Taí uma coisa que nunca pensei em fazer, porque nunca tive essa curiosidade. Aliás, nunca usei esse Direct Mediad da Dell, que vem nos notebooks de modelo Inspiron 1525, que são vendidos aqui no Brasil.
Para falar a verdade, eu formatei o HD para tirar a partição de Direct Media que usava algo como 5gb de espaço. Mas o leitor Michel Almeida me contou que arrumou um jeito de bootar o sistema Linux apertando o “botão da casinha”.
Eu não testei e nem vou, mas fica os links e um vídeo de um cara que conseguiu usando o Ubuntu, com tema de MacOS Leopard. O que vocês acham disso?
Eu nunca gostei daquela “casinha”. Na verdade eu nem via utilidade naquilo :).
Parabéns pelo blog e eu também não tento isso no meu laptop não =]
É… os mais corajosos que tentem e me avise depois como fez. Eu não indico isso para os mais fracos de mente (eu no caso, hehehe)
Nem é fraqueza de mente =). Já fiz coisa no meu pc que até D’us duvida. MAS meu laptop é diferente (e mais caro também) para que eu faça uma armação dessas. Estou fora. Vou ficar só esperando para ver se algum louco vai fazer. =]
Paz e luz a todos.
Não tem porque ter medo :D
É bem simples o processo, o cd do Media Direct acompanha o 1525 já possui tudo quer precisamos ( no caso o rmbr.exe contido no DellKit ).
Faça lá sua instalação normalmente para dual boot apenas lembre-se de não deixar o GRUB na MBR e sim na partição Linux.
Depois disso de o boot pelo Windows insira o cd do Media Direct pelo cmd abra o diretório DellKit digite o comando rmbr.exe Dell 1 4 ( esse 1 representa a partição do Windows e o 4 a do Ubuntu, então isso pode variar no meu caso usei rmbr.exe Dell 2 4 já que tenho a primeira partição com os testes da Dell).
Agora o botão do Media Direct quando pressionado vai mostrar o GRUB, com suas opções se desejar podem fazer ainda um ajuste nele editando o arquivo boot/grub/menu.lst mude o timeout para 0 e descomente a opção hidemenu, fazendo isso o menu não é exibido e ele já da o boot por padrão no Ubuntu.
Não tem perigo, pra quem já consegue instalar com dual boot o resto é bem fácil. Pra quem não utiliza o Media Direct (que na verdade é mto bom para conservar a bateria) fica a dica.
Abraço
Michel,
Recentemente comprei o Inspiron, porém não sabia esta questão do Media Direct, pois se soubesse, nem teria comprado. Uso o UBUNTU já tem algum tempo, e gostaria de voltar usá-lo no INSPIRON. Minha pergunta é… Você testou isto? Se sua resposta for positiva, gostaria de falar com você pessoalmente, através do messenger, ou por telefone.
Fica ai meu messenger #[email protected]#, estou online sempre a noite após as 20h. Se você puder, se não for te incomodar, ficarei grato em trocar umas idéias com você.