É com algum pesar que estamos anunciando o fim do programa ShipIt e do programa de distribuição de CDs. (…)
Mas para o Ubuntu 11.04. você não vai mais ser capaz de ir ao nosso site e solicitar um CD gratuito.
Isso não quer dizer que não terá CDs. Nós vamos fazer um grande número de CDs disponíveis para as Comunidades Ubuntu Locais, através de um programa Shipit-lite. Estamos pedindo as loco teams, que estão muito melhor colocados do que a Canonical de muitas maneiras, encontrar formas criativas para adquirir CDs para aqueles que precisam (…).
Onde está o dinheiro?
Com a remoção do programa ShipIt, alguns podem perguntar o que vamos fazer com o dinheiro que poupamos. Primeiramente, há ainda um custo significativo em CDs para LoCos e aqueles que produzem eventos e outros métodos de distribuição. Em breve lançaremos uma versão gratuita online para o Ubuntu usando a bondade da nuvem que vai ser um grande primeiro passo para usuários de Windows, em particular, que lhes permite ver por si mesmos o produto que tantos de nós desfruta.Finalmente, nós poderemos fazer muito mais este ano para chegar aos principais mercados em todo o mundo, para trazer o Ubuntu para a próxima onda de usuários. (…) Avante e para cima!
link do post original em inglês.
Nota do blog:
Bem amigos, agora o jeito é contar com a bondade dos times locais e ser amiguinho bem próximo deles. Não acho que teremos CDs para todos que pedirem, então quem puder e conseguir ter um exemplar, parabéns.
Não fico triste com esta notícia, pois o que a Canonical fez em anos, poucos tiveram coragem de fazer em prol do software livre.
O que temos que fazer agora é baixar, copiar e compartilhar com todos. Quem tem a coleção completa de CDs originais vai ficar mais triste pois a coleção acabou. E a vida segue.
Usufrui muito pouco do Shipt, mas as versões que pedi e recebi, sempre eram compartilhadas para disseminação do Ubuntu. Por um lado sempre vi com bons olhos essa postura da Canonical, por outro, era previsível isso acontecer um dia, afinal, não deixa de ser um custo e certamente a mina acaba secando. Não creio porém que as “loco teams” serão uma boa opção, mas ainda sim é uma forma de divulgar o belo trabalho feito pela empresa de Mark.
Olha ae. A parte legal desse servico era que dava um ar mais profissional quando ia apresentar o ubuntu para um possivel novo usuario. Diferente de sacar um cdzinho xumbrega escrito a caneta. Pra contornar isso, algum tempo atras eu passei a elaborar uma capa de dvd para cada edicao. Fica muito loco na prateleira e da outra impressao quando sacamos da mochila pra apresentar pra alguem. Quem quiser pode baixar e divulgar. Valeu. http://lc.coldiv.com/index.php/capa-de-dvd-para-minha-edicao-do-natty-narwhal/
bom a coleção nem acaba não, eles não vão enviar gratis mas com certeza vai ter vendendo no site como sempre esteve, negocio é juntar alguns amigos e comprar um pack de 20 (17 pounds) e já era divide e distribui pra quem quiser…
Público com internet banda larga que pedia só para colecionar CD com caixinha miguxo > 95%
Público sem nenhum tipo de conexão à internet > 5%
Eu vejo com bons olhos o fim deste serviço! Qndo ele foi criado em 2005, tinha um propósito de ser devido ao grande numero de internauta com internet discada e poucos com banda larga, mas hoje em dia com a banda larga a um crescimento estrondoso este serviço se torna inutil, salvo em raras exceções a quem ainda usa a internet discada, convenhamos baixar 699MB a 56kbps (obs: não chega a esta velocidade nem a pau) é sofrimento de mais! Eu mesmo sofri anos e anos, porem como a lei da vida é a evolução eu evolui! Hoje tudo muito pratico, combinação perfeita, download do Ubuntu, banda larga + torrent = rapidez! Agora concordo com que o amigo falou logo ia acima, o cd da Canonical fica muito bem apresentavel! Agradecendo a Canonical que durante anos prestou este serviço, enviando cds para os quatro cantos do mundo de forma totalmente gratuita! Parabéns!
Que pena que acabou, mas era algo previsível. Sempre fiquei meio intrigada com a Canonical entregando CDs gratuitamente. Só espero que o dinheiro poupado com o fim do serviço seja bem investido.
Agora, cada um tem, mais do que nunca, de distribuir CDs ou imagens do Ubuntu. Vamos compartilhar, para não ficarmos dependendo dos times locais.
Serviço muito mal utilizado…
Desde sempre, o intuito deste programa da Canonical era atingir as pessoas que não tinham acesso à internet em suas casas ou cujo acesso era muito lento para efetuar um download de 600-700MB tranquilamente.
O programa destinava-se, portanto, à populações pobres de lugares como Brasil, África, indonésia, etc… No entanto, até onde chega o meu conhecimento, a maior parte das pessoas que efetuavam os pedidos de CDs gratuitos eram pessoas que tinham uma boa conexão de internet, e com um equipamento, no mínimo, razoável.
E por qual motivo os pedidos eram feitos? Por que, entre muitos usuários do Ubuntu, era um sinal de “status” ter um CD “original” deste ótimo sistema operacional. Mas para tal, ninguém queria pagar os aproximadamente USD 9.90 para tê-lo.
Tal prática, além de impactar na balança financeira da Canonical (que, além de não vender os discos destinados a esta finalidade, ainda enviava discos gratuitamente), acabava com o princípio do programa Shipit, que era disponibilizar o CD do Ubuntu às pessoas que mais necessitavam dele.
Sendo assim, nada mais justo do que acabar com o programa. Dessa forma, talvez estes recusros sejamempregados para contratar mais desenvolvedores para a Canonical (cujo quadro de funcionários é pequeno se comparado à sua importância), ou talvez empregado em um programa que realmente atinja seu verdadeiro objetivo.
É… Muitas pessoas pediam CDs mesmo que não iriam ocupar (para fazer coleção) e agora pessoas que realmente estão precisando não tem mais.
Eu por exemplo preciso de um e agora tenho q esperar baixar e minha internet é muito ruim, fica caindo cada pouco :s