos? A do meu sistema não é, eu já tentei…

  2. Ta e como que grava a .iso pra poder dar boot depois? Pq se eu uso o maldito criador de discos de inicialização ele não encontra o dvd virgem que eu coloquei apesar de ter o icone do dvd na area de trabalho

  3. Henrique
    Certa vez tive o mesmo problema com a iso criada, ou melhor só criava pastas, então descobri que ao fazer os comandos no terminal , eu deveria usar o remastersys como root!! aí apareceu a iso certinha.

  4. só pra constar, eu ja havia testado o remastersys no ubuntu 12.04 e kubuntu 12.04, e nos dois tive o mesmo problema de não conseguir usar o instalador, ele não funciona nem no inicio do boot do dvd nem quando roda o sistema em live, os dois sistemas são 64bit

  5. Para quem ainda quer tentar.
    adicione os repositórios:
    se for o precise:
    deb http://www.remastersys.com/ubuntu precise main
    se for o quantal:
    deb http://www.remastersys.com/ubuntu quantal main
    Após feito adicione a chave com esse comando:

    sudo su
    wget -O – http://www.remastersys.com/ubuntu/remastersys.gpg.key | apt-key add –

    após feito instale normalmente usando o comando:
    #apt-get install remastersys

    após segue o passo-a-passo a cima
    :]

  6. Olá, pessoal. Já uso o remastersys, há algum tempo. Desde a versão 10.04 Ubuntu. Porém, com o pacote remastersys versão 3.03 de 64 bits que encontrei num forum, comecei a ter problema com a senha root. Quando crio na versão 12.04, o live_cd, a senha root é solicitada, mas desconheço a qual seja. O que me dizem? Nunca tive este probleminha na live, usando o remastersys. Desde já, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *