Muitas pessoas tem interesse em criar uma distribuição personalizada de seu sistema com os aplicativos instalados, para que não tenha que configurar tudo na máquina da pessoa que receberá o Live-CD, a fim de distribuir para seus amigos e conhecidos, ou até mesmo demonstrar para clientes em potenciais, porém se sentem intimidados pela complexidade do processo de remasterizar uma distribuição, processo nem tão complexo, mas que requer um pouco de estudo e planejamento.
Mas há um forma simplificada de fazer isso, utilizando uma ferramenta chamada Remastersys, com ela somos capazes criar uma imagem do nosso sistema e criar um Live-CD com as aplicações que temos instaladas em nossa máquina.
O projeto Remastersys esteve parado por muito tempo, mas com o lançamento do Ubuntu 12.04 o projeto voltou a andar novamente. Pra nossa alegria!
Instalando
Baixe aqui o remastersys http://www.remastersys.com/downloads/remastersys_3.0.2-1_all.deb e instale-o (duplo-clique).
Esse pacote não tem interface gráfica, e nem precisa é muito simples o processo de remasterização com o remastersys.
Remasterizando
Eu gosto de limpar o sistema antes de começar o processo, assim sua imagem .iso ficará limpa e menor.
Abra o terminal ( Control + Alt + T) e digite os seguintes comandos:
Limpa o cache do apt-get
sudo apt-get clean
Remove pacotes desnecessários
sudo apt-get autoremove -y
Cria sua imagem iso
sudo remastersys dist
Após terminar o processo, os arquivos serão criados dentro de um diretório chamado /remastersys, que foi criado dentro da sua pasta /home
Pegue o arquivo customdist.iso e grave em um CD/DVD ele é nossos Live-CD.
Antes de sair gravando a imagem é sempre bom testar, para ver se está tudo nos conformes, para isso basta carregar a imagem em uma máquina virtual de sua preferência, ao rodar o iso teremos essa tela de início:
Sinal de que tudo correu bem, pressione enter e espere carregar o sistema, você verá que está tudo aí.
Bem, espero que esse artigo tenha sido útil de alguma forma, e para quem não tinha costume de fazer backups de suas instalações está aí uma boa pedida.
Até a próxima.
Sigam @linux_dicas
Fontes:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Remastersys-Crie-seu-proprio-LiveCD-do-Ubuntu-Linux
http://www.remastersys.com/downloads/
Esse programa muito me interessa!
Vou testá-lo como opção de backup para o meu sistema!
Update:
Opa, já testei! Ele salvou meus programas (mesmo os que eu perdi na atualização do Ubuntu 11.10 para 12.04). Mas ele não salvou absolutamente nada da minha pasta HOME (incluindo o .vimrc, configurações do Unison… enfim).
Li no site do Remastersys que até era possível salvar dados pessoais (não sei como), mas a imagem .iso era limitada a 4GB – ou seja, na real não era possível fazer backup completíssimo.
De qualquer forma gostei muito do programa!
O Tutorial mostrou como criar um Live-Cd do Ubuntu com os programas que estão instalados do PC, com o comando (sudo remastersys dist), tambem é possivel criar um live-cd com todos os programas e dados que está na pasta /home, como esse comando (sudo remastersys backup).
Fiz tudo certinho como mandou o post, mas na hora de usar a minha conexão wi-fi ele pediu senha para habilitar. Qual é a senha nesses casos? A do meu sistema não é, eu já tentei…
Essa senha está pedindo quando vc vai instalar o Ubuntu com a .iso que o remastersys criou? Se sim, esse senha certamente é da rede sem fio.
Ótima dica… Obrigado!
Ele gravará junto minha pasta /home, nome de usuario, senha … ????
Para fazer isso, use o comando
sudo remastersys backup
.Excelente dica! A cada dia que passa, fico mais maravilhado com esse universo do Linux. =D
Ta e como que grava a .iso pra poder dar boot depois? Pq se eu uso o maldito criador de discos de inicialização ele não encontra o dvd virgem que eu coloquei apesar de ter o icone do dvd na area de trabalho
Henrique
Certa vez tive o mesmo problema com a iso criada, ou melhor só criava pastas, então descobri que ao fazer os comandos no terminal , eu deveria usar o remastersys como root!! aí apareceu a iso certinha.
qual a diferença do remastersys para o apt-oncd???
Olá,
Excelente artigo. Mas para usar o modo gráfico, basta instalar o .deb que está no link que foi colocado acima.
O arquivo é este: remastersys-gui_3.0.2-1_i386.deb (32bits)
Falow.
gostei do tutorial, objectivo atingido com sucesso. muito fácil.
só pra constar, eu ja havia testado o remastersys no ubuntu 12.04 e kubuntu 12.04, e nos dois tive o mesmo problema de não conseguir usar o instalador, ele não funciona nem no inicio do boot do dvd nem quando roda o sistema em live, os dois sistemas são 64bit
Tentei instalar mas diz que página não encontrada
Bem fiz tudo certinho. gravou beleza , mas quando eu coloquei o CD ele abri mais não dá o boot.. como faço para instalar ??
Para quem ainda quer tentar.
adicione os repositórios:
se for o precise:
deb http://www.remastersys.com/ubuntu precise main
se for o quantal:
deb http://www.remastersys.com/ubuntu quantal main
Após feito adicione a chave com esse comando:
sudo su
wget -O – http://www.remastersys.com/ubuntu/remastersys.gpg.key | apt-key add –
após feito instale normalmente usando o comando:
#apt-get install remastersys
após segue o passo-a-passo a cima
:]
Tem como instalar a imagem, sem usa apensa como live-CD?
Olá, pessoal. Já uso o remastersys, há algum tempo. Desde a versão 10.04 Ubuntu. Porém, com o pacote remastersys versão 3.03 de 64 bits que encontrei num forum, comecei a ter problema com a senha root. Quando crio na versão 12.04, o live_cd, a senha root é solicitada, mas desconheço a qual seja. O que me dizem? Nunca tive este probleminha na live, usando o remastersys. Desde já, obrigado.
o atalho para baixar o remastersys, não esta disponível. Tem outro lugar onde baixar??!! Obrigado.
Peguei esse e funcionou
http://www.remastersys.com/downloads/remastersys_3.0.3-1_all.deb
Cara eu já usei o remastersys e funcionou muito bem, mas tive um pouco de dificuldade de localizar o instalador dele, caso seja esse também o seu problema, segue o link: http://www.4shared.com/file/3-zD3nLX/remastersys_303-1_all.html