Nota do Editor
Este é um artigo enviado pelo leitor Joselito Júnior na semana passada, e só hoje tive tempo de publicar.
Lembro a todos que o conteúdo foi escrito por ele e o mesmo quem vai responder sua dúvidas de forma mais eficiente na área de comentários.
Parte 1 do Artigo
Unity: Atalhos do Chrome, Nautilus, Gmail… e em português!
Ah, Unity! Fator de discórdia da comunidade do Ubuntu. Não sei você, mas a adorei o Unity da maneira que ele está hoje. Já usei ele lá no começo, no UNR, e achei um lixo. Mas agora ele é totalmente diferente do que era quando nasceu.
O Launcher do Unity tem uma funcionalidade semelhante a superbar do Windows 7, que são atalhos especificos do programa, que aparecem em uma lista ao clicar com o botão direito no ícone. Fui bastante didático, ein? O nome disso é Quicklist, entretanto, poucos programas usam essa função, e quando usam, somente algo básico, como “Abrir uma nova janela” no Firefox.
Esse post tem uma série de tweaks para o Unity que possívelmente vão deixa-lo muito melhor. Vamos ao trabalho?
Se preparem que o post é realmente grande.
Nautilus
Se você está lendo até aqui, é por que você gosta do Unity. Mas tenho quase certeza que tem uma coisa que você sente falta: O “Locais” (Places) lá em cima. Apesar de quando não existe nenhuma janela ativa você poder ir lá e clicar em “Locais” e abrir as pastas, não é a mesma coisa… Como a Canonical não fez nada que compensasse isto?
Aliás, minto, lá embaixo há algo parecido, no ícone de Arquivos, mas isso abre no Dash do Unity, não no Nautilus.
Bem, que tal ter um Quicklist com atalhos para essas pastas?
Execute o seguinte comando (alt+F2):
gksudo gedit /usr/share/applications/nautilus-home.desktop
Apague o que tiver dentro (fazendo o devido Backup, lógicamente) e cole essa bagaça aqui:
[Desktop Entry]
Name=Pasta Pessoal
GenericName=Pasta Pessoal
X-GNOME-FullName=Pasta Pessoal
Comment=Pastas favoritas no Unity
Exec=nautilus %U
Icon=user-home
Terminal=false
Type=Application
Categories=GNOME;GTK;Core;
StartupNotify=true
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=nautilus
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-Ubuntu-Gettext-Domain=nautilus
X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=Home;Documents;Downloads;Pictures;Music;Videos;
[Home Shortcut Group]
Name=Pasta Pessoal
Exec=nautilus
OnlyShowIn=Unity
[Documents Shortcut Group]
Name=Documentos
Exec=nautilus Documents/
OnlyShowIn=Unity
[Downloads Shortcut Group]
Name=Downloads
Exec=nautilus Downloads/
OnlyShowIn=Unity
[Pictures Shortcut Group]
Name=Imagens
Exec=nautilus Pictures/
OnlyShowIn=Unity
[Music Shortcut Group]
Name=Música
Exec=nautilus Music/
OnlyShowIn=Unity
[Videos Shortcut Group]
Name=Vídeos
Exec=nautilus Videos/
OnlyShowIn=Unity
Pronto, agora é só salvar que está tudo certo. Se quiser baixar o meu .desktop (em inglês) clique aqui.
Google Chrome/Chromium
Esse só adiciona funções básicas mesmo, que são “Abrir uma nova janela” e “Abrir uma nova janela anônima”. Quem sabe um dia no Quicklist apareçam os últimos sites visitados, ou os mais visitados… quem sabe né Google?
O processo é semelhante, mas é mais complicado um pouco. Dá-lhe o comando:
gksudo gedit /usr/share/applications/google-chrome.desktop
E cola isso aqui no final do arquivo:
X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=NewWindow;Incognito;
[NewWindow Shortcut Group]
Name=Nova janela
Exec=google-chrome
TargetEnvironment=Unity
[Incognito Shortcut Group]
Name=Nova janela anônima
Exec=google-chrome --incognito
TargetEnvironment=Unity
No Chromium os passos são os mesmos, apenas subistitua google-chrome
para chromium-browser
.
Se quiser baixar meu .desktop clique aqui.
LibreOffice (BrOffice.org)
Agora que o BrOffice faz parte da The Document Foundation, ele não tem mais motivos para se chamar BrOffice (isso acontecia por problemas com o nome OpenOffice no Brasil). Como uso o Ubuntu em inglês com o VERO não posso dizer se o comando é o mesmo, mas creio que sim. Os passos são praticamente os mesmos. Execute (alt+F2):
sudo gedit /usr/share/applications/libreoffice-startcenter.desktop
Adicione isso aqui no final dos arquivos:
X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=Writer;Impress;Draw;Math;Calc
[Writer Shortcut Group]
Name=Writer
Exec=libreoffice -writer %U
TargetEnvironment=Unity
[Impress Shortcut Group]
Name=Impress
Exec=libreoffice -impress %U
TargetEnvironment=Unity
[Draw Shortcut Group]
Name=Draw
Exec=libreoffice -draw %U
TargetEnvironment=Unity
[Math Shortcut Group]
Name=Math
Exec=libreoffice -calc %U
TargetEnvironment=Unity
[Calc Shortcut Group]
Name=Calc
Exec=libreoffice -calc %U
TargetEnvironment=Unity
Prontinho. Adicione o lançador do LibreOffice (o que tem o ícone branco) e você poderá abrir qualquer programa do pacote por ele.
Caso queira baixar o meu .desktop, clique aqui.
Gmail (Chrome/Chromium)
O do Gmail é o mais simples. Ele usa a função do Chrome de criar webapps, que são atalhos para sites que ficam “independentes” do navegador. Para fazer funcionar baixe o meu Gmail.desktop, marque-o como confiável e arraste ele para o Launcher. Pronto, rápido e rasteiro.
Isso é tudo pessoal. Em breve eu vou tentar fazer outras Quicklists com outros programas e tutoriais para o Unity. Muito desse post veio do OMG! Ubuntu, praticamente só tive o trabalho de traduzi-los e ensinar como se faz.
Nota do Editor
Agora começa a parte que mais me interessou na brincadeira toda!
Para quem disse que o Unity não é personalizável, ai está a resposta! Logo logo sai um tweak que fará isso de forma automática e transparente… Podem aguardar!
Parte 2 do Artigo
Unity + Audacious = ✔
Humanos, nem eu pensei que isso iria sair tão rápido. No último post mostrei diversas Quicklists para uma melhor integração dos aplicativos com o Launcher do Unity.
Pensei cá com meus botões, o Banshee, que vem “de fábrica” no Ubuntu, é legal e talz, tem uma integração interessante com o sistema (vide o controle no indicador de volume e a loja do Ubuntu One), mas eu não consigo gostar dele. Aliás, nunca gostei desses players que querem organizar suas músicas do “jeito deles”. Sempre quis que o foobar2000 existisse por essas bandas do Linux, o único jeito é mandar o Wine rodar ele.
Quando comecei a usar o Audacious no 9.10, não parei mais e sempre é uma das primeiras coisas que instalo após o Ubuntu. É um player leve e sem frescura, para… escutar música. Estava com inveja da integração do Banshee e resolvi fazer um Quicklist do Audacious, e modestia completamente à parte, ficou muito bom.
Quem usa/usou o ícone do tray do Audacious vai ser dar bem com esta gambiarra modificação. Veja só como vai ficar:
Acho que não é necessário explicar o funcionamento. Para instalar basta baixar um desses 2 .desktops:
- audacious2.desktop (pt-BR)
- audacious2.desktop (EN)
E subistituir (fazendo o devido backup) o que está na pasta /usr/share/applications/
. Simples e indolor.
Qualquer ideia ou sugestão envia um reply pra @joselitojunior1 ou entre em contato. Não tenha medo!
Nota do Editor
Creio que este artigo serviu para abrir a cabeça de muita gente para com a interação do Unity com outros aplicativos, e dá para perceber que podemos deixar a produtividade dele ainda melhor do que já é!
Agradeço ao leitor Joselito pela colaboração e aguardo o comentário de todos sobre suas experiências com essa brincadeira toda!
Se tem algo legal para compartilhar, manda um e-mail que postamos!
Abraços!
O foobar2000 realmente é ótimo. Dá uma olhada no Foobnix (http://www.foobnix.com/?lang=en). O propósito dele é justamente ser parecido com o foobar2000. Cheers!
Boa dica. Estava procurando há algum tempo.
Joselito você “matou a pau” sobre essa questão do Audacious … Era justamente isso que eu estava querendo … Modificação simples mas de muita utilidade! Muito bom.
Cara onde você pegou este ícone do Pidgin?
Eu usava o Windows 7, mudei para o Linux Ubuntu 10.10, erá ótimo, não trava, não demorava para fazer download, funcionava feito um sonho.
Um dia atualizaei para o 11.04… foi a pior coisa que fiz… o sistema trava a toda hora com o amule, dc++, Transmission e principalmente com o Firefox.
Como faço para resolver este problema e ter de volta o sistema que funcionava feito um sonho??
Terei que reistalar a versão 10.10??
@Douglas, você pode encerrar sessão e escolher a interface Ubuntu clássico (igual a do 10.10).
@ Joselito Júnior, eu espera mais como, por exemplo, reduzir o tamanho da barra lateral do Unity etc
P.s: onde arrumo esse papel de parede?
Eu uso também uma quick list no Opera, segue a lista:
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Opera
GenericName=Web browser
GenericName[bs]=Web preglednik
GenericName[de]=Web-Browser
GenericName[eo]=TTT-rigardilo
GenericName[es]=Navegador web
GenericName[et]=Veebibrauser
GenericName[eu]=Web arakatzailea
GenericName[fi]=WWW-selain
GenericName[fr]=Un navigateur web
GenericName[is]=Vafri
GenericName[it]=Browser Web
GenericName[nb]=Nettleser
GenericName[nl]=webbrowser
GenericName[nn]=Nettlesar
GenericName[pt]=Navegador Web
GenericName[pt_BR]=Navegador
GenericName[ro]=Navigator de web
GenericName[ru]=Веб-браузер
GenericName[sl]=Spletni brskalnik
GenericName[ven]=Buronza ya Webu
GenericName[xh]=Umkhangeli Zincwadi Zokubhaliweyo
GenericName[zu]=Umkhangeli zincwadi we Web
Comment=A fast and secure web browser and Internet suite
Icon=opera-browser
TryExec=/usr/bin/opera
Exec=/usr/bin/opera %U
Terminal=false
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;text/vnd.wap.wml;text/wml;application/x-mimearchive;application/mime;application/xml;application/rss+xml;application/rdf+xml;image/svg+xml;application/x-opera-uniteapplication;application/x-opera-extension;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;x-scheme-handler/ftp;x-scheme-handler/mailto;
Categories=Network;WebBrowser;
StartupWMClass=opera
X-AppInstall-Package=opera
X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=NewTab;NewPrivateTab;NewWindow;Mail;Exit
[NewTab Shortcut Group]
Name=Nova Aba
Exec=opera -newtab
TargetEnvironment=Unity
[NewPrivateTab Shortcut Group]
Name=Nova Aba Privada
Exec=opera -newprivatetab
TargetEnvironment=Unity
[NewWindow Shortcut Group]
Name=Nova Janela
Exec=opera -newwindow
TargetEnvironment=Unity
[Mail Shortcut Group]
Name=E-mail
Exec=opera -mail
TargetEnvironment=Unity
Realmente muito show as dicas..
Queria fazer funcionar as teclas multimidias do teclado no Audacious. Tem jeito?
E colocar ele no controle de volume?
Abração
pô eu ia fazer um tut exatamente disso mas eu não consigo tirar as screens dos menus na sidebar, alguem pode me falar como fazer as screens com a sidebar sendo utilizada? já tentei de tudo e não rolou…
Muito útil esse tut, vai ajudar muita gente a se acostumar melhor como unity, valeu joselito :D
Carlos Felipe, para reduzir o tamanho da barra lateral do Unity você precisa do Gerenciador de conrfigurações do Compiz instalado. Pode instalá-lo pelo Synaptic, pela Central de Programas do Ubuntu ou simplesmente digitando sudo apt-get install ccsm no terminal (quando digitar ccsm dê um tab para ele completar o resto do nome do arquivo).
Com o Gerenciador de Configurações do Compiz instalado vá em Área de Trabalho e clique duas vezes sobre Ubuntu Unity Plugin. Vai abrir uma nova tela com duas abas: Behaviour (Comportamento) e Experimental. Escolha Experimental. Na linha Launcher icon size (Tamanho dos ícones do lançador) deslize-a para a esquerda para diminuir o tamanho ou para a direita para aumentar. Ao diminuir o tamanho dos ícones você diminui o tamanho da barra. Você também pode fazer isso digitando ou escolhendo um número na caixa no final da linha. O tamanho mínimo dos ícones é 32 pixels (não adianta por número menor pois ele volta para o 32) e o máximo é 64 pixels.
Já fiz isto e ele simplesmente travou de vez e tive a maior dor de cabeça para voltar ao normal.
Ficou com a tela totalmente riscada e sem poder ver nada.
Sinceramente o meu maior problema é o travamento que alguns aplicativos continuam causando ao sistema.
Será preciso formatar o HD e instalar do Zero o sistema para ele ficar redondo??
Ou na versão 11.10 sera feito algumas melhorias quanto a isto?
@Bruno Ferreira
O ícone é esse aqui: http://bit.ly/mM06BD
@Carlos Felipe
Para aumentar/diminuir a barra do Unity, vá nas configurações do Compiz. E o wallpaper se chama Zune Minimal (http://demchaav.deviantart.com/art/Zune-Minimal-204315097)
@Joselito,
valeu!
cara, nao deu certo aqui o nautilus,
se eu clicar em musicas aparece toda vez “nao foi possivel localizar ‘/home/meuuser/Music’ Verifique a grafia e tente novamente”
e assim acontece com videos e documentos.
Aki deu o mesmo erro do Joao Paulo, com as pastas musica e imagens
Como corrige?
Descobri qual era o, tem que fazer logoff e login :P
Boa tarde!
Gostaria de saber como faço para botar a barra na base da tela.
Grato.
Não faz. Ela é fixa mesmo.
Acho que o Ubuntu nessa mania de “inovar” esta ficando igual ao windows 7..ou pior o Vista….estou mais que perdido aqui.
Você não explicou o mais óbvio, como faço para reordenar os itens da barra lateral? De que me adianta esse monte de firula? Eu só queria isso!
Basta segurar o icone por 2 segundos e arrastá-los.
boa foi isso mesmo para
reordernar basta segurar por 2 segundos
Gostaria de saber como coloco o ícone do firefox novamente na barra do unity, pois eu o deletei acho eu …
Grato …
Pierre.
arrasta e solte no lançador do Unity.
Como faço para remover o icone do libreoffice calc que mesmo removido ficou a a opção de desbloquear do lançador nao aparece, aparece bloquear mais ele nao bloqueia e nao sai fica fixo.
Eu usei o comando unity –replace e parece que removeu posso usar ele sem problemas?