IDE's para desenvolvimento.

Para quem gosta de programar e está começando nesse mundo, segue este post.

Atualmente um dos assuntos que mais preocupa um iniciante é uma IDE para poder desenvolver melhor seus aplicativos e isso costuma ser uma tarefa um pouco complicada porque cada um cita uma IDE como sendo melhor, o que confunde e muito o futuro programador. Muitos indicam iniciar usando um simples editor de texto, porém as ferramentas atuais e IDE’s são uma mão na roda para facilitar o desenvolvimento.
Uma das IDE’s que eu me identifiquei foi o Netbeans, eu achei simples e muito intuitiva, porém muitos indicam também o Eclipse, ambos são inicialmente para desenvolvimento em Java, porém eles podem ter plugins instalados para ampliar sua gama de linguagens de programação).
O Netbeans dá suporte para Java, C/C++, Ruby e algumas outras outras linguagens. Sua interface é bem limpa e a edição de código é bem clara, apesar de muitas vezes ele esconder e não deixar o programador alterar parte do código que ele mesmo gera. Ele também possui ferramentas para criação de janelas e outros itens visuais para Java.
Vale apena testar.

Para instalar no GNU/Linux (Ubuntu) é só ir até Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e digitar na busca Netbeans, ai é só selecionar a caixinha e clicar em Aplicar e pronto.

7 comentários em “IDE's para desenvolvimento.”

  1. Para quem gosta de C/C++, o CodeBlocks é uma ótima opção. E pros fãs de KDE, sempre tem o Kdevelop, que vem melhorando a cada versão!

  2. A melhor alternativa ao DreamWeaver no mundo Linux com certeza é o Aptana Studio. Sem dúvida ele é fenomenal. É voltado para o desenvolvimento Web em HTML, CSS, JavaScript, PHP e etc… e é compatível com todos os plugins para Eclipse que existem. Assim você ainda pode usar para programação desktop! =D

  3. O Netbeans é realmente uma ferramenta que ninguem pode negar, mais o bom e velho gEdit com alguns plugins especiais! ;)

    Eu já não gosto do Aptana, muito pesado, sei não.. não tive boas experiencias com ela.

  4. Prefiro baixar a versão do site do Netbeans. Além de vir com o GlassFish embutido, é mais fácil de gerenciar onde estão os arquivos de configuração ou mesmo transplantar uma IDE já configurada para outra máquina …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *