Habilitando PAE no Ubuntu

por Danilo Magrini – Twitter: @DaniloMagrini

Você tem 4GB ou mais de memória RAM e usa uma versão 32 bits do Ubuntu? Então provavelmente o seu SO está usando apenas 3GB da sua memória que é a limitação para esse tipo de arquitetura.

O que devo fazer?

O ideal é instalar uma versão 64 bits do Ubuntu pois assim você obtém, além desse, todos os outros benefícios da arquitetura 64. Porém você pode não ter um processador 64 bits ou uma formatação para a instalação de uma versão 64 bits do Ubuntu não é possível/desejável. Nesse caso, a solução é instalar um kernel com suporte a PAE.

Mas o que significa PAE?

Physical Address Extension é um recurso que permite processadores baseados na arquitetura x86 (32 bits) acessar um espaço de endereçamento físico maior que 4GB (até 64GB!!) através da adição de 4 bits de endereçamento da memória.

Como habilitar o suporte a PAE no Ubuntu?

Primeiramente você deve se certificar que seu processador possui este recurso. Atualmente, a maioria dos processadores oferecem suporte a PAE, mas para confirmar isso, a forma que atualmente utilizo é através da linha de comando (se alguém souber como fazer isso graficamente e quiser compartilhar…). Acesse o terminal e digite o comando abaixo:

cat /proc/cpuinfo | grep -i pae

Se o retorno for algo parecido com as linhas abaixo, o seu processador oferece suporte. Caso não apareça nada, então infelizmente você não poderá utilizar PAE.

flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 xsave lahf_lm ida dts tpr_shadow vnmi flexpriority

Uma vez confirmado que seu processador da suporte a PAE, basta instalar os dois pacotes abaixo usando apt-get ou pelo Synaptic:

linux-generic-pae
linux-headers-generic-pae

Agora é só reiniciar e aproveitar seus gigas a mais do que os meros 3 anteriores :P

Antes do kernel com suporte a PAE

Memória antes de instalar o kernel-pae

Depois do kernel com suporte a PAE

Depois de instalado o kernel-pae

16 comentários em “Habilitando PAE no Ubuntu”

    1. @Felipe: Também vale a dica do artigo: instale a versão 64 bits do Ubuntu ou habilite o kernel-pae. Se já fez esses procedimentos e ainda não reconhece então é limitação na BIOS. Nesse caso existem algumas soluções possíveis de acordo com os recursos de cada BIOS:

      – Desativar a memória de vídeo compartilhada;
      – Alterar a limitação da memória na opção “memory remapping” da BIOS;
      – Caso nenhuma das opções anteriores existirem ou funcionarem, resta atualizar a BIOS;

  1. Eu dei o comando “cat /proc/cpuinfo | grep -i pae” e apareceu aquele código citado acima, só não apareceram estas palavras: “tpr_shadow vnmi flexpriority”.

    Mas então, mandei instalar os pacotes citados e reiniciei, mas não deu certo. D:
    E agora?

  2. Olá!

    Adorei a dica, uso ubuntu a 1 ano com 3gb e estava pensando em instalar o server pra poder aproveitar meu hardware.

    Só uma dúvida, esse recurso é disponivel em todas as versões do ubuntu?
    Eu uso o 10.04.

    Abs! Vlw pela dica!

    1. @mrf28: Versões anteriores a 9.04 não tinham kernel-pae específicos para Desktop. Era necessário instalar os kernels da versão Server que já vinham com o módulo PAE ativo. Já as versões acima da 9.04, que é o seu caso, já tem o kernel-pae disponível. Valeu o retorno.

  3. Parabéns pela dica…

    ate hj não sabia o pq so mostrava 3GB sendo q eu tenho 4GB…
    se bem q o ubuntu nem usava esses 3GB agora com 4GB (na verdade 3,7GB XD)…
    tenho q usar muita coisa ao mesmo tempo para poder usar essa memoria ai…

    isso acho muito legal no ubuntu… tenho um quad-core 2.5 com 4GB ram… ele não usa qse nd do hardware XD… qnd estou usando legal com td q eu preciso… ele gasta por volta de 30% a 40% da memoria e cerca de 40% da CPU…
    no meu trampo… tenho um core i7 com 4gb de ram e windows 7 64bits….. so com o windows sem nehum programa aberto ele consome 1gb de ram… isso siginifica 1/4 (25%) da ram so pra o SO. ;(

    mais uma vez agradeço pela dica XD

  4. Já possuo instalado o LL 64bits e tentando instalar os pacores, não encontrei os encontrei.
    Duvido muito que o problema esteja na BIOS, uma vez que no Windows que ainda tenho instalado os 4GB são reconhecidos normalmente.

    1. @Diego Seu comentário não tem muita relação com o artigo mas vou tentar responder de forma bem resumida. A utilização da SWAP só acontece quando recursos que utilizam sua memória RAM não encontram mais espaço suficiente nesta, ou seja, na verdade não existe valor ideal fixo para a SWAP, esse valor depende da quantidade ou do tipo de software que você irá executar. Se a soma dos softwares que utilizará for superior a sua RAM terá que criar uma SWAP e o tamanho dela também dependerá do quanto você precisa a mais de memória, lembrando que utilizar a memória SWAP é apenas um recurso para que você não perca dados mas ela é infinitamente mais lenta que a memória RAM.

  5. Olá.

    Tenho processador 64 bits e ubuntu 11.04 32 bits instalado. Seguindo esta dica verifiquei que meu processador possui suporte a PAE. Depois também verifiquei que já tenho instalado
    linux-generic-pae
    linux-headers-generic-pae
    No entanto meu sistema continua acessando apenas 2.8 GB de memória, sendo que eu possuo 4 GB. O que pode estar acontecendo?

    1. Olá Paulo,

      baseado em tudo que você falou eu sinceramente não sei o que pode ser. O ideal seria garantir que esses 4GB realmente existem/funcionam fisicamente e em caso afirmativo só mesmo dando uma olhada mais de perto ou tentando instalar a versão 64 bits.

  6. Eu gostaria de instalar o ubuntu, mas quando eu vou dar o boot mostra uma mensagem, e diz que nao da porque meu processador nao tem a funcao PAE.
    E agora o que eu faco??

  7. No meu caso eu uso o Linux Mint LMDE x86 (meu note tem 6Gb), porque eu preciso de um programa que só roda no 32bits, então fiz o teste citado: cat /proc/cpuinfo | grep -i pae mas como eu sei que o LMDE tem suporte ao /pae, resolvi instalar e deu certo.

  8. Estou tentando fazer o ubuntu 13.10 x64 reconhecer 4Gb de memória mas ele só reconhece 2,4Gb (e só para informação ele está rodando junto com win7 x86) Quando tentei apareceu essa informação para mim:

    sudo apt-get install linux-generic-pae
    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
    distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
    criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
    A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    linux-generic-pae:i386 : Depende: linux-generic:i386 (= 3.11.0.17.18) mas não será instalado
    E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

    Pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *