Telescópio SOAR da USP utiliza o Ubuntu

soar_outside

Só uma curiosidade: a Estação de Observação Remota (http://www.iag.usp.br/astronomia/estacao-de-observacao-remota-do-soar) do telescópio SOAR (http://pt.wikipedia.org/wiki/SOAR), localizada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias (IAG) da USP, utiliza Ubuntu em suas máquinas!

Os computadores fazem parte do Laboratório de Astroinformática, que possui um dos supercomputadores do Brasil, o 5° mais rápido (http://www5.usp.br/7749/iag-adquire-supercomputador-e-inaugura-laboratorio-de-astroinformatica/).

Daqui do Brasil, astrônomos podem mexer no telescópio que fica lá no Chile, remotamente. É um dos maiores telescópios do mundo e o com maior participação brasileira.

dica da Mariana J. Souza, por e-mail

2 comentários em “Telescópio SOAR da USP utiliza o Ubuntu”

  1. Só a título de curiosidade, aqui no IAG quase todo mundo usa Ubuntu, pelo menos entre os pós graduandos.. Um ou outro fresco mais abastado usa mac…

  2. Excelente matéria… e é muito legal saber que o Ubuntu vem ganhando espaço cada vez mais e de forma madura. Ao menos em um dos laboratórios do departamento de Física da UFC os computadores usam o Ubuntu e eu nunca ouvi ninguém reclamar que “deveria é usar o Windows mesmo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *