Existem algumas maneiras para você atualizar as versões do Ubuntu. Pode ser via terminal ou baixando a imagem .ISO e queimando um cd por exemplo. Mas qual é a forma mais rápida de atualizar uma versão?
Você pode atualizar usando o CD Alternativo. Mas como assim?
O cd alternativo nada mais é que a nova versão no modo texto, ou seja, sem o modo gráfico que estamos (?) habituados. Com ele você atualiza a versão (o sistema) mais rapidamente e com alguns poucos cliques.
A maior vantagem deste modo é a economia de banda de conexão, pois só precisou baixar o .ISO e alguns pacotes que forem necessários durante a instalação e claro, não precisa nem de CD-R ou pendrive.
Você precisa apenas baixar o cd alternativo de acordo com sua plataforma:
PC (Intel x86) alternate install CD ou 64-bit PC (AMD64) alternate install CD
Depois de baixá-lo (isso será mais rápido do que imagina pois quase ninguém estará baixando, se comparado ao modo normal de live-cd), você grava o .ISO dele num CD-R com o Brasero OU monta o arquivo .ISO com o Gmount-iso. Feito isso, abra a o .ISO e procure pelo arquivo (script executável) chamado CDROMUPGRADE.
Clique duas vezes sobre este arquivo, siga as instruções e re-inicie o computador.
Vale lembrar que o script é todo automático: verifica a versão atualmente instalada, atualiza configurações do apt, instala os arquivos, configura-os, baixa os pacotes que não estão no CD (como aqueles que você instalou pelo gerenciador de pacotes).

Se tudo correu direitinho, seu sistema estará com a versão nova e você não perdeu nada (assim espero, rsrs).
Você pode atualizar a versão usando o terminal, mas vai gastar muito tempo porque estará usando os servidores “inchados” da Canonical, pois todos estarão baixando no dia do lançamento oficial.
update-manager -d
Dica tirada daqui.
Este processo mantem minha pasta home com todos meus arquivos intactos?
Seria como se eu estivesse fazendo uma instalação limpa, e o melhor sem perder minha pasta home?
Cristiano, sua pasta home estará segura durante a atualização, não precisa se preocupar. Mas isso não seria como estivesse instalando o sistema novamente, é um update normal da distro, o procedimento é quase o mesmo da atualização padrão, a diferença é que em vez de baixar os pacotes novos da internet, vc os estaria “baixando” do cd (ou iso) para o seu computador.
Eu sempre atualizo usando este método, é muito mais rápido do que a atualização convencional. Eu só espero que a canonical não pare de suportar os builds alternate tão cedo =), tá cada vez mais dificil achar esses isos se vc vier da página inicial (ubuntu.com).
eu atualizei porem o lightdm,central de programas ubuntu, eo kernel nao atualizaram tem como atualizarem de outra maneira?
meu kernel é 2.6.38-8
Esse método funciona também para quem instalou o Ubuntu a partir do Wubi?
Olá amigo. Eu sei que faz um pouco de tempo que vc escreveu este post. Mas queria saber se ainda dá certo. Uso o 11.10 e tenho muita coisa instalada nele e quero saber como fazer a atualização para 12.04 sem perder nada