O sistema operacional Android alcançou com menos de dois anos de mercado o que outros sistemas não conseguiram em muitos anos de existência.
Segundo a consultoria ComScore desde o início deste ano a plataforma Android tem 31,2% da fatia do mercado norte-americano de sistemas operacionais móveis garantindo a liderança da marca no segmento. Uma conquista e tanto que deixa o papai Google orgulhoso de sua “cria”.
Um ponto importante na aceitação do Android é a sua flexibilidade na utilização do sistema em diversos celulares de diferentes fabricantes. O que seria uma vantagem pode se tornar um problema.
Várias críticas estão sendo feitas ao Android por causa das diferentes versões utilizadas pelos fabricantes. Como o sistema é aberto ele permite que cada marca crie uma versão ligeiramente diferente das outras. A preocupação está em como o mercado irá se comportar com esta babel de sistemas aparentemente iguais mas nem tanto. É acompanhar e esperar para ver.
Esta semana uma nova ameaça surge o horizonte dos usuários do Android. Ao contrário da Apple Store que contêm apenas os aplicativos aceitos pela fabricante, no caso do Android Market a oferta de aplicativos é mais democrática e permite que os desenvolvedores publiquem aplicações de acordo com os interesses e exigências de seus clientes. Esta flexibilidade na oferta de aplicativos, é uma excelente característica mas quando não administrada adequadamente pode oferecer riscos aos usuários.
Pois foi exatamente isto que aconteceu. Vários aplicativos do Android Market foram identificados como maliciosos e potencialmente perigosos a privacidade dos usuários. Quando notificado o Google removeu imediatamente os programas da loja de aplicativos e aparentemente os danos foram pequenos. Considerando o sucesso do Android, caso o Google não tome cuidado, esta situação vai piorar.
Para quem usa o Android como tentar proteger o seu Smartphone de ser infectado? Mesmo com os problemas ocorridos use apenas a Android Market para baixar e instalar aplicativos. Antes de utilizar um aplicativo faça uma pesquisa para saber como ele está se comportando em outros usuários que já o instalaram. Todo aplicativo ao ser instalado solicita permissões para acesso as suas informações privadas. Desconfie de aplicativos que pedem acesso a recursos desnecessários. Por último sempre instale um antivírus no seu Smartphone.
É isto ai.. Vida Virtual, riscos bem reais.
Gilberto Sudré
Esse é o preço a se pagar pela liberdade, mas ainda o prefiro ao sistema fechado da Apple. Veja bem, oferecer suporte para apenas DOIS dispositivos é realmente facil. O bom do android, alem de prover concorrencia, é nos dar a liberdade para escolher a fabricante um android que se adeque às necessidades. Ja vi androids de R$200 e nego querendo comparar com um Iphone de R$2000.
Quando à tal fragmentação, nao conhecido nenhum sistema que nao seja. E com o tempo havera um filtro natural das empresas que levam realmente o android a serio (nao molorotas da vida).
“A preocupação está em como o mercado irá se comportar com esta babel de sistemas aparentemente iguais mas nem tanto.”
Acho que isso já aconteceu com o Linux que teve vários “nomes”, mas só alguns vingaram.
Não troco o meu Galaxy 5 por nada. Custo/benefício, em média 700 reais, é muito melhor que o Iphone, por exemplo. Inclusive rodo programas como Angry Birds, um similar o iAno (piano) etc.