Muitas pessoas me perguntam como instala o Ubuntu em Mac, como MacBooks, MacMini, Mac Pro e todos os Apple Computers da série Intel.
por @aprigiosimoes
Antes da gente começar a entender bem como é o procedimento de instalação, precisamos compreender primeiro a arquitetura usada pela Apple. Existem 2 níveis de computadores da Apple, os antigos que usavam a arquitetura RISC com os processadores PowerPC e os novos com a arquitetura Intel. Mesmo usando processadores Core 2 Duo, i5 ou i7, eles não são Pcs. Sua arquitetura é diferente de máquinas da Lenovo, IBM, HP, Dell e outas.
Os Mac não usam as tradicionais BIOS como conhecemos a sim a EFI. A EFI é um firmware que aproveita bem melhor o hardware e distribui todos os endereçamentos ao sistema operacional de uma forma muito melhor e também não depende de um software para arrancar partições de boot e possui uma hierarquia de particionamento muito diferente e sem limitações do que a velha partição MBR do formato msdos da velha BIOS. Em hardware com EFI você não encontra mais a velha limitação de 4 partições primarias, necessitando de uma partição extendida, todo o formato é diferente.
A EFI sempre foi usada pela Intel que é a sua maior criação, adaptadas para maquinas com Itanium (ia64), onde roda em plataformas HP, o sistema operacional HP-UX e o velho e bom OpenVMS. Vale lembrar que você precisa usar uma distribuição Linux de 64 bits para Intel e não para PPC (PowerPC), a não ser que você esteja usando a serie Mac G4 ou G5. Nunca confunda a serie Apple PowerPC com a serie POWER IBM, pois as p5,p6 e p7 não usam a firmware EFI e sim usam o SMC que arrancam dispositivos e ordem de boot para o hardware. Caso você queira instalar o ubuntu em um PowerPC IBM é necessário usar uma imagem para PPC, pois nesse caso não usaremos o grub e sim o yaboot, que é o gerenciador de boot para maquinas powerpc.
Bom, mas não é o nosso caso.
Em Apple Computer a EFI é usada sem a necessidade do shell EFI que gerencia todo o processo de boot de uma forma automática e de auto arranque para com o kernel do OSX. Para gerenciar um boot pela rede, segure N, para gerenciar um boot pelo CD, segure a tecla C e espere. Ou então você pode entrar no simples menu da EFI para a selecão do boot segurando a tecla OPTION do seu Mac.
Ubuntu em Mac é a melhor coisa do mundo, o teclado é melhor (bem diferente), os gráficos ficam melhor, o compiz, os efeitos 3D (pelo maior aproveitamento do GPU em relação ao firmware), e todos os componentes funcionam muito melhor, ate um simples bluetooth. O boot é muito bom, a EFI possui uma interface com tela toda branca meio acinzentada e é muito rapido. Quando você compara a serie Xserve da Apple (servidores da Apple), você vê a diferença de boot para um Dell. Enquanto um servidor Dell inicia controladoras independentes, um Apple já esta pronto para ser usado.
Então vamos instalar o Ubuntu?
Pegue uma imagem de Ubuntu de 64 bits, grave ela e coloque no seu Mac.
Ligue o seu Mac e segura a tecla C para que inicie o boot do CD. (Existe um bug no boot de CD em versoes de 64 bits do Ubuntu 10.10, infelizmente, onde ele pede para selecionar o CD e a tela fica congelada em console. Esse problema foi corregido no Ubuntu 11.04 e não existe no 10.04).
Vale lembrar o procedimento de instalação é o mesmo com a exceção de que quando você for particionar, você vai notar que é um pouco diferente.
Assim como no Mac OSX, o sistema não reconhece partições da tabela do tipo msdos (graças a Deus), e sim partições do tipo EFI GPT. Você não precisa usar o bootcamp, pois ele é para criar uma area no seu mac para atender sistemas que são instalados em partições do tipo msdos, como o Windows por exemplo. Então não use o bootcamp! Caso você queira manter uma instalação do OSX (que não foi o meu caso), deve então usar o bootcamp OU não e gerenciar um BOOT EFI pelo software rEFIT, que permite ter um dual boot no seu Mac. (Minha matéria é para uma instalação de um único sistema operacional, Ubuntu).
Quando você for criar uma partição para instalar o Ubuntu no Mac você DEVE criar uma partição de 200MB (ideial), para EFI BOOT GPT. Essa partição não é o seu /boot, não tem nada haver, essa partição é a área que a EFI vai arrancar o sistema operacional, que esta na sua grande partição estendida e fatiada.
Depois de criar a sua partição de boot EFI GPT, basta comecar a criar suas partições normalmente. Eu sempre recomendo ( o que é correto), criar 2GB para SWAP, 40% para sua / (raiz), 200MB para seu /tmp e o resto para o seu /home.
Assim que acabar de instalar, você precisa no próximo boot se certificar que não ocorreu problemas com Ubuntu, pois em algumas versões mais novas da EFI é necessario colocar no argumento do grub o parâmetro reboot=pci, se não o Ubuntu não reinicia e nem desliga, esqueça então totalmente o velho ACPI.
Então edite o arquivo /etc/default/grub e adcione na linha
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash reboot=pci"
NOTA: na versão mais antiga da EFI esse procedimento já foi corrigido com o Ubuntu 10.04.
É muito, mas muito interessante você instalar o ppa mactel, pois o mesmo possui pacotes como bcm5974-dkms que é responsável pelo trackpad de macbooks da série pro. O pacote hid-dkms que mapeia algumas teclas do teclado da Apple, usbhid-dkms que é um DKMS para o usbhid modulo para maquinas macbook pro, hal-applesmc que permite habilitar alguns suportes do teclado da Apple como as luzes, um patch corretivo para o pacote gnome-power-manager e isight-firmware-tools para suporte a poderosa câmera da Apple iSight.
Então digite:
sudo add-apt-repository ppa:mactel-support/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Se você quiser deixar o Ubuntu igual ao Mac você pode usar o repositorio Macbuntu também que é muito bom. Você pode encontrar alguma coisa aqui:
http://operandolinux.blogspot.com/2010/11/macbuntu-1004-23-para-linux.html
Comentem ai.
Aprígio Simões
http://www.aprigiosimoes.com.br – http://www.twitter.com/aprigiosimoes
Ubuntu é o poder ;)
muito bom esse post, bem detalhado, só senti falta de saber se usar a opção do ubuntu de instalar usando o disco inteiro funciona e deixar que ele escolha as partições funciona ou não, e como fazer pra dar boot pelo pendrive sem entrar no menu da EFI.
Eu não trocaria o Mac OS X por Ubuntu se eu tivesse um computador da Apple.
Cara muito bom o post, explorou bem o básico sobre os MAC’s e instruiu diretamente em como fazer. Muito bom.
Cara gostei da matéria, MAS… Eu NUNCA trocaria o MacOS X por Ubuntu ou qualquer outro Linux. Por quê? Porque o MacOS X roda FreeBSD (UNIX) então tbm é “Linux”, vc não precisa ter Linux, tendo o OS X vc tem tudo…
Explica melhor isso,sou noob no os x.
eu estou atualmente trabalhando direto com ubuntu e tenho um macbook e fui tenta instalar mais ele nao aparece a tela para instalar o sistema. ja tentei varios outros tutoriais e usei desde a versao 10.04 ate a versao 11.04 tanto 32bits como 64bits tem alguma dica para conseguir fazer essa instalacao?
Sou fã do Linux, uso varis distribuições, mais no meu modo de ver, qualquer distribuição anda longe do Mac OSX, então … não vale a pena fazer a instalação, recomendo o uso de maquinas virtuais. Agora caso queira testar ai fica a seu critério ! Até pq o Mac foi feito em cima do Unix … então parceiro ! So tendo gosto mesmo fazer a instalação ! Mais a dica foi sensacional !
Ola, tenho dual boot MAc OSX e Lucid Lynx em um Macbook pro. No entanto, o desempenho no wifi é muito ruim, mesmo estando lado a lado com o roteador. Como que voce fez para ter bom desempenho no wifi (broadcom)?
O Wifi eh minha unica queixa,, realmente o resto tem otimo desempenho
Grato
“Mesmo usando processadores Core 2 Duo, i5 ou i7, eles não são Pcs. ”
E são o que?
Um MAC é um PC. Mas, por tradição, eles usam a comparação MAC x PC para se referirem a computadores de outros fabricantes. O autor quis dizer que apesar de usarem os processadores da Intel, a máquina funciona diferente dos computadores que não são da Apple (no caso, chamados de PCs).
O sistema pode até ser um x86/64 mais usa uma estrutura “Macintoch” ou mais ou menos isto, mas o carlos disse algo que pode levar a pensar que foi instalado um MACIOS em um PC comum, o que não é verdade. Mas, isto não importa e que eu queria mesmo era que a tecnologia EFI entrasse de vez em todos PCs.
Há muito tempo vejo falar em sua total superioridade à estas BIOS que pararam no tempo…
E para a instalação do Debian 6. Os passos seriam os mesmos?
Alguem por favor tem idéia de como instalar ubuntu em um macbook pro 5,2? Eu consigo instalar ele, mas depois que reinicio o computador e seleciono a particao linux no Refit, ele paralisa em uma tela preta… Ja tentei mudar os parametros do boot para acpci=off maxcpus=1, instalar o grub-efi-amd64… Mas nao consigo fazer o ubuntu bootar do hardware. Grato
Eu pretendo fazer um dual boot com o Snow Leopard. Como devo fazer? Devo instalar o Mac primeiro ou o Ubuntu? E como o gerenciador de boot vai “enchergar” o Ubuntu?
Muito bom seu tutorial, mas eu preciso de um para instalar Ubuntu 11.04 ou 11.10 em um PPC G5. Poderia me ajudar?
Ola amigo! Parabens pelo tuto. Tenho a seguinte duvida: para muitos, que nao estao no universo mac, instalar o ubuntu, ou outra distro linux, parece loucura, mas nao eh bem assim. Os mac’s sangue-puros mesmo sao os ppc’s (power pc), que estao em arquitetura diferente do pc e, com sistema mais proximo ao unix. So que esta realidade ficou la por volta de 2004. No entanto, muitos macs, com dois processadores, ainda funcionam, rodando neste caso o os tiger ou o leopard, que eram compativeis com ppc. Para que estas maquinas ainda fiquem atualizadas, uma boa pedida seria o ubuntu, que nao tem mais suporte oficial para isso. Vejamos no caso do xp: ainda eh um sistema funcional, leve e moderno, apesar de mais de 10 anos, suficiente para a maioria das pessoas que queiram windows. Entao, muitos pcs com mais de 8 anos podem rodar um sistema redondo por algum tempo. Ja procurei bastante, mas a maior parte das informacoes para passar do os x tiger e leopard para ubuntu estao em ingles e, as isos de instalacao nao sao faceis de encontrar. Seria uma otima sacada do blog fazer um tuto para esta situacao. Valeu!
Cara esse linux e um c* fui instalar no meu mac, so que para rodar no pendriver instala tudo blz, mas na tela de boot ele nao aparece no meu mac. sabe o que penso ninquem usa linux justamente pela canceira de instalar. seria mais facil so colocar preencher os dados e mandar ele instalar e pronto. agora esse frescuras que nao entendo nao rola. decidi ficar no lion mesmo que roda muito bem.
cara ate denho umas duvidas, bem pelo que vejo vc nuam responde nehuma………….
mas ai vai.
Tenho um Power Book G4 com mac os 10.4, devido ao antigo SO da apple naum receber mais atualizacoes tipo java adobe e outros estou opnando para subir o Ubuntu mas ainda tenho duvidas e precisaria de sua ajuda.
se VSa, respoder esse volto a perguntar
att
Valter novonolionux
Parabéns pelo tuto. Estou nesta empreitada. Vou instalar o Xubuntu no meu macbook.
Olá!. Vejo alguns fanboys falando que nunca instalaria um Linux em um Mac pois o Mac OS X é maravilhoso. Descordo como um bom Ex-Fanboy. Tenho varios Macs, coloquei o Ubuntu em todos e deixei de usar o sistema da Apple, por que? Meu iMac de 2008 estava uma carroça tanto com o Yosemite como com o Atual El Capitan, que a Apple insiste em dizer que está muito mais rápido e fluido. Voltei para o Snow Leopard para não aposentá-lo e notei que vários programas que utilizava não tinham mais atualizações para ele. um exemplo é o Java que uso para bancos que parou em uma determinada versão. Coloquei o Ubuntu para testar e o que aconteceu? Meu iMac parece que saiu da caixa. Rápido, perfeito. Fiz a mesma instalação no Meu Macbook Pro de 2011, que também estava sofrendo para rodar o Yosemite, sim acreditem se quiser, estava muito lendo. Com o Ubuntu voltou a ter velocidade e fluidez. Não estou aqui para criticar os que defendem o Mac, só colocando o que foi melhor para mim. Como um ex-usuário Mac, que já teve, três Macminis, dois Macbook pros, e um iMac, digo. A Apple já foi boa, agora vive na sombra do que foi. Não tiro mais o Ubuntu nos meus Macs por nada. (OBS: Não estou usando nem dual boot – Só o Linux sozinho nos Macs).
Abraço,
Paulo Rogério
Estranho, eu uso o El Capitan em um MacBook Pro de 2011 13′ e o sistema está perfeito, rápido, funcionando normalmente.
Não estou criticando também! Em um caso como o seu eu também trocarei de sistema. Apenas achei estranho vc relatar que o sistema está tão ruim, pois tenho o mesmo MacBook, rodando o sistema atual e está tudo perfeito.
Inclusive fiz um boot triplo aqui com El Capitan, Windows 10 e Ubuntu 16.04.1.