Nova versão do Linux (e praticamente qualquer outra distribuição) faz tudo que se precisa no PC, por menos dinheiro e problemas.
Mesmo reconhecendo que a Microsoft fez um bom trabalho com o Windows 7, que o novo sistema operacional está mais leve e é mais seguro que as versões anteriores já lançadas pela empresa, o que faz, então, um grande número de usuários continuar preferindo usar o Linux (sem contar os novos adeptos) e defender a plataforma open source com unhas e dentes?
Se os motivos listados abaixo lhe soam repetitivos, é porque eles continuam a ser os principais atrativos do sistema operacional Linux que a Microsoft ainda não conseguiu vencer.
Segurança
Está provado: o Windows 7 é, realmente, o Windows mais seguro já criado pela Microsoft. Mas é melhor do que o Vista? Sim, é. Mais rápido do que o Windows XP? Hum… não muito. Ele conta com toneladas de aplicativos para ele? Sim.
Mas o Windows 7 vai continuar enfrentando a infindável batalha dos malwares e ainda carrega muito de um modelo de segurança a era pré-internet? Sim, infelizmente a resposta é sim.
É possível manter um PC com Windows seguro, a partir de hábitos seguros e munidos das ferramentas adequadas. Isto é um pouco mais fácil para aqueles usuários com mais experiência em computadores e que não se deixam enganar facilmente pelos novos truques que os criminosos virtuais vem empregando.
O problema é que nem todo mundo tem esse conhecimento e mesmo os que têm não querem passar o tempo todo atentos a esse tipo de situação, não querem ter de se preocupar se serão hackeados enquanto fazem compras na web ou ter de pensar duas vezes antes de visitar um site ou clicar em um link que chegue pelo correio eletrônico.
No Linux, felizmente, esses problemas simplesmente não existem e os usuários podem usar seus computadores sem este tipo de preocupação.
Preço
Ok. Aqui vamos nós, uma vez mais, entrar na discussão sobre preço. Temos o novíssimo Ubuntu 9.10 funcionando perfeitamente em um PC da HP com processador Intel Pentium IV de 1,4 GHz e meros 512 MB de memória RAM, equipamento comprado em 2000. Seria impensável – e impossível – rodar qualquer versão decente do Windows 7 nesse equipamento.
Mas vamos deixar a questão do hardware de lado por um momento e pensar no preço do software. A versão mais barata do Windows 7 (Home Basic Full), no Brasil custa 329 reais – não existe a opção de atualização, embora a Microsoft possa lançá-la no início do próximo ano. Em contrapartida, o preço do Ubuntu 9.10 é… zero. Basta baixá-lo, instalar e começar a usar.
Atualização mais fácil
Para atualizar o Ubuntu no PC mencionado acima, foram necessários os seguintes passos: baixar o arquivo e queimá-lo em um CD; iniciar o PC a partir deste disco e instalar o Ubuntu 9.10 nele. O tempo total para realizar isso foi inferior a uma hora.
A instalação do Windows 7 a partir do XP é um processo muito mais complexo e, em nossos testes, consumiu cerca de oito horas. Uma forma de encurtar esse processo é contar com o auxílio de alguns programas extras com o Windows Easy Transfer e o PCmover, além do disco de instalação do sistema operacional propriamente dito.
Definitivamente, esse não é um processo simples, a não ser que você goste muito de lidar com tecnologia e decida fazer isso por sua conta e risco. Se realmente quer usar o Windows 7, o melhor a fazer é comprar um PC novo já com o sistema operacional instalado.
Compatibilidade de hardware
Ainda existe uma ilusão persistente de que o Linux suporta apenas um limitado conjunto de periféricos. Este é um conceito totalmente incorreto. O Ubuntu Linux é capaz de lidar com praticamente qualquer hardware disponível no mercado. Tudo bem que existem alguns itens específicos, em particular algumas placas gráficas e chipsets, para os quais será necessário baixar um driver adicional para poder obter o melhor desempenho gráfico possível.
Mas o que isso tem a ver com a comparação entre o Windows 7 e o Ubuntu? Muito. Ainda que a Microsoft tenha feito um trabalho muito melhor no quesito suporte a hardware com o novo Windows do que vimos no Vista, ainda existem alguns falhas de suporte com relação a alguns dispositivos bem comuns.
Por exemplo, o problema de sincronização do iPhone com o Windows 7 que parece resultado de um combinação entre a versão 64 bits do novo sistema operacional e algumas placas-mãe de alto desempenho que utilizam o chipset Intel P55 Express.
Ou que tal isso: as impressoras da HP ainda não possuem drivers compatíveis com o Windows 7. As informações mais recentes da consultoria IDC dão conta de que a HP detém 54% do mercado norte-americanos de impressoras. É inacreditável
Aplicativos
O senso comum sugere que o Windows tem a vantagem de possuir o maior número de aplicativos disponíveis do que a plataforma Linux. E de fato tem, é fato.
Mas quantos desses os usuários realmente precisam e utilizam? É claro que se o que o usuário realmente precisa são recursos que só existem, digamos, no Adobe Photoshop, então ele não tem qualquer motivo de pensar em usar o Ubuntu nem qualquer outra distribuição Linux. Nesse caso, a pergunta seria: então por que não escolher rodas o Snow Leopard em um Mac? Mas esta é outra discussão.
Entretanto, com exceção de jogos, nada parece apontar em favor do sistema operacional da Microsoft. O Ubuntu (e várias outras distribuições também) vem com uma suíte de aplicativos de produtividade gratuita que faz praticamente tudo que o Office da Microsoft é capaz de fazer.
Quer um cliente de e-mail? O Outlook Express não vem mais com o Windows 7 (embora se ainda seja possível baixá-lo do site da Microsoft). Já o Ubuntu oferece o Evolution, um dos melhores utilitários de e-mail já desenvolvidos.
Precisa fazer backup do seu PC? As duas plataformas oferecem isso, mas apenas o Ubuntu proporciona um serviço online, o Ubuntu One, com 2 GB de capacidade disponível.
Caso necessite de uma ferramenta que não tenha vindo com a distribuição, basta visitar o Ubuntu Software Center, a “loja” do Ubuntu. As aspas estão aí porque tudo o que está lá é gratuito.
No caso do Windows, todo mundo conhece o caminho das pedras. Ou você compra o aplicativo que precisa (seja em uma loja física ou online) ou procura por algo que sirva no Download.com ou Tucows, por exemplo. Só não se esqueça de ter seu cartão de crédito em mão, afinal um bom software para Windows dificilmente será gratuito.
Não esperamos, mesmo, convencer fãs de carteirinha do Windows a trocar de plataforma. Nosso objetivo é acrescentar um pouco mais de lenha na discussão e colocar os usuários para pensar. Se puder, experimente o Ubuntu – e pode-se fazer isso mesmo sem mexer em nada na sua instalação Windows atual.
Um bom texto que compara o Linux (especificamente o Ubuntu 9.10) com o Windows sem qq tentativa de lavagem cerebral bem ao estilo da FSF. Gostei!
Enfim uma das maiores revistas americanas PC World/EUA pra fazer esse artigo é porque o R7 É RUIM DE + COMO S.O !!!!
não da pra entender um s.o 329 paus não vem nada nem um programa pra .rar arquivos (abrir arquivos .rar) mas vem com virus , tela azul da morte e tudo mais o que não presta.
então meus amigos usem linux seja qual for a distribuição
Uma obs que esqueci de dizer O R7 É O S.O Mais vulnerável a virus
veja o link abaixo
Naked Win 7 still vulnerable to most viruses
http://www.theregister.co.uk/2009/11/04/naked_win7_security/
é microsoft seu s.o é bommmmmmmmmmm pra cacete !!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkk
Concordo com tudo Maudy, e assevero que sou fã “sem carteirinha”(rssrrs) do Ubuntu, mas…Infelizmente no meu PC, que antes rodou as versões 8* até 9.04 sem problema algum, agora enfrenta uma série de bugs nessa nova versão…Acredito que algumas atualizações irão resolver esse problema. O que vai requerer paciência, tempo e algum conhecimento em linux… Apena me preocupa o usuário que nunca teve contato com o Ubuntu! No meu caso por exemplo os bugs aparecem desde a tela de Boot até travamentos na área de trabalho(coisa que só não acontece se eu desativo COMPLETAMENTE os efeitos visuais).
Se não gostasse tanto dessa distro, e não a aconhecesse de outrora, certamente não persistiria nela…
Vou continuar aguardando, torcendo e propagandeando! Entendo que é uma distro nova, que bugs são comuns nessa faze…O que me frustra é que nas versões anteriores ela ficava “redondinha” e agora tá meio “quadrada”…rsrsrs
De qualquer jeito acredito que a Canonical vai “lapidar” esses quisitos!
Uso o Windows 7 RC 7100 a uns 4 meses ou mais e não vi nada de vírus nele..
E gosto muito dessa versão do Windows. Usarei até o fim da licença RC que é de graça..
Também gosto muito do Ubuntu e tenho gostado cada vez mais.
Por que? Porque sou formado na área de Computação e o Linux por ser aberto me interessa para aquisição de conhecimento.
Mas ainda indico Windows pro usuário comum..
Embora acho que a evolução do Ubuntu e o Chrome OS podem mudar o cenário.
E gostaria disso
@Jonas
Eu estou passando por este problema também. Meu Ubuntu 9.04 funcionava perfeitamente, mas com o upgrade pro 9.10, só funciona sem recusos gráficos avançados (compiz). Esse é um problema bastante comum e parece que afeta mais os usuários de chipsets da Intel.
Já achei dois bugs relacionados diretamente com isso no launchpad, fora muitas threads nos fóruns por aí, espero que seja resolvido logo.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/461163
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-intel/+bug/441873
Como você mesmo disse, esses bugs podem afetar diretamente a experiência de um usuário novo com o Ubuntu, dando uma concepção errada da estabilidade e segurança do SO.
Não concordo.
Quem é usuário leigo e novo em Ubuntu, não sabe nem q existe o Compiz, que não é habilitado por padrão.
Por isso, sem frustração.
Abraaaços!
Gostei! estou tentando instalar no PC da minha namorada que tá muitooo lento com o seven.
qual melhor SO?
é aquele que vc domina e faz tudo que vc precisa!
tenho vista original em dual boot com ubuntu no meu inspiron 1525 da dell
sem radicalismos… axo o ideal… pois:
tem coisas que no windows domino muito bem
mas qdo quero segurança, email, banking… it’s ubuntu in the head!
rsrsrsrsrsrsrsrs…
si iskeci de uma coisa
kem ker istabilidadi i num ker dor di kabessa usa ubuntu lts
and dont worry e be happy
klods!
Aprende a “iscrivê” kid!
HAHA
Onde fica o suporte ao produto nessa história?
Se eu sou um usuário leigo e preciso fazer alguma coisa avançada no ubuntu, com quem eu falo? (lembrando, sou um usuário leigo, praticamente um dummie)
http://www.ubuntu.com/support
Mas, com certeza, seu problema deverá ser solucionado consultando o Google.
[]’s
Nenhuma das 5 razões me convenceu. De fato, não há como se convencer visto que as comparações são altamente tendenciosas, além de faltar informações sobre condições de execução de testes comparados. Abaixo, seguem meus motivos para usar o windows 7 e não o ubuntu:
1ª – sou usuário experiente de PC e faz mais de 5 anos usando windows sem haver um único problema, muito menos com malware. Existem várias formas de tornar automático o sistema de proteção, ainda mais com o win7.
2ª – preço não é problema para as inúmeras vantagens que o win7 oferece, como sua utilização que é muito mais simples do que o ubuntu. Por mais que o ubuntu tenha evoluído, sua interface default é mais feia que o do windows (juntamente com as outras interfaces padrões fornecidas) e quem usar qualquer distribuição linux sem saber usar um terminal, é subutilizar o sistema. As grandes potencialidades do linux são alcançadas através de linhas de comandos. Logo, vc paga para o win7 te dar toda a performance em poucos cliques de mouse.
3ª – atualizei o win7 partindo do vista enterprise e durou 20min. Não foram apresentadas no texto as condições na qual vc executou sua atualização (certamente em um PC extremamente lento, é preciso verificar os requisitos mínimos/recomendados para rodar o 7).
4ª – no windows 7 vc usa todos os drivers do seu hardware em potencia máxima sem precisar baixar absolutamente nenhum software adicional. Logo, se no linux preciso ter o trabalho de baixar driver pra poder obter desempenho máximo, o windows 7 é melhor.
5ª – obviamente que os softwares de melhor qualidade e com interfaces mais amigáveis aos usuários sempre serão mais caros. É aquela velha história, vc paga pela comodidade. Absolutamente, o pacote microsoft office está longe de ser superado por qualquer outra ferramenta de escritório. O que existem são tentativas frustradas de imitação. A facilidade de uso do office é incrível. No windows 7 vc roda a grande maioria dos softwares do mercado, tanto para trabalhos quanto para jogos. O linux é nulo para jogos. A menos que vc queira emular, o que diminui desempenho infinitamente.
Leigo no sentindo “minha mãe está usando o pc mas não está sabendo fazer determinada coisa”.
Ela não vai acessar o google pq não tem a mínima noção de como procurar.
A gente paga pelo Windows, mas tem todo um suporte por trás.
Se algo acontece no meu Windows, eu sei quem eu vou culpar. Se algo acontece no Ubuntu quem eu vou culpar e com quem vou reclamar?
@Michel,
Existem tantas formas de ajuda no Ubuntu… fóruns, blogs, sites, listas… e até mesmo o suporte pago. Basta querer solucionar o problema. Mas o lance é a preguiça.
Mais fácil chamar o “menino do suporte”, né?
@Maudy
Ao que me parece, este erro também está acontecendo se você habilitar qualquer nível de efeitos visuais, mesmo sem o compiz config (ccsm) instalado, na tela de preferências de aparência. Ou seja, qualquer efeito de “suavização” de minimizar/maximizar, wobbly windows ou muro da área de trabalho.
Se eu não me engano, na última vez que eu instalei o Ubuntu, estas opções vieram por padrão na instalação, e se o usuário tiver o azar de portar a placa incompatível, vai ver o seu sistema travar a ponto de ter que dar um hard reboot pra reiniciar.
Ahhhh o suporte é PAGO então né. Que jóia!
Eu acho que você não lê as pergunta direito. Se é eu que estou usando o S.O e acontecer alguma coisa, eu sei aonde ir, mas eu perguntei me referindo as pessoas LEIGAS: pais, avós e crianças ou qualquer pessoa sem nenhum conhecimento avançado de qualquer SO.
É por isso que o Windows sempre vai ser utilizado pois é um SO mais usual e possui total suporte.
E muitas empresas ainda vão escolher construir sua infraestrutura utilizando tecnologias microsoft, tudo por causa do suporte.
@Michel,
Você não leu o link que passei… O custo do suporte do Ubuntu (ORAS, como será que o pessoal da Canonical ganha dinheiro?? Vendendo gnomos?) é de APENAS R$ 8,09 reais por mês, em um ano de suporte! É mais barato que os R$ 329,00 do Windows 7, que presumo, vc não irá piratear.
Crianças não escolhem sistemas operacionais. Elas escolhem onde for melhor para jogar/aprender algo. Meu filho de 6 anos usa o Ubuntu da mesma forma que usa o Windows XP.
Quantas vezes você ligou pro suporte da MS em 2009? Dependendo da resposta, vou dizer que o sistema é ruim, hein? EHEHE
Quanto ao post do Arthur sobre o Windows 7 do que pude testar no RC já apareceu a tela azul e no item 4 que ele diz assim: no windows 7 vc usa todos os drivers do seu hardware em potencia máxima sem precisar baixar absolutamente nenhum software adicional. Logo, se no linux preciso ter o trabalho de baixar driver pra poder obter desempenho máximo, o windows 7 é melhor. (no meu caso no RC eu tive que baixar o driver da placa de vídeo porque estava pior que onboard com o driver padrão do 7, inclusive naquele teste que o próprio Win 7 faz.
Agora quanto aos problemas do Ubuntu, no pouco que eu testei a única coisa que deu problema foi no Tuxguitar (só não sei se o problema é do Tuxguitar ou do Ubuntu).
No meu caso, uso o Debian porque é mais leve para o meu pc e personalizando deixo ele praticamente igual o Ubuntu e acompanhando esse blog aproveito várias dicas no Debian também.
É isso aí, amiguinhos!
Não gosto dessas briguinhas besta do povo sobre SOs, liguagens de programação, religião…
Mas sou realista e sei que isso sempre vai existir mas gostaria de pedir ao Maudy q se concentra-se mais nas dicas sobre o Ubuntu do que no “Nós vamos ao encontro do mais forte” deixa a briga pro Street Fight rs
Continua postando o mundo de facilidades do Ubuntu que por sí só já bastará para mostrar como a distribuição Linux pra humanos veio pra ficar e ocupar o seu lugar na liderança :D
Boa, michel. Apoiado =).
Afinal, o que seria do mercado se só houvesse uma opção? O que seriam das pessoas se todas fizessem exatamente do mesmo jeito?
Escolha o que é melhor pra você, e se você acha que o Ubuntu não te atende por algum motivo, talvez você ainda não esteja preparado para abraçar a causa do Linux.
Maudy
Acredito que o que o Marcelo quis dizer foi o seguinte:
Quando acabamos de instalar o 9.10 no pc, ele já trava! Como já temos conhecimento do UBUNTU, ou seja, sabemos que ele vem por padrão configurado para usar EFEITOS VISUAIS NORMAIS,corremos antes que haja o ravamento e desativamos os efeitos visuais, mas o problema está justamente em utilizar efeitos visuais, seja em qualquer NÍVEL! Logo, assim como ocorreu comigo, e creio que com o Marcelo também, foi que, logo após o boot(quando se entra na área de trabalho) o PC trava COMPLETAMENTE, ou seja A TELA CONGELA! Entendeu??? Logicamente um usuário inexperiente ia se irritar, ou se decepcionar!!!
Olá, Danilo Sanchez,
Eu fiz parte dos usuários que testaram o win7RC e constatei a presença de vários bugs sim (incrível q pareça o msn tava bugado no RC). Atualmente, utilizo a versão Windows 7 Professional que até agora não me deu nenhum bug. Os bugs do win7RC foram corrigidos antes do lançamento da versão oficial. Recomendo a você testar o software original lançado pela Microsoft.
Quanto ao driver da placa de video, na versão win7RC também tive q baixar o driver no site do fabricante de minha placa. Mas não na versão Windows 7 professional.
De fato, uso um notebook, que na maioria das vezes possui um conjunto de drivers fornecido pelo fabricante do notebook sem ter nada a ver com o sistema operacional. Ao mudar de SO, vc corre o risco de precisar de drivers para seu notebook, visto que notebooks possuem este tipo de problema.
Em um PC desktop, ao comprar a placa de video, já vem junto o cd de instalação que é obrigatório instalar.
abs
Tem algum lugar onde eu possa encontrar empresas que vendam suporte para ubuntu? Suporte para usuario final, nao comercial.
No site da Canonical tem varias empresas brasileiras listadas mas acho que todas so oferecem suporte a pequenas e grandes empresas.
Rapaz eu estou usando o Ubuntu no momento (agora), mas sou usuário contente do Windows.
Gosto de experimentar coisas diferente e uma delas agora foi o Ubuntu 9.10, mas a dificuldade para se fazer certas coisas no Linux ainda é monstruosa, ou seja, para se instalar um software que não faz parte do repositório é um verdadeiro sacrificio.
Estou tentando instalar o TrueCrypt no Ubunto e é uma verdadeira receita, é verificar os pacotes pendentes, e um monte de blá blá blá… resultado até agora não consegui.
No Windows faço isso em absolutos 3 cliques no mouse (clicar no link, executar o arquivo, extrair a instalação) e pronto esta funcionando sem precisar de nenhuma depedência ou algo do gênero.
Também adoro o Ubuntu, mas…
Por várias vezes tentei instalar o Ubuntu 9, primeiro a versão 9.04 e agora a 9.10. Meu PC funcionava perfeitamente com o 8.04 com dual boot com o Windows XP. Mas agora, não importa o quanto eu formato o HD (um para cada sistema), o Ubuntu instala, mas não aparece no boot. É como se não existisse. Já fiz recuperação de Grub e tudo. Nada acontece, só inicia o Windows. Nunca tive esse problema com o Ubuntu, que uso desde a versão 6.
Olá
Fiz uma comparação de boot entre o Ubuntu 9.10 e o Windows 7 num netbook da Asus, só por curiosidade, coisa bem simples, se puder dê uma olhada.
http://www.viverdigital.com.br/2009/11/07/ubuntu-9-10-x-windows-7/
[]´s
Renato Castilho
O ubuntu e o melhor sistema operacional que se existe na atualidade.
Eu nao gostava de linux, pelos fatores basicos, hardware, driver,coisa assim… porém testei 9.10… e digo com todas as palavras nao ha melhor…outra… office?
Essa e desculpa…nada que meu Vine nao resolva
parabens pelo comentario
sempre quis usar o linux e abandonar de ves o win,o linux que veio no meu not foi o fenix extreme e meu modem 3g não funciona nele,fora que tem que comprar licença e diz que é livre,eu tenho o ubuntu 8.10,9.4,curumim ,big linux.fedora .suzi,kduxp,so consegui instalar curumim,e biglinux 4.2.vou tentar o ubuntu 9.10 qualquer ajuda para instalação é bem vinda.meu not e intelbras i21.todos esses sistemas ja instalei em desktop e deu tudo certo .so estou mesmo com problemas no not .obrigado.a materia esta otima.
Sou usuário do Ubuntu há cinco anos e não utilizo nem dependo do Windows para nada. o Ubuntu é um excelente sistema operacional e esta nova versão (9.10) apresenta melhorias interessantes. É o sistema operacional mais indicado para os iniciantes, pois possui interface amigável e muito fácil de utilizar com uma grande quantide de softwares de boa qualidade.
Olá amigo,
O Ubuntu é um sistema moderníssimo mesmo. Há algum tempo estou preferindo ele do que o Microsoft Windows.
Na empresa onde trabalho, as estações contam com Ubuntu 8.10 e um Server 64bits. Formidável a agilidade de trabalho e recursos. Ainda temos o Windows instalado em uma máquina virtual, devido a alguns softwares que utilizamos necessitar de Windows. Mas digo que boa parte de aplicativos específicos de Windows já se encontram disponíveis no Ubuntu (Baixando pelo Synaptic). Tudo simples e rápido.
Não preciso nem mencionar que estou seguro com transações bancárias no Ubuntu.
Abraços.
Excelente texto!
Mostra as qualidades do novo ubuntu sem ser agressivo ou invasivo.
Pelos motivos citados acima eu resolvi migrar de vez para o ubuntu 9.10. Tinha o 9.04 so para tentar aprender, agora to migrando de vez.
Ainda mais que logo logo acaba o suporte ao XP, então bye bye windows :P
So fico triste de não conseguir rodar todos os jogos que queria no linux, mas acho que é questão de tempo, mas meu warcraft 3 já ta rodando show de bola. Dotinha =]
Abraço.
eu comprei um Windows 7 Home premium.mais depois que meu Cd do ubuntu 9.10 chegou.Eu instalei e esqueci do Windows.rsrs
Comecei no Ubuntu, passei para o Kubuntu, vou ficar com KDE e estou indo para o Sabayon… depois que comecei a usar Linux enfrentei problemas e tive que ir buscar a resposta, isso me engrandeceu… acho isso muito bom no Linux, as possibilidades de crescimento pessoal são maiores, pelo menos foram para mim.
Obs.: Baixou o Ubuntu em menos de uma hora? Divide essa Internet comigo? k⁹
Támbém sou fã do linux,
dessa ultima vez resolvi instalar em meu note, c da maneira que quiz,
fiz uma baita propaganda aos meus amigos, mas hj ao reiniciar de uma atualização veio a decepção, o ubuntu não inicaliza mais, já tentei várias formula secretas da net, mas nd funcionou…
Gosto muito do linux, mas os desenvolvedores fizeram uma enorme besteira em colocar essa versão beta do grub…, estou frustado…
Lamento que ainda em 2010 as distros Linux ainda careçam de tanta coisa para tornarem-se opção como alternativa ao Windows.Como alguém disse acima : “Continuo recomendando Linux para usuário comum”.
Não há como não fazer isso a não ser que você esclareça a pessoa de que poderá ter problemas e que nem sempre o Google irá responder. Mas mesmo que o Google responda , no mínimo o tempo de procura para uma solução se comparado a solucionar qualquer problema de qq versão de Windows é muito maior . Digamos assim : A base da dados para Windows (qualquer versão) ultrapassa a do Linux enormemente,. Quanto a indiscutível facilidade para se solucionar problemas de Hardware X SO : No WIn, Precisa de um drive para seu hardware ? Procura-se , baixa-se , clica-se ,instala-se e pronto. O mesmo processo não acontece com Linux. Isso e muito mais eu esclareço a quem me pede opinião sobre que SO usar ou instalar. Uma pena. Eu gosto mesmo do Linux , mas há muito a ser feito.
E não falo por ouvir dizer : Falo por experiências com o Linux. Além do mais eu não trabalho na área e nem é o que eu gosto de fazer. Se eu indicar Linux a um amigo , certamente serei lembrado se ele tiver problemas por algum motivo ou outro. E no linux, se o som pára de funcionar por algum motivo (uma atualização, etc.) já prepara um café, muitos cigarros e paciência até encontrar a solução pois nem sempre funcionam só com as dicas dos tantos entusiastas do Linux que sempre estão prontos a ajudar. Enfim… Linux é ótimo, mas não recomendo a ninguém.
complemento :
Linux é recomendável para quem atua na área de informática, TI, etc.
Linux é recomendável para servidores, empresas públicas , privadas.
Como não atuo na área não há como recomendar Linux.
Errata : A frase dita foi “Continuo recomendando Windows para usuário comum”.
Pra mim o Linux Ubuntu funciona muito, e bem. não trava , não diz que meus sistema é pirata ….posso ficar com mais de 3 janelas abertas sem problemas, pra se trocar um papel de parede é mais rapido que um abrir e fechar de olhos….eu jamais volto a usar o windows!!! da dor de cabeça demais ….
eu não tive problemas pra instalar o meu Ubuntu, ele reconheceu todos os meus drives , e olha que antes eu usei o Cd, e pelo cd ele já reconheceu td!
Basta ver videos no you tube da diferença entre os 2 sistemas!! é gritante !!!!!!
E outra coisa : Virus :???? o que é isso ?? não tenho esse tipo de problema no Linux !!! Não tenho que ficar me preocupando , afinal os virus foram criados pra Windows!!!!,e grande parte deles não .EXE, justamente pq no windows, td q vc baixa é .EXE (executável), e vc vai clicando , next, next , e finish e, quem não sabe o minimo de ingles se lasca pq não sabe o quanto de besteiras esta instanlado no pc ,além de vc esta instalando o que vc quer instala tb outras coisas, por contra propria no proprio programa….. quando vc olha lá no iniciar tem um bando de coisas que vc nem sabia , e esta lá instalado e vc nem sbe de onde veio , e quando vc vai excluir ou desistalar , ele te aparece uma tela , dizendo se vc exluir o arquivo tal , seu sistema vai “explodir” , muitos ficam com medo , e acabam deixando a porqueira lá , e de repente quando vc entra na internet , aparece um monte de tela pra vc de propaganda q vc nem sequer sabe o q é …é justamente por causa dakele programa tal q vc instalou e veio com essas baboseiras ………………..aff me poupe microsoft , vc ta perdendo e feio e não só pra linux, mas tem a apple , e google , afinal não temos que ficar presos a um sistema que deixa vc leigo , cego a td , !
ADOREI O TEXTO ESTA LINDO ! E PODERIA ATÉ COMPARAR O windows COM OUTRO SISTEMA SEM SER LINUX , QUE TENHO CERTEZA OUTRO SISTEMA GANHARIA DE LAVADA!!!!!!!!
E ELES AINDA TENTAM COPIAR A APPLE … NO YOU TUBE A VERGONHA QUE UM CARA PASSOU QUANDO FOI APRESENTAR O WINDOWS 7 NA TV JAPONESA , O SISTEMA SIMPLESMENTE TRAVA, ELE REINICIA , CLARO, E O SISTEMA TRAVA NOVAMENTE , OBVIO, ATÉ QUE ELE DESISTE !!! VERGONHOSO !!!!! DA ATÉ DÓ DELE ! INFELIZMENTE TIRARAM O VIDEO DO AR , EU IA BOTAR O LINK PRA VCS ASSISTIREM !!!
TODOS TEMOS O DIREITO DE ESCOLHER O SISTEMA QUE MELHOR NOS CABE !
ABRAÇOS ….
Me livrei de ser zumbi da microsoft, graças a Deus !!!!
Muito bom, o problema é os usuários preferem sempre o mais facil, não estão interessados em vantagens reias. Infelizmente o mercado da pirataria ajuda muito isso. Se a Microsoft não desse totalmente a costa pra isso, com certeza mudaria muito, ninguem iria gastar acima de 330,00 so por um sistema operacional.
amigos, trabalho na área, e digo, se o problema é driver, tanto faz ser linux ou ms—quem tinha scanner paralelo na época do 98, e teve que jogar fora porque instalou o xp sabe o que estou falando….e driver de modem pci, se vc precisar, costuma ser uma guerra, e tem coisa que não adianta procurar que não existe….agora no linux, vc tem um mundo de soluções, e se não conseguir, acho que você consegue criar seu próprio driver, vc procura e acha, e depois pode deixar seu filho de 5 anos fuçar nele, porque o sistema é quase indestrutível….pode confiar, funciona bem, é só vc ter paciência no inicio, depois é usar até seu pc acabar.
Eu juro que tentei gostar do linux.
Baixei trocentras distros e tenho um monte de CD live. Aí me perguntei: pra que usar o linux, se o velho e bom windows é mais fácil de fuçar e se algum virus fu*** a máquina, eu simplesmente formato tudo do zero sem culpa. Acho que o Linux foi feito exatamente para o terceiro mundo, em especial para a África, onde os recursos são escassos e os computadores são do tempo do Dom Pedro I. O Linux é muito bom talvez para servidores, mas para desktop, o Windows ganha com certeza.
Eu sou totalmente novato em linux.Instalei ele na minha máquina hoje.estou usando a versão Lucid Lynx 10.04 final.A única reclamação que eu tenho a fazer do Ubuntu é que os efeitos visuais dele não estão bons.Ele já travou umas 4 vezes (mesmo com os efeitos visuais no mínimo) que eu tive que reiniciar pelo botão do PC.A tela de login está horrível cheia de bugs.Eu não quero exigir muito de um software gratuito, mais é como muitas pessoas aqui falaram, quem não entende de computação e sistemas operacionais fica com uma má impressão do sistema por causa destes travamentos que são contrangedores.Eu não tenho esses travamentos no Windows 7.Bom todos os dois sistemas tem seus prós e contras.O Windows 7 realmente é o melhor Windows que já foi produzido pela Micro$oft, ja esta versão do Ubuntu também é apontado por muitos como a melhor do Linux.A conclusão que eu tiro do Linux mesmo com míseros 1 dia de uso é que ele tem muito que evoluir ainda, principalmente em visual e facilidade de usoe instalação de programas.Mais o Ubuntu está no caminho certo só tem que evoluir muito ainda.eu devo admitir eu gostei do Sistema não é ruim, mais também não passa nem perto da perfeição como algumas pessoas dizem.Só mais um observação, eu nunca peguei nenhum vírus com o meu Windows 7 não.Nunca tive travamentos nem lentidões no 7.Se o pessoal quiser meter o pau no Vista eu concordo plenamente, pois o Vista é RUIM mesmo, mais foi graças ao Vista que a Microsoft procurou melhorar e fazer um sistema que prestasse, afinal a gente não ia usar o XP a vida inteira né, esse sistema já virou pessa de museu a muito tempo rsrs.Eu acho que com o lançamento do Ubuntu Lucid Lynx a Linux junto com as suas parceiras vão evoluir rapidamente, pois o sistema tem apenas alguns bugs que eu creio que serão corrigidos o mais breve possível.Por enquanto eu dou nota 6,5 para o Ubuntu e 9 para o Windows 7.
empresas que tem pcs onde estão instalados
varios softwares NÃO VÃO USAR LINUX.
Meus amigos: Já tive a infeliz experiência
de dar suporte ao linux… Não foi nada agradável.
Estou cansado de ouvir falar que não tem virus para linux!!! aguardem!!!!
Tem muita gente usando linux e recomendo usá-lo
se vc não for usar nada profissional ou especifico
de grafico, audio, video etc. Se vc trabalhar PROFISSIONALMENTE com linux vai ter dor de cabeça.
Quando o cara do suporte começar a te pedir pra
digitar linhas de comando vc vai sentir o drama!!!!
Eu sempre usei windows e quando comprei o meunetbook que veio com Windows 7 starter ( Que é horrível!) Vi que tinha duas opções ou comprar o windows sete original ou usar u ubuntu 10.4. Resolvi testar o Ubuntu e gostei muito. Com certeza o Windows é mais fácil de usar. Mas eu prefiro fazer algumas pesquisas no Google para descobrir algumas soluções( e em 90% dos casos eu encontro as respostas de imediato) do que estar me preocupando com vírus e ter dores de cabeça com travamen-tos e a lentidão do sistema. Um pc com windows nunca será mais rápido e seguro do que o Ubuntu, por outro lado o Ubuntu esta chegando perto de ser tão fácil de usar quanto o Windows.