PORTO ALEGRE – Portal da Globo usa soluções de código livre para entregar 65 milhões de page views por dia aos seus visitantes.
Em apresentação no décimo Fórum Internacional de Software Livre, o coordenador de desenvolvimento do Globo.com, Guilherme Chapiewski, mostrou como o Apache e outras ferramentas livres ajudam no dia a dia dos principais serviços do portal.
Com uma estrutura que tem mais de 500 servidores rodando Unix, a Globo.com encontrou no software livre uma solução para trabalhar com o grande fluxo de internautas, que além de consumir notícias, exigem uma demanda crescente por vídeos.
“Em apenas um dia, durante um jogo da Seleção pela Copa das Confederações, tivemos 16 GBps de throughput no nosso portal de vídeos”, disse Chapiewski. “Esses números comprovam que o Software Livre é capaz de lidar bem com projetos grandes”, concluiu o desenvolvedor.
Chapiewski ainda citou o uso de ferramentas livres como o JBoss Web, o Jersey e o Memcached como soluções que ajudam o Globo.com a atender a superar os desafios do cotidiano.