O leitor John McBride de Oliveira Obama, de Springfield- EUA, manda a pergunta: “Como posso matar uma aplicação que deu pau no Linux?”
Querido leitor, é muito difícil acontecer de uma aplicação dar pau no linux, mas não é raro nem impossível. E na maioria das vezes isso acontece mais por conta do Compiz que não se dá bem com a placa de vídeo.
Mas sempre existe um mail (meio, hehe) de acabar com uma aplicação que não responde nada. Para isso abra o terminal (aplicações > acessórios > terminal) e digite;
xkill
Dá ENTER e aí um ponteiro bem sugestivo mudará seu cursor e basta clicar em cima da janela crashada. Simples.
Mais uma dica que sempre poderemos usar! Até mais.
Boa Maudy :]
Só complementando: O Xkill, algumas vezes, mata somente o Front End Gráfico do aplicativo (Ele mata só a interface gráfica do programa) mas o aplicativo em sí (Seu Back End [programa base]) fica rodando em pano de fundo, parado ou continua com defeito [erro, congestionamento etc], nesse caso, impedindo de abrir o aplicativo novamente. É recomendado abrir o Monitor do Sistema e matar o Back End do aplicativo listado na aba Processos. Ou pelo Terminal com o comando “killall nome_do_aplicativo_aqui”.
eu faço isso as vezes realmente por causa do compiz, mas o que pega mais é a janela de config do emerald. eu usava alt+F2 e xkill, mas como eu sou preguiçoso pacas, tem um jeito mais facil colocando um ícone pra matar a aplicação direto na barra superior, só é procurar naquelas aplicações disponiveis que você acha. prático e preguiçoso rsrs
OU…
ao invés de você utilizar o terminal para fechar tal programa com comportamento inesperado, você pode instalar um applet que vem no painel do GNOME por padrão (ubuntu 8.04+) que força o encerramento de programas chamado ‘fechar forçado’. em dois cliques, um no fechar forçado e outro na janela da aplicação, o Ubuntu tenta matar o(s) processo(s) do aplicativo associado à janela. Simples nea?