Aspectos legais do “UEFI secure booting” e sua adoção pelo Windows 8

Uma tecnologia que está sendo adotada pela Microsoft no desenvolvimento do seu novo sistema operacional, Windows 8, pode trazer consequências significativas em relação a já precária concorrência no segmento de sistemas operacionais para computadores, podendo inclusive configurar infração à ordem econômica, nos termos da legislação de proteção à concorrência.

Trata-se do “UEFI secure booting”, um dispositivo de inicialização “segura” dos computadores, que objetiva, em tese, impedir que um software malicioso ou vírus inicie pela máquina antes do próprio sistema operacional.

Este é o prefácio de um ótimo artigo que abrange os aspectos legais e jurídicos sobre a possível ação da Microsoft.

Para quem curte estas questões legais, vale a leitura feita pelo blog do amigo Sergio Valente.

3 comentários em “Aspectos legais do “UEFI secure booting” e sua adoção pelo Windows 8”

  1. Em tese, não poderia ser algo fixo mesmo, já que a legislação diz que ninguem é obrigado a fazer o que não queira, a não ser, por força da lei, ou seja, não poderia ser obrigado a usar o ruindows.

  2. Mesmo que ela não diga, a Microsoft está com um fundo de intenção em dificultar a instalação do Linux. O Linux está crescendo, cada vez mais usuários iniciantes querem aprender a usar um sistema novo, e dificultando esse processo simples, a Microsoft vai evitar que aquela pessoa instale o sistema, deixando-a com uma má-impressão inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *