Olá amigos, já faz um bom tempo que não escrevo por aqui, culpa do trabalho e da faculdade. Bem, chega de lenga lenga e vamos ao assunto que mais me chamou a atenção esta manhã, o fato da Microsoft querer brecar a instalação de outros sistemas operacionais em máquinas certificadas para uso do Windows 8 (no caso, instalações OEM).
Li esta notícia no grande WebUpd8, e pode ser vista na íntegra neste link. Ao Tuitar a notícia o nosso Editor Chefe Maudy me pediu para começar a anarquia com um artigo a respeito, e quero ver o bafafá que vai dar tudo isto aqui nos comentários.
#A NOTÍCIA + CONSIDERAÇÕES DESTE BLOGUEIRO
A notícia diz que para as empresas fabricantes/montadoras de computadores tenham o selo de Certificação Microsoft Windows 8 (selo não sou dona do meu traseiro), que por sinal barateia a aquisição de licenças OEM, e chama a atenção dos tais fabricantes, é necessário utilizar uma coisinha chamada secure boot, que assim como em muitos Smartphones (iPhones, alguns Motorolas, etc) faz o seguinte:
Para que um executável ou driver rode, é necessário estar assinado com uma chave gravada no firmware do equipamento, e quem vai dar as bençãos, digo, a chave, é a própria Microsoft, ou órgão/empresa de posse da mesma chave.
O Windows 8 OEM virá assinado (lógico), e de acordo com Matthew Garrett da Red Hat, a execução de alguns Malwares e pirateamento será bem mais difícil, onde até os desenvolvedores sofrerão, pois terão de conseguir assinatura digital também.
Nessa brincadeira, não só o Linux como um todo, mas outros sistemas operacionais e outras empresas vão ter problemas com a tal chave, com um reflexo potencial aos usuários, igual nos casos de produtos Apple, onde é necessário fazer jailbreak para se divertir um pouco além com o aparelho que você “comprou”.
Enfim, Linux e outros sistemas operacionais abertos e não abertos podem sim rodar no tal hardware abençoado sem gambiarras, mas vão precisar das bençãos da Microsoft. Quem acredita que vão dar levante a mão ai na plateia. =)
Imaginem agora a vó de vocês ligando de tarde no seu trabalho e dizendo: “Querido, acabei de encontrar numa busca aqui no Bing um programinha que faz slides com fotos, faz um Jailbreak no meu computador popular (para não citar marcas) pra eu poder instalar.”
Resumindo minha piadinha, usuários mais simples nem saberão disso.
Matthew diz ainda que está sabendo, meio por baixo dos panos que a Microsoft está querendo mesmo trollar todo mundo, e que o assunto ainda é novo e não é motivo de pânico, mas que já dá para todo mundo começar a se preocupar.
Minhas considerações finais são as seguintes:
O Windows 8 ficou bonito (pelo menos nas imagens da internet, a versão de testes não rodou aqui no meu note), vai ganhar muitos usuários, já que gostaram até do Windows 7 (que particularmente não me chamou a atenção visualmente), onde para boa parte desses usuários o que vale são as transparências e o “incrível” Alt+Tab do Aero (desde quando o Compiz faz isso mesmo?).
A nova versão vai gerar uma boa receita, mas a computação em nuvem está tomando cada vez maior forma, e com distribuições Linux como Ubuntu, Fedora, Mint e Open Suse ganhando cada vez mais espaço na única área que a Microsoft domina, que são os Desktops, mostra que não só o Linux, mas tudo que é sistema Não Microsoft está gerando grande medo nos caras, não nego que Microsoft e outras empresas tem alguns produtos muito melhores no mercado, mas o crescimento exponencial do Linux nos últimos 3 anos está deixando o pessoal de cabelo em pé, com vários softwares e jogos de qualidade sendo lançados para nossa plataforma, e assim como também estamos vendo guerrinhas entre Microsoft e outros fabricantes no mundo de dispositivos móveis, parece que teremos o mesmo em nosso mundo também, mas querendo ou não, sempre haverá “um jeitinho” de remediar a situação… Comentem!
#NOTA IMPORTANTE
Antes que o pessoal do mimimi venha se manifestar, lembro a todos mais uma vez que este artigo trata do mercado de computadores com Certificação Microsoft Windows 8, ou seja, aquelas máquinas com instalação OEM. Não serão todas as máquinas do mundo que terão o secure boot, não serão todas!!!
Que absurdo! Bill Gates deve ter algum problema… E eu que pensei que depois da aquisição da Nokia (uma das colaboradoras do Linux Project) isso iria mudar.
Isso é no minimo ridiculo, tentar fazer as pessoas usarem APENAS o soft do bill gate$ deste modo é tirar a liberdade de escolha de algo que pagamos. Quando eu vou comprar um computador nao quero saber qual o soft que ele tem (vou instalar o ubuntu mesmo!) e sim o hardware. E ainda que eu quisesse saber qual OS que vem com ele de “brinde” eu quero escolher quais programas usar… Cada vez mais faz sentido o termo “SOFTWARE LIVRE…
Concordo com você, achelinux.
Cara, parem de meter o nome do Bill Gates no meio, o Bill gates não faz mais nada na porra da microsoft, é o novo CEO deles o tal do Steve Ballmer que ta fudendo tudo aki pro lado da gente
Concordo plenamente contigo meu amigo
Ótima matéria, é noix de Guaratinguetá :)
Se isso realmente se concretizar é muito provável que logo depois do lançamento do Windows 8 a justiça seja ativada e os processos contra a Microsoft comecem a rolar.
Com relação aos micros estamos salvos pois podemos montar. O duro será no casos dos notebooks, pois estes ja vem prontos de fábrica e ai conseguir instalar qualquer outro S.O será mais complicado. Mas tomara que consigam um jeito de criar um patch pra quebrar essa chave rs
Peraí, isso não caracteriza venda casada? Proibida pelo Código do Consumidor.
Tambem axo a mesma coisa
Caracteriza sim diretamente. Qualquer um vai poder ligar na empresa que concordou com a microsoft e pedir de GRAÇA que mudem o hardware. Eh só ser cidadão e realmente ir atrás, assim as empresas terão um prejuízo enorme, e aprenderam. É simples assim.
A M$ é muito esperta, ela vai tentar barrar o crescimento do Software Livre a qualquer custo. Quanto à ser venda casada. Alguém já viu computador no brasil ter opção de SO no ato da compra? e isso é venda casada, mas nosso país ainda precisa crescer muito neste aspecto. Aí alguém poderá dizer que é só não instalar o SO que vem para que o computador venha sem SO, mas isso dá um trabalho incrível e geralmente é feito quando a compra é efetuada pela internet.
A M$ só está demonstrando que só pensa naquilo! (dindin no seu bolsin…rs)
Cara isso é venda casada sim! Código de defesa do consumidor neles! Pelo visto vou ganhar algumas boas indenizações na justiça! Onde já se viu isso!! tio bill quer acabar até com nossa liberdade de escolha!
É né, como a Microsoft não tem capacidade para fazer algo melhor, então tenta amarrar seu usuário com essas travas. Para mim será indiferente, já que não compro computadores completos, vou comprando as peças separadamente e depois monto. Mas essa atitude da M$ se resume em uma única palavra: MEDO!
Outra coisa, eu consegui rodar o Windows 8 no VirtualBox e sinceramente não achei nada legal, parece uma mistura do Win7 com o Windows Phone, achei totalmente ridículo aquele menu iniciar, só vai prestar para quem tiver tela touch screen mesmo.
Esses caras sempre ferrando e escrotizando a nossa experiencia com os pcs ! falta pouco pra q eles tentem patentear ate a minha ereção !
kkkkkkkkkkkkkkkkkk boa!
É perigoso ele querer brecar até o crescimento do Brasil além da ereção…..
rsrsrsrsrrsrsrsrsrrs
já nao basta os programas academicos da micro$oft que criam novos “dependentes” no nosso ensino básico / técnico a cada dia, agora querem engessar os computadores… titio balmer e suas saidas de mestre
acho que o sonho da Microsoft é ser a Matrix.
E por isso que eu estou gostando do Ubuntu, e sei que todos estando unidos achará uma solução, a respeito do secure boot.
É isso aí Rodrigo, este é o caminho, e peço aos anjos celestes que nos apoiem a isto.
@Ronaldo,
Vc poderia ter respondido a todos num único comentário hein?
a M$ esta com medo do LINUX, o LINUX ja domina no servidor e
esta crescendo cada dia no desktop e etc… eu tenho o windows 7 lite, office 2003 e 2007, mas foi tudo crackeado.não pago nada para esses mercenarios. deixo o widows 7 e office para minha esposa e utilizo o otimo , estave,seguro ,leve e free: UBUNTU desde 2008 e só tenho elogios pelo otimo S.O . assim como o FEDORA, SUSE, LINUX MINT,DEBIAN, MANDRIVA e etc….quem usa LINUX, já mais sentira falta do ruwindows, pois é lento,trava contantemente, um camihão de atualizações deixando o sistema pesado e com preços dde 300 a 650 reais. isso é um absurdo……
Essa idéia do M$ beira o absurdo! Mas, é nisso que são especializados os amigos do tio Bill. Mas, verdade seja dita… o Linux, que teve uma evolução fantástica nos últimos anos ainda tem um caminho em alguns aspectos. A exemplo do Ubuntu que nas últimas versões tem sido um modelo de falhas e bugs, especialmente de interface. O X.org que a muitos anos é quase o mesmo. Ainda assim, prefiro 1.000.000.000 de vezes o meu BSD que qualquer M$ Lixo por ai…
Bem que o Bill podia pegar um cancerzinho tambem… Eu faço questão de não comprar nada da marca que apoiar isso. Vai ficar dificil comprar notebook mesmo, mas o PC de casa eu monto e levanto o dedo do meio pra MS! Ubuntu forever!
Bom no que se trata de softwares proprietários, temos diversos casos de abusos, mas o mercado se sujeita a isso, e infelizmente o usuário “por pura preguiça de aprender” prefere ficar na mão dos grandes fabricantes “em Massa” de sistemas operacionais, no geral só vejo isso como mais uma ato desesperado de quem acha que a comunidade Linux, estará tão preocupada com estas “manobrinhas” de notável medo, afinal respirar é livre, viver é livre, e o software também deve ser livre para todos. Gostaria também de pedir que todos nós tivéssemos mais empenho em tentar mudar a cabeça de clientes, empresários e desenvolvedores, para que o mundo fosse sim, mais livre e melhor pra as pessoas que gostam de utilizar um sistema operacional que pode ser baixado e configurado sem termos que “ter” um cartão de credito no bolso.No trabalho tenho que utilizar windows…mas em casa eu,meu filho,minha esposa e outros adoramos e usamos linux de diversas distribuições e apesar de algumas imposições do mercado(internet e alguns Bancos), estamos muito satisfeitos. Pense livremente, use e difunda o linux… abraços a todos.
O Linux está evoluindo, que venha o servidor wayland no lugar do X, daqui a dois anos ou 3 está funcionando, daqui pra lá o Linux continuará crescendo.
Prefiro o Ubuntu. Não pega virús e não trava Devemos acionar a justiça. A Microsoft não é dona do mundo !
Cara, o Windows é melhor mesmo, então eu acho que todo mundo deveria formatar seus HDs e comprar um Windows 7 Ultimate! hahahaha
ironia ou verdade?
se for aki nao e o lugar pra apoiar o Ruindows não
Afê! Vc fumou maconha da marca W7 e pasará logo-logo pro W8. Boa morte pra vc com o Ruinwindows. Essa droga é cara, hein?
Será que o Bill consegue comprar a Rua Santa Efigênia????????
Eu te garanto que quando o Ruindows sair em uma semana o pessoal de lá já deu um jeito. Pobre Bill………
E que venha o Linux, sem vírus outra máfia dos Bills da vida
e a única coisa que eles não conseguem fazer é o RUINWIDOWS DEIXAR DE TRAVAR. O RESTO ELES TENTAM DE TUDO. O PODER DA GRANA AINDA PREVALECE. SR. BILL E OUTROS SE PREPAREM, JÁ ESTÃO NA FRIGIDEIRA………………
hum… isso pode até dar um retorno pra M$ no começo, mas não vai “pegar”. Quem vai kerer comprar uma makina “trankada”? Mesmo que usuários finais nem saibam o que é isso, acabam descobrindo. Nem que seja pra falar que a mákina é “bloqueada”, “travada”, ou qualquer termo que acabe se popularizando… e essas mákinas acabarão sendo vendidas e revendidas com prejuízos. Além do mais, é saber se os fabricantes estarão interessados em selo de M$ neste caso. Acho que não.
o ubuntu esta virando uma realidade!daqui a 3 anos o ubuntu ja deve esta rodando muita coisa que não roda hoje!eles vão fazer de tudo pra para o laranjinha!kk!mas axo dificil!da neles ubuntuuuuuu!!!!!!!!!!eterno linux!
Eu adoro quando o pessoal da Microsoft toma esses tipos de atitude. São um verdadeiro tiro no pé. :D
A aple faz esse e outros tipos de sansões mas seus produtos são direcionados a consumidores “classe A” – Aqui em baixo, no mundo real, qualquer restrição é igual a perda das vendas…
Ainda bem que meu notebook dá pra fazer upgrade e aguentar por um booooom tempo. rsrsrsrs
Já tive a (falta de) sorte de pegar um laptop com secure boot, foi uma luta ate eu me ligar nisso, migrei para o ubuntu e não me arrependo, com essa palhaçada de bloquear outros sistemas, a microsoft não respeita os usuarios do proprio sistema e depois não querem ser pirateados (quem nunca).
Tenho 23 anos de carreira em TI, atuo com Windows, Linux, VMWare e Redes e sou categórico quando me perguntam; Qual a melhor solução?
– Aquela que funciona!
O Windows é superior em alguns aspectos e Linux é incomparável em outros, essa iniciativa vai evidenciar ainda mais as falhas do Windows, será de fato e sem dúvida um tiro no pé. Mas minha posição continuará sempre a mesma, prefiro um Sistema Operacional que funcione e não me dá problemas.
Linux, sem dúvida. (Mint 17)