Por que tanto mimimi com o Unity?

Diariamente muita gente me manda e-mails, tweets ou apenas vejo pela web nego metendo o pau no Unity, falando que está uma coisa horrível e blablablá! Me pergunto o porque disso?!

Alguns vão me chamar de xiita, baba ovo, etc… Não me importo… Vamos aos fatos:

O Unity foi desenvolvido pela Canonical, mantenedora do Ubuntu, gastaram tempo fazendo, garanto que nos últimos meses teve programador deles que quase nem dormiu de tanto bug que rolou para corrigir, nada mais justo que eles colocarem um produto de autoria deles no sistema operacional DELES! Todos participam do desenvolvimento, mas a marca, a equipe oficial e o sistema é DELES! Quem toma a decisão final são eles!

Lembram do lenga lenga que foi quando modificaram os botões de controle para a esquerda? Nossa, foi uma loucura! Hoje em dia, quem usa Ubuntu não vive sem os benditos botões!

A idéia de escrever sobre o assunto não é causar polêmica alguma, e sim, lembrar a todos que a inovação é uma ótima coisa e tem que ser muito peitudo para criar algo novo e soltar na rede!

E o Unity está dando bug? Sim, está! Muito deve ser feito? Sim, deve! Vamos ajudar a comunidade então! Lembrem-se, Software Livre é mais do que ” baixar de graça”, é uma filosofia, cooperação, troca de experiências, compartilhamento de informações e mais um monte de coisas bonitas que eu posso passar a noite toda falando…

Do que adianta um monte de blogueiros e pessoas no twitter passarem o dia falando “Sou Linux”, “Software Livre Rulez”, “Dane-se Windows”, entre outras coisas xiitas sendo que nem conseguem entender e nem sabem o que prega a tão falada filosofia do Software Livre?

O código é aberto, qualquer um pode alterar, criem a distribuição de vocês ou migrem para a outra. Mas podem também ajudar a comunidade com os trabalhos… Infelizmente não sei programar em C, e muito menos Qt, sendo assim não posso cogitar um lugar nessa área da comunidade, mas posso usar o sistema, reportar bugs ou no máximo aprender com as inovações propostas pela Canonical!

Mas se ainda gosta do Ubuntu, ele vem com o Gnome clássico, você pode instalar o KDE, Gnome 3 + Gnome Shell, XFCE, LXDE e tudo quanto é coisa sem problemas!

Há muito mais no Unity do que “fazer frescura e não adotar o Gnome 3 + Gnome Shell”, Unity tem interação com tudo que é aplicativo (tá bom, o Compiz ta bixado nele ainda), é compatível com telas de touch, promove uma nova forma de interação com o usuário e não é a mesma porcaria que vemos no Windows desde tempos remotos!

E outra coisa, isso pode também dar errado, o que acho difícil! Mas mesmo assim, a cada 10 tentativas que a Canonical faz, 8 são bem sucedidas! Nós nunca conseguimos nada sem ao menos tentar alguma vez, sendo assim, apoio não só a Canonical com o Unity, mas também Gnome com sua terceira edição junto ao Shell e a todas as outras propostas de inovação para esse mundo de mesmices em que estamos hoje.

Concluo minhas palavras solicitando a opinião de todos a respeito e afirmo novamente, ninguém é obrigado a gostar do Unity, se não gostou, não use, se tem algo a dizer sobre ele, vá até a comunidade e debata com os desenvolvedores a respeito. Mas se acredita no potencial dele, ou apenas quer pagar para ver onde isso vai dar, utilize, reporte os bugs e ajude o máximo que puder, pois até o 11.10 podemos ter muitas surpresas boas pela frente!

#RESPONDENDO ALGUMAS DAS PERGUNTAS DOS LEITORES

Editado em 5 de maio de 2011 | 14:09

Boa tarde amigos, vejo que de ontem para hoje meu artigo causou muita repercussão, e a ideia era realmente esta!
Primeiramente agradeço a todos os que responderam de forma favorável a minhas ideias, não que elas estejam certas, mas é a minha maneira de pensar.

Agradeço mais ainda aos amigos que foram contra, pois só assim haverá uma discussão sadia sobre o assunto, pois todos responderam de forma fundamentada! Exclui apenas um comentário de um leitor que não colocou seu e-mail real e disse apenas “O Unity fedi”, com I mesmo… Uma pessoa dessas não tem o direito de participar desta discussão, então foi devidamente moderado.
Quanto aos que me apoiaram, não há o que dizer, pois tem o mesmo pensamento que eu, vamos debater de forma sadia com o os amigos que foram contra:
Tanto via twitter, e-mail e aqui mesmo pelo blog disseram que nem sempre a inovação é boa, realmente nem sempre os resultados serão positivos, mas só saberemos se dará certo realmente quando alguém tentar. Os botões do lado esquerdo, não foram uma inovação na parte de interfaces gráficas, pois a Apple já possui isso a anos, mas no mundo Linux sim, foi inovação e deu certo, pelo menos com todos os meus contatos a produtividade e beleza foi muito maior no resultado final, o único problema é quando tenho de utilizar uma máquina Windows fico procurando as coisas no lugar errado.
Quanto ao fato de ter ficado complicado para quem já utilizava o Ubuntu a tempos, sim para todo mundo ficou complicado, basta no primeiro login escolher a interface Gnome clássica, pois ela vem por padrão no 11.04 e todos terão 6 meses para se acostumar com a migração, foi realmente um tiro no escuro da Canonical fazer algo assim, mas pelo menos, muito mais gente vai utilizar o Unity e uma maior evolução acontecerá até 11.10 que virá apenas com o Unity mas manterá o Gnome clássico nos repositórios.
Li muitos casos no twitter, como um contado pelo grande amigo Reinaldo, onde um usuário Windows que teve sua primeira experiência com Linux foi no Unity, e para a surpresa de todos, amou a nova forma de ver o sistema e instalou o mesmo em seu Sony Vaio.
Hoje de manhã um Senhor de 70 anos entrou em contato comigo e resumidamente me contou que sua experiência com o Unity está sendo muito satisfatória, pois está vendo coisas que nunca viu em uma inteface gráfica. Solicitei a ele que me contasse detalhadamente via e-mail como foi essa experiência, pois pretendo posta-la aqui no blog, afinal, não é todo dia que encontramos uma pessoa de 70 anos, usuário final utilizando e amando o Linux.
Danilo, querido companheiro aqui no Ubuntu Dicas, entendo que posso ter parecido meio radical em meu artigo, não pude escrever tudo que gostaria devido a meu tempo curto na noite passada. Não disse que não podemos reclamar, disse que não devemos criticar erroneamente algo que mal conhecemos, criticas fundamentadas são muito bem aplicáveis a qualquer comum unidade, apenas tentei demonstrar que criticar é muito diferente de meter o pau. Pois nas últimas semanas o que mais tenho visto em blogs e twitter são pessoas falando “O Unity está um lixo”, “A Canonical só fez cagada”, “Estou migrando para o Fedora”, Estou migrando para o Suse”, “Nunca mais quero saber o Ubuntu”, “Distro pra fã boy”, e assim por diante.
E vi isso em twitter/blog de pessoas que se dizem entendidas de Linux. Não achei essa postura adequada em momento algum.
Eu estou apanhando horrores para o Unity em diversos pontos, já rolaram vários bugs, tive que desinstalar quando utilizava o Beta pois ele ficou maluco aqui no meu notebook.
Eu mesmo cheguei a fazer um review não muito feliz do Gnome Shell uma vez, pois por desinformação instalei os pacotes mais antigos ao invés de compilar os do Git, como resultado um membro da comunidade oficial Gnome entrou em contato comigo e meu deu uma bela lição que nunca vou esquecer.
Isso abriu ainda mais meus olhos, ainda não entendo nada do Unity, sou apenas um usuário curioso de Linux que quer compartilhar seu aprendizado com outras pessoas, garanto que este artigo, por mais repercussão que tenha causado, abriu os olhos de muitas pessoas para primeiro testarem, e depois falarem, e quando falarem, não falarem besteira.
Minha migração para o Unity foi tão difícil quanto a de todos vocês, e que será para o pessoal do Fedora
e Suse que passarão a utilizar o Gnome Shell, que resumidamente se parece muito com o Unity.
Pude perceber pelos comentários, que o problema que estão vendo no Unity é mais pela interface do que pelos bugs da aplicação, garanto que muito vai mudar ainda, assim como ocorreu com a interface do Gnome Shell, que é até mais bonita que o Unity em muitos pontos e estava bem bagunçada no início.
Com o Unity nem precisei instalar um de meus aplicativos indispensáveis, o Synapse (primo do Gnome-Do), pois Unity tem uma função similar por default.
Não gosto da forma que ele organiza os aplicativos, creio (e espero) que isso se modifique em breve, entre muitas coisas.
Com a chegada do Unity, coisas novas foram criadas, entre elas as Lentes para Unity, que seguindo a ideia dessa nova interface, mostram as coisas de uma maneira muito interessante, para os que ainda não as conhecem, é possível ter uma ideia clicando aqui.
Enfim, concluindo esta etapa da discussão, o “mimimi” do título do artigo se refere aos que falam coisas sem realmente pensar e testar. Se testou e não gostou, crie um artigo explicando fundamentadamente o porque disso, assim uma discussão pode ser gerada e todo mundo aprende, assim como estou aprendendo com os comentários de todos vocês.
Agora respondendo a outras perguntas (foram muitas):
Para quem quer manter contato com os desenvolvedores do Unity, este é um dos canais:
Unity Get Involved
Quanto ao amigo da Fatec, peço desculpas se escrevi alguma palavra de forma errada, muitas vezes a pressa acaba atrapalhando, e ontem não tinha atualizado os pacotes de idiomas, e as correções ortográficas não estavam funcionando, caso a crítica construtiva tenha sido pelo modo mais “informal” de me expressar, é extremamente intencional, pois para mim o ato de bloggar se compara a um bate papo com amigos em um barzinho, pois aqui tento passar a informação de uma forma que seja acessível a todos os níveis de usuários, e tem dado certo. A ideia de bloggar é esta, expor sua ideia como a está compreendendo, e não replicar as palavras de terceiros. Pelo menos é assim que penso atualmente. Agradeço seu comentário e vou procurar otimizar minha maneira de comunicação para melhor agradar a todos.

Opá, enquanto escrevia apareceram mais comentários, isso está ficando interessante…

Vamos lá, quanto a parte onde eu disse: “se não está satisfeito, mude pra outra distro ou faça a sua própria”, se levar em consideração meu parágrafo todo, e o resto do “desabafo” (sim foi um desabafo) verão que afirmei e continuo afirmando, o Ubuntu não é nosso, é da Canonical, nós ajudamos em seu desenvolvimento, e a decisão final será da equipe de desenvolvedores deles, com poucos cliques podemos aplicar qualquer interface gráfica a ele, isso é sim liberdade. Do contrário ele vir também apenas com o Gnome 2 também é caracterizado como impor uma interface gráfica, levando isso ao pé da letra o ideal então seria vir sem interface e nós mesmos instalar-mos uma por nossa conta?

Quanto a tela sensível ao toque, lembrem-se que o Ubuntu não é usado apenas no Brasil, e sim no mundo todo. Para fora do país existem milhares de computadores pessoais com telas de touch, inclusive a Dell vende um notebook com tela de touch, se não em engano pelo mesmo preço de meu notebook aqui no Brasil.

Conforme forem aparecendo novos comentários, e o tempo permitir vou editando o post com minhas respostas, pois sei que nem todos tem paciência para ler todos os comentários.

#CONTATO

Twitter: @tittao ou por E-mail: [email protected]

67 comentários em “Por que tanto mimimi com o Unity?”

  1. Mais um desabafo que um post . Compartilho com seu pensamento. Mesmo com os Bugs e até receio em adotar o Unity (até ontem) sempre ví um grande potencial nele. Simplesmente é perfeito para dispositivos de toque.
    Foi ousado por parte da Canonical, mas não creio que, a esta altura eles estejam fazendo besteira.
    Por fim. fiz o teste ao instala-lo em uma máquina de produção e pedir para um adulto que NUNCA usou linux para trabalhar nele. O homem adorou o sistema, a beleza e a fluidez, tanto que pediu para que eu instalasse o mesmo em seu notebook.
    Enfim, concordo que não adianta reclamar, que apontem os erros, que dëem feedback, e, os que possuem conhecimento suficiente, que compilem e publiquem.

    Valeu!

  2. Achei muito bacana o seu post meu caro. Fui usuário do ubuntu por bastante tempo e ainda gosto muito da distribuição, hoje utilizo o Arch Linux por motivos que não vem ao caso.
    O Fato é que toda inovação vem seguida de muita resistencia por grande parte dos usuários. Meu ambiente grafico preferido é e sempre foi o KDE, passei por tudo isso que os usuários do gnome estão passando na mudando do KDE 3 para o 4.
    As coisas vão melhorar muito e muita coisa boa certamente virá!

    Parabéns pelo post!

    Um grande abraço…

  3. é cara comcordo com vc eu ainda nao atualizei para o 11.04 e por isso nao posso opinar e tbm eles nao obrigão ningem a migrar para o 11.04 tanto que ainda to no 10.10 pq nao me sinto pronto para todas as mudanças que eles ta propondo por isso vou curti o meu 10.10 e algum dia eu testo o 11.04 =D

  4. Sinceramente, fui muito resistente para migrar para o Ubuntu 11.04, por conta da nova interface gráfica contudo hoje sou fã dela como bem dita pelo Titão possui bugs, mas é nosso papel de usuário contribuir para evolução do prórpio sistema esse é a grande diferença entre usar um software livre e simplesmente saber o que é um software livre. Outra percepção que tive foi que agora temos uma identidade visual do Ubuntu e quando todos olham meu sistema ja sabem, olha ele usa o Ubuntu todas sabem que é o Ubuntu por conta do Unity. Então vamos parar de reclamar se não gostou do Unity usa a interface gráfica clássica.

  5. Excelente artigo, parabéns.
    Penso da mesma forma, cada inovação é bem vinda, a M$ coloca o preço dos seus produtos lá em cima e mesmo assim não falam tão mal como estão reclamando do Unity, a diferença é que ninguém paga por ele e muito menos é obrigado a gostar.
    Também acho certo todos testarem e tirarem as conclusões, e também reportar os bugs. Reclamar todos reclamam, mas nunca relatam o que não gostaram ou o que não funcionou direito. E tem mais, tem um tal site google.com recheado de informações sobre dificuldades de outros usuários que foram resolvidos com a ajuda de todos. Provavelmente o problema que você encontrou tem solução.
    Testando e até agora aprovando o Ubuntu 11.04 com Unity!

    Twitter: @marcelotoma

  6. Bom amigo, eu sou novo no Linux como você sabe…. não sei mexer direito, quem dirá ajudar os outros.. Como a tempos não consigo falar contigo… você nao deve estar sabendo mas instalei no meu netbook a versão final do Naty.

    Pow… simplesmente achei muito fera… realmente gostei, porém no meu netbook deu alguns problemas. Hoje resolvi instalar o gnome3 nele pra ver como era… ficou muito bom… e leve… tive diversos problemas após a instalação.. que com um pouco de paciência consegui resolver usando o oráculo (google)… graças a pessoas que seguem esta filosofia que você acaba de citar..

    “””Software Livre é mais do que ” baixar de graça”, é uma filosofia, cooperação, troca de experiências, compartilhamento de informações e mais um monte de coisas bonitas que eu posso passar a noite toda falando…””””

    Ainda sou novo nesta área de Software Livre, porém pretendo compartilhar as minhas experiências para ajudar outros usuários que estão começando assim como eu.. a resolverem seus problemas..

    Pra finalizar gostei muito do seu artigo…
    Parabéns…

  7. Eu utilizei o Unity em modo de testes na maquina virtual e gostei dele, achei interessante e tudo mais, porem acho que a unica coisa que me falta na adoção dele, seria uma maior customização dele, iniciando pela remoção do menu, do qual não gostei.

    Espero que dê certo e caso não dê, o que mais temos por ai são distribuições linux, basta procurar outra que se encaixe no que queremos e aproveitar a vida. ^^

  8. É sempre esse choradeira no início, das versões do Ubuntu, como você falou é normal os bugs iniciais, e que logo são consertados pela excelente comunidade do Ubuntu. E os resmungões, voltam logo correndinho para o Ubuntu, até porque, com todo o respeito, para mim, não existe distribuição Linux a altura do Ubuntu, como um todo, se levando em conta vários aspectos. Aqui eu continuo usando o 10.04lTS, e vou permanecer até a próxima versão LTS do Ubuntu, por questão, de eu preferir a estabilidade, o que não tem me impedido do experimentar o Unity, acompanhar e divulgar material de ajuda ao mesmo. E concordo com o que você falou do direito da Canonical, ter feito essa opção, e para mim, até acertada, pois o que ando vendo do Gnome Shell não tem me agradado. Mas enfim, muita coisa ainda tem para acontecer…

  9. To de acordo titão, a galera sempre reclama! Dá dois meses e tao falando bem, foi assim com os botoes invertidos como vc bem lembrou…

  10. Muito bom o post!! Ainda não fiz o upgrade para o 11.04. Mas quando migrar, estarei livre de preconceitos, sei que será uma mudança brusca, mas quero tirar minhas próprias conclusões da usabilidade.

    Abraço

  11. Cara, você tem um ponto de vista interessante. Acho que foi o Maudy que falou recentemente no Twitter que a gente poderia encarar tudo isso como uma exclusividade que temos, pois ele é NOSSO.

    Concordo com vocês, tanto que eu até já tinha tentado usar esse Unity, mas sei lá viu… Não desce não! Não gostei muito da usabilidade e ficou muito lento por aqui.

    Como o meu interesse no computador é a produtividade pessoal, pra mim não faz sentido usar um sistema que no momento reduz a minha.

    Sou amante do software livre, mas não sou escovador de bits e, como deixei bem claro, prezo mais a minha produtividade. Não tenho absolutamente NADA contra ele, mas uso a minha liberdade de escolha para continuar no bom e velho Gnome. Enquanto isso, vou esperando a maturidade dele no próximo LTS.

    Só uma observação… Titão, te acompanho a algum tempo no Twitter e os seus textos aqui no blog. Você manja MUITOOO (e é fatecano também, o que aumenta mais o meu respeito :P ), mas precisa melhorar um pouco esse seu português meu querido.

    [ ]`s

  12. Sou um dos que não gostou da mudança. Uso Ubuntu desde o 7.10. Tenho em meu notebook, no meu PC e no netbook da minha esposa.

    Em todos estavam o 10.10 e só atualizei para o 11.04 o do netbook porque já usava o Unity. Do Unity da versão remix 10.10 para o Unity 11.04 realmente houve avanços, mas acho que foi um paço para trás em relação ao Gnome. Vou ficar mais um ano com o 10.10 (tempo de suporte) e depois vejo como está o Unity. Se for o caso atualizo para 12.04 e instalo o Gnome no lugar do Unity ou mudo para distribuição já com Gnome redondinho.

    Sobre as mudanças dos botões para esquerda, achei estranho por umas 2h de uso e depois concordei que foi boa a mudança. Venho testando Unity no remix, no 11.04 Beta 2 e agora na versão final e ainda acho que foi um paço para trás.

    Gosto do Ubuntu, saí do Kurumin para ele, no começo achei o Gnome estranho (o Kurumin era KDE) mas depois de uns dias achei muito prático… A comunidade é isso mesmo, escolha o que mais te agrada e contribua com ela; se não achar que vale a pena, saia… Atualmente não estou concordando com a mudança, pode ter sido muita loucura de trabalho para os programadores para lança uma coisa ainda muito quadrada… o Unity poderia até continuar evoluindo no remix e adotar na versão oficial no 11.10 ou 12.04, quando o Unity estivesse mais redondo… vejo como um erro Unity no 11.04

  13. é tipo lingua de boi… se por no prato sem a pessoa saber ela come… se a canonical não tivesse anunciado o unity e lançado alfas e betas… tivesse simplesmente lançado o sistema sem alarde, todo mundo tinha testado e gostado na moral… é só falar em revolução que todo esquerdista vira conservador! … parabéns pelo post cara, como eu postei no twitter, tu falou tudo o que tava entalado na minha goela a um tempo com esse povo reclamão …

  14. Eu não tenho problema com o unity, ele tem alguns problemas com o compiz tem !! Ele tem muitos bugs a serem corrigidos tem!! Mas se não gostou usa o gnome classic ,KDE ou gnome3 não fique reclamando e falando mal da interface ajude,melhore .

  15. Linux Mint 11 Katya vai usar o Gnome 2.32 com mintMenu. Solução simples aos unity-haters. E acho que por este fato, o Mint vai ultrapassar o Ubuntu no ranking do DistroWatch.

    Maudy, fala também do Mint aqui quando sair!! Abraços!

  16. Estou a utilizar o Ubuntu 11.04 desda versão alpha. Após a instalação da versão final cai na besteira de tentar logar no no modo clássico!

    Hoje confesso…. me rendi ao Unity!

    Não da mais pra ficar sem ele! :D

    Assinado: +1 Rendido

  17. Bom pessoal eu fui um dos que meteu o pau no unity isto antes da versão “estável” más agora minha opinião mudou acho que realmente o unity é um divisor de águas isto de procurar por uma aplicação e ele sugerir pra download caso não tenha instalado facilitou muito, e o unity nos transformou todos em aprendizes novamente (pelo menos em interface gráfica) e coisas que eu tenho dúvida são dúvidas também para até os mais velhos no Ubuntu vamos fazer o unity ser melhor ainda galera e quando sair o gnome 3 vai ter o mesmo mimimi este pessoal que reclama é quem não aguenta mudanças, e pessoal como posso reportar bugs?

  18. Rapaz, parabéns pelo blog, muito bom mesmo.
    O que eu acho gostoso no linux é tudo isso – capacidade de fazer o que vc quiser ;-)

  19. A grande verdade é simples: todos querem inovação, ninguém quer mudar. É só reparar, mudanças no orkut, facebook, Windows 7, OS X, KDE… Toda mudança sofre esse mimimi, por que todos querem coisas novas, mas não querem largar as velhas. Pronto, falei.

  20. “Lembram do lenga lenga que foi quando modificaram os botões de controle para a esquerda? Nossa, foi uma loucura! Hoje em dia, quem usa Ubuntu não vive sem os benditos botões!”

    Péssimo exemplo para falar de inovação. Os botões no lado esquerdo são apenas mera cópia do Mac OS. De fato, não vivo sem os tais botões, desde que continuem na direita.

    “A idéia de escrever sobre o assunto não é causar polêmica alguma, e sim, lembrar a todos que a inovação é uma ótima coisa e tem que ser muito peitudo para criar algo novo e soltar na rede!”

    Não vejo o Unity mais do que uma nova interface. E nem sempre inovação é uma ótima coisa, por mais peitudo que alguém seja. Não vou adotar algo só pelo fato de se tratar de uma inovação. Adoto uma ferramenta se ela facilitar minha vida. Se o Unity melhorar concretamente a usabilidade do linux, to dentro! Se não, volto pro gnome como se nada tivesse acontecido. Simples assim!

  21. Titão…apóio e assino o seu post, pois é examente o meu pensamento. Utilizo o Unity em produção desde o beta2 e simplemente adorei. Apóio 100% a atitude da Canonical em promover uma mudança tão radical. O único risco inicial é a debandada de usuários para outras distribuições (depois eles voltam). O que realmente não dá para entender é o pessoal que utiliza Linux, não estar aberto a novas maneiras de se utilizar um sistema operacional, nem que para isso leve um tempo para se acostumar. Parece o pessoal que idolatra o Windows (que também tem seus pontos fortes), que paga pelas versões novas, só para ter uma aparência mais bonita e sem grandes evoluções técnicas e depois ainda tem que pagar licenças de antí-vírus, otimizadores do registro do windows, desfragmentadores decentes, firewall e um monte de penduricalhos para o windows funcionar com alguma segurança (pois os originais do Windows deixam a desejar), ou seja paga-se por um produto inacabado e não 100% seguro, mas paga-se e não reclamam. Fora isso tem os que não pagam, promovendo a famosa “pirataria”, aumentando a circulação de vírus, trojans e etc. Até 4 anos atrás, quando utilizava só o Windows, era ferrenho utilizador de cracks, Keygens e Seriais utilizando programas piratas. Quatro anos livre de pirataria! E voltando ao Unity: ele ainda não está 100%, mas para quem já venceu a barreira do “novo”, descobre que ele é funcional, prático e simples de utilizar. Torço pela evolução do Unity e pelo fortalecimento da identidade do Ubuntu.

    Abraços

  22. Gostei muito do Unity, achei que, para uma versão 1.0 que todo mundo dizia ter muito bug (nas versões pré-gama pelo menos) ele está bem usável, é bonito, usa bem a tela, e será o futuro. Aguardem as telas touch-screen! :-) Humanos são naturalmente resistentes a mudanças, mas também, tudo é questão de costume.

  23. Belo artigo Tittão, parabéns! Uso o Ubuntu desde sua versão 5.04. Me acostumei tanto ao GNOME que quando se falou em Unity eu fiquei me perguntando como seria minha interação com a nova GUI. Escrevi, falei mal, critiquei, testei, mudei de distro nos momentos de incerteza e ao final não consegui ficar sem o Ubuntu. Hoje completam-se seis dias usando o Unity e tenho que dar a mão a palmatória, errei em minhas previsões de que seria um fracasso. É uma mudança, realmente uma quebra de paradigma, afinal, muda-se bastante a forma de interagir com o SO, mas isso é questão de tempo. Vejo um futuro promissor para o ambiente, espero que nas próximas versões do Ubuntu, esses bugs sejam suprimidos e que novas funcionalidades sejam implementadas. Acredito na Canonical e seu belo trabalho com o Ubuntu e tenho certeza de que muitas coisas interessantes surgirão por aí. É tudo questão de tempo e desenvolvimento.

  24. Discordo do Post acima. Eu entendo a filosofia Open-Source e acredito que críticas (construtivas) fazem parte do processo de apoio. Na minha opinião o problema não está na nova interface Unity ou nas inovações que ela trouxe, mas sim na decisão de colocar um produto que claramente é uma versão EXPERIMENTAL como sendo o padrão do sistema operacional. Essa decisão seria natural se a distribuição Ubuntu fosse voltada para usuários intermediários/avançados de Linux uma vez que esse perfil de usuário ajudaria a evoluir essa interface sem muitos “mimimi”s como diz o autor. Porém todos sabemos que o objetivo da distro Ubuntu não é esse. Ela é uma distribuição que almeja atingir todo tipo de público, inclusive os iniciantes que obviamente não sabem, e nem deveriam saber, o que é GNOME, KDE, Fluxbox, Unity … alias para esse perfil de usuário, saber que o Ubuntu possui diversos tipos possíveis de interface é quase que desnecessário. Sendo assim, a decisão de adotar uma interface experimental e com muitos bugs, não foi muito inteligente e me admira muito que uma pessoa com formação em negócio e finanças tenha participado dessa decisão. Enfim, para mim tanto faz ser GNOME 2 ou 3, KDE ou UNITY, caso eu não goste de uma delas sou livre para decidir qual utilizar, porém fico me perguntando o qual a opinião de um usuário que não tem a necessidade de conhecer técnicamente o Ubuntu, afinal de contas ele quer apenas utilizar o SO, quando durante essa utilização se deparar com os diversos problemas que essa nova interface vem apresentando. Como o autor do post disse: “E o Unity está dando bug? Sim, está! Muito deve ser feito? Sim, deve!”. Se isso é um consenso então porque fazer essa a interface padrão sendo que o correto seria manter o GNOME e disponibilizar o Unity nos repositórios ou no Login como EXPERIMENTAL e convocar a comunidade a testar… testa quem tiver preparado. Assim não precisarem ouvir “É realmente o Linux ainda está sem condição de uso” o que é completamente aceitável para um tipo de usuário que não tem nenhuma obrigação de saber que existem outras interfaces disponíveis em repositórios ou em login.
    “se não gostou (do Unity), não use, se tem algo a dizer sobre ele, vá até a comunidade e debata com os desenvolvedores a respeito.” .. Discordo, a crítica faz parte e é através dela que as empresas conseguem o feedback sobre seus produtos, portanto opinem sim e escrevam as impressões que tiveram sobre o novo Ubuntu 11.04.

  25. Infelizmente o Unity está parecendo uma versão alfa tal os bugs existentes. Mas isto não tira nem um pouco meu interesse pelo Ubuntu e pelo Linux. Admiro a coragem da Canonical ao mudar radicalmente o sistema. Creio também que a empresa deveria ter um pouco mais de cuidado ao lançar novas versões.

  26. A verdade é que está ocorrendo algo interessante.
    Sempre que uma nova versão do Ubuntu saiu ele esteve em alta no Distrowatch.
    Com o Unity, ele está em queda (na semana de lançamento!!):
    Estatística dos últimos 7 dias:
    1 Ubuntu 4744 (em queda)
    2 Mint 3152 (em alta)
    E observem que o Mint 11 nem saiu ainda…
    Ainda utilizo o LTS, Unity nem agora nem nunca.

  27. Só pra começar, não sou resistente a mudanças! Se fosse, ainda usaria o Windows, como todo mundo que conheço usa…

    Uso o Linux desde o Conectiva, como usuário entusiasmado. Sinto muito não poder ser um colaborador, mas não sou da área de informática… por isso opino como simples usuário mesmo!

    Sobre o Unity, para desktops e notebooks, e para usuários iniciantes, simplesmente não acho um avanço, mas um retrocesso…

    Agora, como o usuário Reinaldo falou: “Simplesmente é perfeito para dispositivos de toque.” Concordo plenamente!

    Mas a questão é: quem tem no momento um desktop ou notebook com tela sensível ao toque??? Eu não conheço ninguém!!! Até pra comprar um desses é um verdadeiro martírio pra encontrar, sem falar no preço absurdo…

    Acredito que o Unity foi desenvolvido, como a própria Canonical deixou bem claro, projetando-se um futuro em que todos usariam telas sensíveis ao toque. Mas esse futuro ainda não chegou, pelo menos no Brasil. E nem sabemos se essas telas sensíveis ao toque vão realmente ter futuro. Eu pessoalmente acho anti-higiênicas e não pretendo comprar uma dessas.

    Então, acho muito apressado impor o Unity como padrão! Já usei e está muito bonito e cheio de efeitos visuais, mas não vi nenhuma melhora de usabilidade como todos estão alardeando. Para citar apenas 1 exemplo: ao mudar de uma tela virtual para outra, no Gnome 2 preciso de apenas 1 clique no mouse, mas no Unity, pelo menos 3 cliques ou mais…

    Até onde sei, o Ubuntu foi concebido para tornar o Linux acessível a usuários iniciantes. Mas com o Unity, temos que reaprender a usar o computador. E acho que isso vai afastar muita gente do Ubuntu.

    Aliás, a idéia de ter um “papel de parede” pros usuários memorizarem os atalhos do Unity é simplesmente ridícula. O uso deveria ser intuitivo…

    Como exemplo de que não é intuitivo, tive de ouvir minha esposa comentar: “esse Ubuntu novo tá muito bonito, parecendo um MAC, mas como faço pra desligar o computador?” ou “cadê aquela outra janela do firefox que eu abri?”. Detalhe: isso ela nunca me perguntou usando o Gnome 2! Simplesmente usou e adorou. Infelizmente ela só usa o Windows porque tem um Windows Live Messenger (MSN) bonitinho e cheio de frescurinhas que as mulheres adoram. Mas quando não tá no MSN, ela usa o Ubuntu mesmo…

    Vou continuar torcendo para que melhorem muito o Unity, deixando-o mais estável e mais configurável. Por enquanto, ainda não atende às minhas necessidades…

    Finalizando, discordo que a filosofia do software livre seja essa: se não está satisfeito, mude pra outra distro ou faça a sua própria. Isso não é liberdade! Isso é ditadura! Nem todo mundo é o Linus pra ficar brincando de fazer distro… 99,9% das pessoas são apenas usuários comuns.

    Vi em vários posts pessoas dizendo: “Se não está satisfeito, use o Gnome clássico ou o KDE”. Mas porque não dizem: se não está satisfeito com Gnome clássico, experimente o Unity! Isso sim seria a filosofia do software livre…

    Desculpem, mas pra mim esse post também é um desabafo. Não estou criticando, apenas estou triste. Não torço contra qualquer distribuição Linux e nunca vou torcer. Mas sempre sonhei que o Ubuntu fosse o grande sucessor do Windows. Sinceramente estou triste por achar que o Unity vai na contramão desse sonho. Isso é apenas uma opinião pessoal. Espero que eu esteja errado…

    Mas, por enquanto, vou ficar no 10.10 mesmo ou brincar de Kubuntu, mesmo não sendo muito fão do KDE…

    Abraços a todos da comunidade Linux!

  28. Vou dizer a verdade, fiquei meio preocupado antes de atualizar para o Ubuntu 11.04. Mas ao mesmo tempo estava meio ansioso para ver como que estava a nova interface. Estava tão ansioso que no dia que saiu cheguei em casa 21 horas depois de um dia cansativo de trabalho e mesmo assim não aguentei esperar o fim de semana para testar. Terminei de atualizar umas 23 horas e fiquei ainda uns vinte minutos fuçando para ver como era a parada.
    Vou te dizer o que penso: muito massa o Unity, gostei mesmo. Uso Ubuntu desde o 6.10 e sempre gostei quando ocorreram inovações. É claro que no começo é um pouco complicado de usar uma interface nova, mas agora nem tô sentindo falta mais do Gnome antigo. A Canonical está de parabéns pelo trabalho que vem realizando. Aliás, o que mais me impressionou foi ter atualizado pelo gerenciador de atualizações pela segunda vez seguida sem ter problema algum.

  29. Muito bem Titão parabéns pelo Post !
    O povo esta incomodado mesmo porque é novo, o novo muitas vezes acaba incomodando, mas o novo também pode ser muito bom! Acho muita bobagem o povo metendo o pau falando que vai abandonar a distribuição etc etc. Mal eles param para pensar no trampo que da para desenvolver e muito menos lembram que no final o resultado será sempre nosso querido Linux.
    Morte aos infiéis que por falta de conhecimento e raciocínio metem pau no Unity Haha

    Abraços,

    Luis
    @louisfernandes

  30. Fazendo só uma correção, o Sistema não é deles, até porque Ubuntu não é um Sistema Operativo, e sim GNU/Linux, pelo menos ainda…
    Depois…a verdade é que o unity é uma porcaria mesmo, pode ser q deixe de ser, assim como o rWindows está deixando…, por isso que vou voltar ao Debian com Gnome, no mais…respeito sua opinião!

  31. olha minha preocupação é o seguinte: Não programo , sou técnico em hardware, a 2 adotei o ubuntu para oficina técnica e faço propaganda para uma migração em toda empresa, o que assusta é justamente alguma coisa em grande escala, no meu caso a atualização do 10.10 redondinho para 11.04 não funcionou, mas eu domino já o sistema. Mas as pessoas, usuarios simples como ficariam? ou a comunidade não é para todos e só para quem tem conhecimentos avançados em informática? assim fica muito dificil as pessoas largarem o windows e irei para uma distro linux

  32. Anderson Henrique

    Sabe, até hoje, só tive um único problema com o Unity, e mesmo a assim a sua versão 2D, que teve o desenvolvimento iniciado posteriormente ao Unity 3D que é um bug que não permite a aplicação completa dos temas em GTK… Mas fora isso o mesmo está rodando perfeitamente aqui. Venho usando desde o 10.10, e no 11.04 uso desde o alpha 3, e desde que fiz o primeiro login na minha conta utilizando o Unity 2D já adorei. passei a usá-lo como ambiente principal, e não tenho o que reclamar hoje. Exatamente como foi falado aqui, ainda há bugs que necessitam de correção. Bom, quando ainda estava no alpha 3, mostrei a uma amigos a quantas andava o desenvolvimento do Unity e o mesmo só tinha utilizá-do o Ubuntu na sua versão 10.10 por cerca de duas semanas, além de não ter tido contado algum com o Unity, mas quando mostrei a ele, caramba, ficou encantado, achou incrível, muito mais belo do que o Gnome 2 que havia usado e ele não e nenhum usuário avançado, acho que nem sabe instalar um programa pelo terminal, e ao contrário do alguns estão dizendo que o Unity pode atrapalhar a produtividade, acho que é exatamente o oposto, porque eu posso abrir um programa usando o teclado somente. A filosofia do Ubuntu é tornar o Linux acessível a todos os que quiserem utilizar, então pois bem, está conseguindo fazer isso muito bem com o Unity.

  33. Eu no começo achei estranho o Unity, hoje eu gosto pra caramba dessa interface, gosto mesmo, e Canonical disse que vai melhorar ainda mais o Unity na próxima versão, vai ficar bão pra caramba então

  34. Parabéns pelo artigo… finalmente uma opinião sem pré-conceitos embutidos (pré-conceitos escrito dessa forma foi propositado).
    Foi uma bola dentro esse unity, porque ele causa um impacto nos novos clientes e usuários que uma interface antiga não causaria. Como voce bem disse, Ubuntu é escrito para todos os usuários do mundo inteiro, e ela tem que acompanhar o passar do tempo. Se a grande maioria do publico brasileiro não tem acesso a uma tela touch, o problema é nosso, não deles. Independente disso, o unity tá fazendo sucesso com aqueles que nunca mexeram num Linux.
    Quanto ao Mint….. vida longa ao Mint…. Vamos ver quanto tempo eles permanecerão na mesmice antes de se render ao novo, ao inovador. Mesmo porque até o Gnome já mudou de lado (para o desespero dos conservadores). E outra: ninguém é obrigado a evoluir, conheci um cliente essa semana que ainda usa Windows 95. Fazer o que, né?

  35. Legal a sua opinião cara. Atualmente, principalmente para desenvolvedores, eu recomendo do Linux Mint LXDE. Não troco desempenho por interface nem a pau. Tnho 3 bancos startados(Mysql, Postgresql e o Oracle) e o note com o Mint ocupa apenas 240 MB de Ram. Isso sim é Linux!

  36. iris costa debegres

    gostei do seu ponto de vista sou usuário linux a 3 anos , e comecei a utilziar no ubuntu 8.10 a principio não gostava muito, pois utilizava o red hat , fedora e cen os , mais temos quer dar a mão a palmatória que o ubuntu evolui muito ultrapassando o fedora , que surgam novidades para novas possibilidades

  37. Durante as versões beta, eu fiz uma instalação na máquina virtual para ver “como é que é” desse tal de Unity tão polêmico. Após alguns testes decidi que não gostei e resolvi não utilizá-lo na minha minha máquina, que até então tinha o Maverick. Confesso que fiquei chateado com a Canonical, por terem feito algo assim com seus fiéis usuários. Mesmo decidido em não usar o Unity, depois que saiu a versão oficial resolvi fazer a atualização para o 11.04 e fiquei 3 dias apanhando, tentando me acostumar, instalar atualizações para o Chrome, Thunderbird, Firefox … configurando atalhos para minimizar janelas (está faltando isso), aparecer todos os ícones no tray, diminuir o tamanho dos ícones da barra, ajeitar o Compiz, etc. Fiz isso de teimoso, porque eu “ainda posso usar o Ubuntu Classic” na versão 11.04. Após toda luta, agora bem acostumado com o Unity, vejo que não volto mais para o Clássico. Dei meu braço à torcer !!! Realmente a Canonical criou uma mudança polêmica, mas tenho certeza que após todos se acostumarem (já que na versão 11.10 não terá mais o Clássico) irão pensar como eu: “Putz, os caras são gênio mesmo, fizeram um desktop que usa menos o mouse e acaba se tornando mais rápido de se trabalhar, mesmo com muitas janelas.” …. conclusão: O Unity ainda precisa de muitas mudanças e aperfeiçoamentos, mas pra mim já se tornou melhor que o Gnome 2 (Clássico). Eu tiro o meu chapéu pra Canonical !!

    1. Chuk

      Com o Unity o conceito mudou, você deve clicar no logo do Ubuntu no canto superior esquerdo, ou apenas clicar na tecla Super (aquela com o logo do Windows) e digitar as iniciais do software que procura.

      Outra forma, é clicar no penultimo botão da barra lateral a esquerda com o botão direito do mouse e selecionar a categoria que gostaria. Ou então apenas clicar no mesmo com o botão esquerdo e uma lista com todos os aplicativos vai aparecer e você poderá selecionar o programa que quiser e utilizar normalmente.

      É diferente em um primeiro contato, depois verá como a velocidade do acesso e produtividade vão aumentar muito.

  38. Bom, depois de muitos anos lutando para não deixar de usar o Windows (por ter um certo medo de encontrar um SO complicado) finalmente me aventurei a usar o Ubuntu 11.04.E Adivinhem?Gostei.Sei que tenho muito pra fuçar ainda nele, mas a primeira impressão agradou.O que deu um UP também, foi ler “UBUNTU – guia do iniciante”.Tem uma linguagem clara e pouco técnica.É fundamental pra quem está começando pois já dá uma noção ampla de como ele funciona.
    Abraço pra todos.

  39. Eu gostei do Unity, acho que a Canonical está certa em facilitar o acesso de novos usuários com uma interface mais amigável e de fácil interação. Quanto aos bugs, todos sabemos que serão resolvidos.

  40. eu fiz justamente o que vc sujeriu, por eu nao ter me acostumado pro unity, eu parti para o xubuntu, e estou esperando a nova versao do linux mint, a popularidade dele vai ser mto maior do que o proprio ubuntu

  41. acho tbm que os novos linux que andam saindo, eles estao tentando demais modificar a interface, deveriam deixar uma opcao para a interface antiga, tanto do gdm, quanto do gnome, e deveriam trabalhar melhor nos programas que ja existem pra ele

  42. Bom eu gostei e não gostei do unity.

    Adorei a limpeza da tela, ganha umas boas polegadas de uso real da tela, isso é um excelente ponto a favor. Mas infelizmente existem coisas ruins e vou enumerá-las. Como bom pinguim que sou vou tentar traduzir e postar no site de desenvolvimento do Unity.

    – Acesso as áreas de trabalho é horrivel, dezenas de movimentos grotescos do mouse, no gnome -shell é ainda pior.
    – Os atalhos do mouse do sistema funcionam porcamente. Não é possivel definir dezenas deles. (ocorre com o gnome3 tbem)
    – Organização dos menus é terrível, conseguiram acabar com uma dos melhor pontos da interfaces jogando tudo junto num primeiro momento e depois ter de zanzar com o mouse atras do que você quer, aquela separação por tópicos está sofrível. Isso no gnome3 está muito bom. Mas ainda acho que estão esquecendo o caminho percorrido pelo mouse durante os acessos as funções esta demasiadamente longo.
    – Está travando meu notebook, kernel panic mesmo; Instalei o gnome3 e gnome-shell e os travamentos não se repetiram. Não tenho nem ideia de como reportar isso pois preciso tirar a bateria do notebook para poder desligar (segurar o botão do power não adianta). E isso só ocorre com o Ubuntu 11.04 usando o Unity.

    Num modo geral o gnome3 recebe nota 8 e unity 6. A Canonical deveria ter esperado 1 ano antes de lançar a 11.04 porque é uma drástica mudança e com certeza esta tarefa precisava de muitas mais horas do que lhe foi destinada para o desenvolvimento. Ainda está com muitos bugs e resta uma padronização, limpeza e redesenho de certos aspectos.

    Até mais.

    Adoro o ubuntu desde a 7.04.. Mas esperava mais do unity.

  43. De fato eu tentei usar Unity, mas não rolou. Tente usar mesmo e não consegui me adaptar, apresentei o Ubuntu para um aluno meu e dois dias depois ele arrancou o win 7 do notebook e passou a usar Ubuntu (até fiquei feliz por isso!).

    Mas ainda bem que tinha a versão clássica, e é interface que uso.

    Concordo com o fato de que fazer mimimi não ajuda a comunidade e nem a Canonical, temos que no mínimo (para quem não sabe programar) reportar os bugs se usa o Unity.

    É isso e vamos ser felizes!!! rsrsrs

  44. O Unity é bacana para telas pequenas… uso no netbook sem problemas. Mas no meu desktop prefiro o clássico, se bem q depois dessa MALDITA atualização pro Gnome 3 o ubuntu ficou totalmente esquisito. Claro, eu sei que vai melhorar, mas que ficou feio, ficou… meu ubuntu classic com Gnome 3 ficou parecendo windows 95. Vou de LXDE até que a coisa melhore.

  45. Acho que toda vez que alguém muda a interface gráfica, acontece esse mimimi, seja em linux, windows ou macOS.
    Eu, particularmente, já utilizava o ubuntu 10.04 com uma interface parecida com o Unity, integrando os menus no painel superior e colocando uma dock (AWN) no lado esquerdo, então não tive problemas de adaptação.
    Num primeiro momento, talvez seja difícil adaptar, principalmente quando voce já olha a interface com uma certa birra. Mas se tentar olhá-la sem preconceito, verá que é muito mais prática e aproveita melhor o espaço das telas atuais, que são widescreen. E acredito que seja por isso que um usuário novo, que nunca usou o ubuntu clássico e não vem com preconceito, ache o unity ótimo.
    O menu principal é chatinho mesmo, mas eu praticamente não o uso. Coloco todos os programas na barra e vou passeando o mouse por eles. Mais prático, impossível. E com a criação de quicklists pras pastas pessoais, office, etc, o menu se torna dispensável.
    O único problema, ao menos pra mim, ainda são os bugs. Travamentos e erros são um tanto comuns, mas acredito que o 11.10 virá bem mais estável.

  46. Concordo com o titão. É melhor e mais racional contribuir com sugestões (críticas construtivas), do que detonar um sistema que tem muita gente dedicando integralmente com ousadia, competência e credibilidade. O Unity é tão bom por si só e, mais ainda, porque permite muitas interatividades com outros ambientes gráficos: KDE, Gnome Sheel e outros. Eu tenho além do Unity o KDE-plasma instalado. No login é só escolher o de sua preferência e usar.

  47. E esse novo 11.10… no 11.04 você ainda podia alterar a interface gráfica pelo “Ubuntu Clássico”, agora não pode mais! Até tem um jeito porém todo desengonçado instalando a parte via apt-get e que não fica como na versão 11.04.

    Não consigo mais gerenciar meu Ubuntu pois não aparece mais os menus na barra superior, nem clicando com o direito nestas barras (superior e inferior) te mostra opções!

    Tiraram quase que totalmente a interação do usuário mediano em Linux para deixar muito para aqueles típicos usuários que compram seu primeiro computador e não sabem nada sobre informática.

    Estava gostando muito de usar o Ubuntu e estava testando muitos softwares e aplicações que usava no Windows para (quem sabe um dia) usar 100% Linux… mais depois desta… estou digitando pelo Windows novamente…!

    1. Lamento, amigo, mas creio que em algum momento fizeste algo errado (ou deixaste de fazer algo certo). Uso Unity desde o lançamento, estou gostando muito (uso Ubuntu desde antes da versão 5 e já usei muito blackbox/fluxbox/gnome – cheguei até a experimentar KDE/LXDE só pra tirar uma febre).

      Aqui no serviço tenho colegas que passaram a aderir (em parte) linux. Onde conseguimos instalar Ubuntu o Unity foi muito bem vindo, e onde consegui instalar Debian (devido a incompatibilidade com placa de vídeo – o que não consegui fazer rodar MESMO no Ubuntu) o Gnome3. Ambos “novos usuários” são programadores client-side (HTML/JS) e eles estão particularmente felizes. O único problema pra eles é a dependência do Fireworks (CS5 – pra minha infelicidade não consegui rodar ele no Wine).

      Vejo no IRC muitos usuários relatando problemas com o Unity, mas em maioria foram alvo da própria ganância: querer customizar ao máximo. No momento vejo o Unity como algo relativamente cru, fechado, complexo para customizar. Mas assim também já foi o Gnome (que hoje tu customiza até a alma sem precisar sequer executar uma linha no terminal). O Unity tem sim um longo caminho de amadurecimento pela frente mas pelo que vejo, hoje ele já é bem maduro, profissional, limpo e eu só vejo bugs se forçar a barra. ;)

  48. Desculpe minha ignorância, mas não vejo motivos para que esse “unity” fosse criado. Ah não ser a vontade da canonical de ser Microsoft com seus softwares “próprios”.

    1. Quando tu tens a responsabilidade de manter um projeto, não vejo nada mais justo do que agregar uma parte de ti nele. A Canonical tem muito potencial criativo e acredito que ainda tenha muita melhoria pela frente.

      Meu vô, por exemplo, aprendeu a “mexer no computador” no Gnome2, e em bem pouco tempo já estava bem familiarizado. Hoje ele está praticamente cego, infelizmente não consegue utilizar computadores. Acredito que o Gnome3+Shell facilitariam muito a vida dele, da mesma forma que o Unity.

      Domício, não sei se tens ciência disso, mas a Microsoft tem aberto muito código e em parte é responsável pelo processo de remuneração para programadores (e direitos sobre propriedade intelectual na nossa área). Eu já usei um pouco de praticamente cada uma das versões do Windows, e não são ruins, só não funcionam direito.

      Eu dispenso a Microsoft de lançar seu Internet Explorer 10 open source. Não sairia boa coisa nem se todos os programadores do mundo adeptos ao IE/MS se unissem.

      Quanto ao Unity, é opensource, e tem muitos colaboradores. Por semana vários bugs são corrigidos, mais bugs ainda são relatados, comentados e listados como tarefas a serem cumpridas. Existe um roadmap adulto, viável e esse compromisso, poucas empresas tem – sequer a Ms ou Apple.

      Quanto a Apple, tenho muito pouco a comentar – visto a interface.

      Acredito que a Canonical, investindo no Unity, esteja investindo em uma identidade (como fez a Apple – mas sem copiar descaradamente) o que considero igualmente louvável.

      Não espero, com isso, convencer-te dos benefícios do Unity, mas sim resumir um cenário de tolerância e diversidade: mesmo com Unity eu consigo executar sem bugs o Gnome2 ou 3+shell aqui.

  49. Liv, acho que é essa realmente a intenção: um usuário novo dar de cara com o Unity e não sentir falta do Windows. Pra mim, o Ubuntu é um produto de um “usuário Windows” insatisfeito. Posso estar falando besteira, sei que estou, mas não como um todo. Mas é meio decepcionante usar um sistema operacional baseado em Unix com a cara do Windows. Mas se formos escolher entre o Unity e o gnome3, eu vou de gnome 3 e é inclusive o que eu uso. Mais bonito, mais intuitivo e menos “dado”.

  50. Olá. Respeito a opinião de todos. O unity inova, mas o que me deixa meio sem muita vontade de usá-lo é que não podemos personalizar tanto igual ao gnome. Corrijam-me se estiver errado, pois sou iniciante no mundo linux, tenho ubuntu 11.10 como teste.

  51. Sou um usuário mutante, venho do MS-DOS 2.x ao Windows 7, passando por diversos sistemas, seja Microsoft, seja linux kurumim, slackware, redhat, fedora, centos, debian, mandrake, conectiva a ubuntu..
    Neste tempo, adorei diversos windows managers do linux.. e sinceramente, até hoje adoro o WindowMaker!
    Mas enfim, o papo é Unity! Eu me perdi totalmente nele por exatos 5 minutos.. Depois que percebi semelhanças entre OSX e Windows 7, percebi que ele é muito intuitivo!
    Conhecei a mexer nele no 11.10, e bem rápido na VM que fiz.. Tanto gostei, que estou levantando a hipótese de migrar meu Windows 7 para o 11.10!

    E tenho que dizer: A Canonical acertou no Unity.. Continuem!

  52. Seguinte pessoal, gostaria de dizer o seguinte: o medo de mudança das pessoas é inacreditável. Ficam tão acomodados com seus sistemas, tão acostumados que não conseguem enchergar o quanto a mudança é positiva. SIM, POSITIVA, pois tudo muda, TUDO!! Vocês mudam ao longo dos anos enquanto crescem, assim como os sistemas. Ou vocês acham que as empresas vão ficar paradas no tempo só porque vocês querem? APOIO SIM A CANONICAL, sou um usuário apaixonado pelo UBUNTU e adorei o Unity, pois a Canonical foi ousada e, como Titão disse, ela deu um tiro no escuro. Gosto quando as pessoas são ousadas. Um exemplo disso são as redes sociais, a própria Google e o Linus Torvalds, que acreditou no software livre.

    Um pedido a todos. Tentem esquecer os softwares proprietários e vamos migrar para softwares livres!! Existem tantos ótimos softwares livres que facilmente conseguem substituir um software proprietário.

    Att,
    Matheus Lopes.

  53. Eu pessoalmente gostei muito do Unity. Pois sou acostumado ao android e o menu de aplicativos é parecido com o de um tablet…
    É possível se acostumar à nova interface em pouco tempo.

  54. olá,olha usei muito linux,desde fedora 5 até ubuntu 11.04.
    usei o ubuntu 11.10,achei o unity revolucionario,pq?
    o unity é novo,pratico,facil.
    tenho 1gb de memoria,e o unity só usa 143mb de ram.
    estou usando o ubuntu 11.10 agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *