O Android está preparado para o mercado corporativo?

A conquista do mercado de celulares, com suas taxas de crescimento de dois dígitos, é o objetivo de muitas empresas como Apple (iOS), Google (Android), RIM (Blackberry), Nokia (Symbian) e Microsoft (Windows Phone 7). Cada uma a sua maneira, tenta convencer usuários e empresas a aderirem a sua plataforma. Apesar dos vários concorrentes, ao que tudo indica, dois deles tem reais chances de brigar pela liderança: a Apple e o Google.

O iPhone já conquistou sua legião de adeptos com sua interface fácil, design diferenciado e uma grande disponibilidade de aplicativos na loja da Apple.

Do outro lado o Android, com menos de dois anos de mercado, vem literalmente “correndo por fora” e ganhando mais adeptos no mercado doméstico a cada dia. Nos Estados Unidos ele já é a terceira plataforma mais popular, com 17% do mercado, segundo pesquisa da consultoria comScore.

A dúvida é, será que o Android terá a capacidade de repetir este sucesso no mercado corporativo? Mesmo com as críticas ao sistema por causa das várias versões utilizadas pelas operadoras eu acredito que sim devido as seguintes questões.

Um ponto importante na aceitação do Android é a sua flexibilidade na utilização do sistema em diversos celulares de diferentes fabricantes. Isto permite uma oferta diferenciada de aparelhos que podem atender a necessidades específicas das empresas. Isto também significa concorrência entre os fabricantes, o que é bom para o cliente.

O sistema também inclui nativamente o recurso de ser multitarefa permitindo a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo. Com certeza uma característica necessária para os usuários corporativos.

A forma de acesso aos aplicativos disponíveis também deixa claro a diferença entre as duas plataformas. Ao contrário da Apple Store que oferece apenas os aplicativos aceitos pela fabricante, no caso do Android Market a oferta de apps é mais democrática e permite que os desenvolvedores ofereçam aplicações de acordo com os interesses e exigências de seus clientes. A flexibilidade na oferta de aplicativos nos leva a outra questão. Como é a segurança do sistema Android?

Nenhum sistema operacional, móvel ou para desktop pode oferecer uma segurança completa mas em relação a esta questão parece que não haver dúvida de que o Android é o vencedor devido a sua origem baseada no Linux. No Android os aplicativos são executados com permissões específicas que controlam o que o app pode ou não fazer. Outra vantagem está na própria filosofia da diversidade, como acontece com o Linux, a plataforma aberta significa que a comunidade mundial de desenvolvedores e usuários pode acompanhar e melhorar a segurança.

Outras questões como a flexibilidade de personalização, suporte ao Flash da Adobe e custo, fazem com que o Android esteja pronto tanto para o mercado doméstico como o mercado corporativo.

Gilberto Sudré

9 comentários em “O Android está preparado para o mercado corporativo?”

  1. Não conheço nenhum dos sistemas celulares supracitados (nunca tive um em mãos […]), mas posso dizer que o Android-x86 está engatinhando. Por enquanto, estou usando um Hiphone F003 xing-ling, réplica do Iphone e estou gostando muito.
    Andy Rubin (fundação Danger) e agora parte da equipe da Google, falou numa entrevista para a All Things Digital onde expressa seu interesse porque Nokia deveria usar Android em alguns de seus aparelhos.
    A Nokia que disse que “nunca” iria lançar aparelho com 2 chips, lançou um modelo recentemente com 2 chips, pois no mercado informal há vários modelos xing ling, réplicas como o E71 com câmera, TV, 2chips a um preço muito acessível de 120 reais.

  2. Tenho um Android da LG, que apresentou alguns problemas de lentidão, travamento e consumo altíssimo de bateria, que me levaram a voltar ao Nokia E71.
    Também fiquei decepcionada com a dificuldade de atualizar o sistema operacional,. Afinal, o aparelho nada mais é que um hardware e se estou adotando um SO livre, por que não posso atualizá-lo?

  3. Olá Arthemis. Esta é um dos problemas conhecidos no Android. Por ser livre e aberto alguns fabricantes de celulares e smartphones acabam por criar um Sistema com o seu “sabor” o que o torna diferente dos demais dificultando o upgrade. A equipe do Android já está ciente desta questão e divulgaram que esta questão será resolvida nas próximas versões. (GS)

  4. Discordo em genero, número e grau do 5º parágrafo do texto acima !
    É só ver o que a Motorola fez com usuários de ANDROID !! #motofail !
    Não atualizou nem vai atualizar e pronto !
    Como usuário avançado comprei um QUENCH com ANDROID 1.5 na expectativa de vivenciar uma nova experiência com smartphones e tomei um chápeu daqueles !
    Imagino um usuário corporativo impedido de atualizar uma ferramenta de BD por causa de seu hardware não poder receber uma atualização da versão mais recente do ANDROID. Surreal !!
    Com essa porcaria que tenho em mãos não tenho direito de ter softwares como AngryBird, Google Maps 5.0 entre outros … e me pergunto:
    Usuário de IPhone tem limitações de versões ? Não.
    A APPLE é dona do hardware e do software. Pronto.
    Motorola NUNCA MAIS. ANDROID NUNCA MAIS !
    Meu próximo smartphone será um IPhone !!!

  5. Michel de Brito Lopes

    Eu utilizo um smartphone com Android embarcado e acho um excelente sistema. Utilizo no meu dia a dia para trabalho e lazer e ele não me decepciona. Acho apenas que o Google deveria tomar cuidado com as fabricantes de hardware, pois a má qualidade desses (enquanto aparelho ou manutenção) deixam a desejar. O exemplo é a Motorola que vai atualizar o S.O. do Backflip e diversos aparelhos deles para a versão 2.0 nos E.U.A. e no Brasil permanecerá com a 1.5.

  6. Realmente, O Android OS é muitto bom, sou usuário a pouco mais de um mês (versão 2.1), e a cada dia me surpriendo mais com a funcionalidade e praticidade, sem contar com a infinidade de aplicativos Disponíveis no Android Market.

  7. Pessoal, Android e bom (estou usando meu Motorola Milestone com Android 2.1 para postar isso), voces so tem que pesquisar mais antes de comprar. Se vc coloca qualquer SO em um hardware ruim, ele vai ficar lento, travar e nao vai ter um bom desempenho, por isso voces tem que dar uma olhada nas caracteristicas de hardware do aparelho antes de comprar. Tem Android pra todos os gostos, dos mais baratinhos (que fatalmente vao sacrificar alguma coisa no desempenho ou usabilidade, como o Sony Ericson Experia X-10 mini) aos mais parrudos (Motorola Milestone 2 – sem comentarios para as qualidades)

    Quanto a atualizacao, tem que comprar um celular com o Android atual! Se vc fizer isso, existe uma chance enorme de receber uma atualizacao assim que sair uma nova versao. Comprar algo desatualizado nao e o que podemos chamar de comecar com o pe direito.

    Nao podemos esquecer que o Android vem do Linux e no Linux ha uma infinidade de “sabores”, talvez isso ajude a explicar essa pluralidade nas distros. Com certeza esse aspecto ainda vai amadurecer mais no Android, mas nao da pra dizer que ele seja ruim por causa disso!

    Outra consideracao que precisamos fazer e que controlar o Hardware e o Software na fabricacao de um celular (como a Apple faz com o seu iPhone) nao e nenhuma novidade, os fabricantes faz isso desde sempre, ou seja, e uma arquitetura “velha e saturada”, ja conhecemos os resultados possiveis disso. O Android vem com uma abordagem nova: um mesmo SO para qualquer celular, nao importa quem seja o fabricante. Perceberam a diferenca? Claro que no inicio as dificuldades surgirao mesmo, mas acredito muito mais nas possibilidades que o Android (e demais SOs que apostam nessa linha) nos tras do que nas desse modelo que ja conhecemos ha muito tempo.

    ULTIMA DICA:
    Quando comprar um celular, compre com teclado fisico, caso contrario nunca terao paciencia para escrever um texto desses com o teclado virtual na tela.

  8. Ótimo post. Acabei de conhecer o seu blogue e gostaria de dizer que eu sinceramente estou adorando navegar por todos as suas postagens. Portanto já aviso que vou me inscrever para receber o feed e espero falar de novo em breve! Grande Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *