O Linux é um sistema que deixa e permite você personalizá-lo a vontade. Isso é ótimo, mas devemos ter cuidado com a liberdade. Pense assim: você dá um carro para seu filho de 7 anos, o que pode acontecer? Um acidente! Pois foi isso que me aconteceu ontem.
Por algum motivo – acho que o mais provável foi por conta de updates não oficiais, que EU permitia – de uma hora para outra, o sistema exibia duas linguas nos menus. Era uma mistura de inglês/português-br que me deixou “cabreiro”. Tentei tirar um suporte, rebootar e nada mudava. Aí eu apelei.
Copiei meu HOME para a partição do Windows (eu sabia que ele me serviria para algo) e mandei um sistema novinho do Ubuntu 8.10 de novo. Foi uma atitude agressiva ou desnecessária? Pode ser, mas eu aproveitei para com o sistema virgem poder fazer tudo de outra forma. E isso foi bom.
Com o sistema zerado, eu usei o Ubuntu Perfeito, do Hamacker. Com ele eu pude baixar muitas coisas de uma só vez, a maior parte, senão toda eram os arquivos multmídias e os codecs. Esse script é um facilitador. Tem coisas que não instalo, tipo Adobe Reader. Vale muito o teste para todos.
Também tive que usar o script que arruma o launchpad. Sem isso, erros de localização e de chaves insistiam em surgir. Resolvido.
Aí, mais um item que eu aprovei: sumi com a janela de solicitação de senha (seahorse) da minha rede Wireless. Para quem usa uma rede privada wireless, ao acessar o sistema solicita uma senha para destravar o acesso TODA a vez que precisamos, ou seja; sempre. Isso é um saco.
Existe um meio que resolve isso, e essa dica foi dada na lista de discussão do Ubuntu-BR pelo colega Fabiano Fonseca, do site www.linuxacessivel.org. E para resolver isso de vez:
Estando com o Seahorse, aberto vá em Editar > Preferências e selecione o chaveiro padrão, no meu caso, ele chama-se ‘login’. Depois clique no botão [alterar frase secreta de desbloqueamento]. Então ajuste sua
senha para branco (deixe limpo o campo). Dê OK e pronto. Toda vez que o sistema procurar por sua rede ele não perguntará mais nada sobre senha. E a segurança? Fique calmo, pois se alguém invadir sua rede terá ainda que descobrir a senha da rede wireless. Bem difícil isso… ainda bem que é linux.
E os programas/plugins essenciais para mim? Vamos a minha lista:
- VLC
- Audacious
- Cheese
- AdblockPlus
- Foxmarks
- Google Gadgets
- Compiz Fusion Icon
- DeveDe
- Avidemux
- OGMrip
- Soundconverter
- VirtualBOX OSE
- FileZilla
- StartupManager
- Ubuntu Tweak
Por enquanto é isso, mas aos poucos vou deixando o sistema de volta como era… sem o problema inicial deste post é claro! heheh
UPDATE:
E num é que o raios do sistema voltou a ficar zuado do nada? Tá complicado isso viu.