Está no ar o blog do filme Collision. Com roteiro de João Pedro Garcia e direção de Rodrigo Lopes de Barros Oliveira, Collision é um projeto de filme aberto, o primeiro no Brasil.
Filme aberto significa o uso apenas de softwares livres (neste caso em plataforma Linux) para sua produção, e ainda que todo o material produzido (imagens capturadas, roteiro, trilha sonora, o filme em si) ficará disponível para livre exibição, modificação e utilização. Rodado em Super 16, Super 8 e HD, Collision será uma ficção científica que expõe o instante no qual dois corpos estão prestes a se chocar, no limiar entre finitude e imortalidade, num planeta vazio, numa galáxia em contração, que se funde.
O blog do filme é um pouco diferente, ele se pauta por imagens e atrás de cada imagem surge o texto. Já começou a disponibilização de alguns arquivos (como a versão em andamento do roteiro e as primeiras partes da trilha sonora). Também haverá posts sobre equipamentos, filmagens, intertextualidade, softwares livres: será possível acompanhar todas as etapas do filme.
Atualização mínima semanal. Aqui vai o endereço: www.culturaebarbarie.org/collision
Dica de Rodrigo Lopes de Barros, da lista de discussão Ubuntu-BR
Multiplique a velocidade gráfica do Ubuntu por 3! (para quem tem ati por 6 rsrs)
Saiu hoje a atualização que permite a instalação de drivers proprietários no ubuntu 9.04 (ao menos o da ati, é provável que o da nvidia já tenha sido disponibilizado a mais tempo). Para isso, é só atualizar o sistema e depois ir em sistema, administração e instalar o driver proprietário (da placa de vídeo).
Agora sim da para desfrutar 100% do novo Ubuntu!
Galera, primeiro de tudo, ótima iniciativa! Muito bom ver mais cultura livre acontecendo por aqui. Segundo, um pequeno toque: o filme em questão não é o primeiro filme aberto no Brasil… ;-)
Se liguem que só no acervo do estudiolivre.org tem um monte de filmes com seus respectivos fontes por lá. Além disso, tem o Vida Cotidiana (http://vidacotidiana.quadrochave.com) e o The Detail Library (http://detaillibrary.blogspot.com/), que já estão em curso há algum tempo.
No mais, é ótimo ver engrossar o caldo de filmes abertos brasileiros. Bons ventos para o projeto!