A revista EasyLinux mudou de nome e fala de GNU/Linux usando a distro da Canonical como base central.
Dados técnicos:
Custo – R$ 10,90
66 páginas
Periodicidade: não informado
site: http://www.ubuntu-user.com.br
Para quem já lia a revista EasyLinux, focada em usuários novatos e leigos curiosos no mundo GNU/Linux, não ver diferenças gritantes. Ou quase nenhuma, além do logotipo da capa, que por sinal, ficou bem pobre.
As matérias são muito bem redigidas, fáceis de serem lidas e seguindo um layout bem clean e com áreas de respiro. Ou seja, dá para ler no busão.
Artigos como fotografia digital, particionamento, Firefox, upgrade e o Ubuntu One são os destaques desta edição.
Não tem como saber se a revista é mensal ou bimestral, ou pior, só sai quando tiver assunto para isso. Uma pena.
Para mim, a matéria sobre como particionar corretamente o HD na hora da instalação é salvadora, para muita gente que precisa destas informações. Bem ilustrado o passo-a-passo deste assunto. Nota 10.
Mas uma página me incomodou muito: a da tirinha do Nerdson. Nunca entendi o humor deste quadrinho. Talvez porque eu não seja tão hightech para isso, mas dessa vez ele se superou. Apelou para o maior ícone que uma religião possa ter para passar sua mensagem. Gosto bem duvidoso, quase herege. Não sou católico de ir na missa, mas respeito todas as crenças e a liberdade de expressão. Mas bom senso também tem sua graça.
Agora vamos a um detalhe que pode parecer bobo para alguns, mas deixar de mencionar não me pareceria correto: porquê escolher a distro Ubuntu?
A resposta mais fácil é porque o Ubuntu é a distro do momento. Só que esse momento existe a pelo menos uns 2 ou 3 anos. Moda? Pode ser, mas uma moda que dura mais que uma estação, pelo jeito.
O fato é que a distro faz a cabeça da moçada porque é focada na simplecidade e objetividade de suas ferramentas ou de um sistema limpo e sem frescuras. Culpa do Gnome? Talvez.
Muita gente, mas muita mesmo, torce o nariz quando falamos em Ubuntu, por terem suas distros preferidas como tendo as melhores soluções. Mas o Ubuntu tem aquilo que muita distro não tem – sem demérito algum é bom salientar – como uma comunidade gigante e claro, mais aceitação na mídia. Ou seja, “Eu existo e to aqui viu, repórteres?!”. A Canonical não esconde sua veia empresarial e aparece na mídia. Para alguns isso é marketing puro e foge “a essencia” do Software-Livre. Será?
Enfim, Ubuntu ou não, o que importa é que uma revista brasileira lança material inédito para leigos e entusiastas e isso é relevante demais. Precisamos dar apoio sempre a quem ajuda o Software-Livre.
Abraços
O editor Pablo Hess informa no Editorial (pág. 3) que a opção pelo Ubuntu foi justificada na edição 14 da Revista Easy Linux. Concordo com a qualidade das matérias, seus textos, e principalmente relevância. Já com relação ao nerdson não vi tanto problema assim, ele não desrespeitou religião nenhuma, já a interpretação vai de cada um é lógico. Assim como você disse o mundo linux tem diversos aspectos, sendo um deles essa visão excludente entre os users, pois a minha distro preferida é a melhor e não quero ver as outras crescerem ou se destacarem. Na tirinha do nerdson acho até que ele brincou com isso, a visão dogmática de alguns sobre padrões na área de TI, como até mesmo quem usa win serem verdadeiros hereges em suas ‘escolhas’.
Galera, tou engatinhando no ubuntu depois de um longo e tenebroso inverno windowzístico.
Só que minha webcam não tá sendo reconhecida. Alguém pode me ajudar?
por favor me ajudem estou com o wubi ubuntu instalado mais assim que ele incia a desktop nao demora muito ele trava o cursor e o teclado coisa que nao acontece com o windows qual o problema?
gostaria de fazer a assinatura da revista, e como posso consguir os outros exemplares ja publicados