Opinião sobre o Ubuntu 11.10 do UD

O que penso e vejo na versão 11.10 do Ubuntu, da Canonical. O texto que escrevo se apoia no feedback de dezenas de pessoas que testam a nova versão e na minha experiência com a distro linux. Não é a verdade absoluta. É uma opinião.

É a primeira vez que faço uma opinião de uma versão do Ubuntu. Nunca tive vontade e nem achei necessário fazê-lo antes, mas desta vez, a vontade foi maior.

A 6 meses estamos esperando esta versão com muita ansiedade, pois estamos acostumados com a política e metodologia da Canonical em liberar versões novas 2 vezes por ano. E como não poderia deixar de ser, a expectativa sempre é maior do que a realidade. E temos que tomar cuidado para não virar uma frustração.

Comecei a testar o 11.10, na versão Alpha 2. E porque usar uma versão Alpha? Todos sabem que versões Alpha e Beta tem bugs, e muitos, mas como colaborador eu precisava reportar os bugs para que eles fossem corrigidos e isso faz parte. Apenas reclamar não iria resolver o bug. Devemos reportá-las aos responsáveis e esperar pela correção que é muito mais rápida do que estamos acostumados em outros sistemas operacionais. Sendo assim, comecei a reportar.

Desisti.

Eram tantos bugs que não dava para utilizar os sistema. Esperei pela versão BETA 2.

Não consegui instalar a versão por conta de conflitos com o .pulse e com uma ajuda de um amigo – @aprigiosimoes  – pude finalmente instalar.

Mais bugs!

Mas não desisti desta vez. Fui reportando sempre. Os bugs iam diminuindo a cada dia. Minha esperança estava em alta.

Por meio do Twitter do UD, ia recebendo o feedback dos seguidores que também estavam testando a versão 11.10, ainda em BETA. Todos praguejando de erros, de janelas que fechavam sozinhas e etc. Mas calma turma, é BETA mesmo!

Enfim, chegou o dia do lançamento do 11.10.

Quinta-feira passada o mundo linux “parou” para baixar a nova versão, instalar e utilizar. Eu não estava tão esperançoso neste momento…

Alguns bugs teimavam em existir, mas era compreensível pois se a Canonical não arrumou a tempo, não seria no dia do lançamento que iriam soltar o update. Vamos esperar.

Claro que updates iriam pipocar poucas vezes dias depois do lançamento, por uma questão de processos internos da Canonical. Tudo ao seu tempo. Mas, “Agora Inês é morta!”.

Unity – para que te quero.

No Twitter, muitas reclamações no coitado – ou não? – do Unity.

Esta interface é inovadora e melhorou muito desde o 11.04, quando foi incorporado ao Ubuntu. Mas nesta versão ainda existia a opção de usar o Gnome Clássico (Ubuntu Clássico) no gerenciador de login. No 11.10, não existe mais esta opção.

O grande problema do Unity é que ele não responde rapidamente aos cliques do cursor e em alguns casos, não aparece um programa que acabamos de instalar no Dash (isso aconteceu comigo).

Não quero e nem vou ficar “metendo o pau” no Unity, pois eu o acho revolucionário e deixou o Linux antenado com os dispositivos móveis, como tablets.

Ai é que esta o problema!

A Canonical mira no uso dos tablets com o Unity, mas:

  1. onde estão os tablets com o Ubuntu embarcados?
  2. quem disse que o povo do Desktop iria aprovar o Unity?
  3. monitor touch não é barato para quem usa um sistema operacional gratuito.

Estas poucas perguntas já bastam para o povo ficar esperto e de orelha em pé. Muitos instalam o Gnome Shell ou o Gnome clássico.

Mas o que me deixou mais perplexo é que, no meu caso, o Ubuntu não ficou tão ágil quanto foi a versão 10.10.

Personalizações

No mundo linux, o que mais me fascina é a oportunidade de personalização do sistema, ou seja; posso alterar, incluir, tirar e compartilhar. Isso é a liberdade!

Quando não temos mais opções de personalizações que estávamos acostumados, gera frustração, raiva e medo. Claro que existem soluções e “gambiarras” das mais diversas, mas eu me pergunto “por que complicar?”.

O Ubuntu ainda é a distro linux mais fácil de se usar no planeta. Para os novos usuários ele é um universo novo a ser explorado. Mas para os usuários antigos, o cenário muda.

O Ubuntu deve estagnar? Óbvio que não! Mudar a cor da grama atrapalha, mas você se acostuma. Mas pode mudar o pasto inteiro?

Futuro

Em poucas semanas, tudo que eu escrevi acima não deve mais estar valendo. A dinâmica do mundo linux não deixaria. E é nisso que mantenho minhas esperanças. Hoje se alguém me pergunta se devo fazer o upgrade eu digo:

“Espere algumas semanas.”

Tudo pode mudar em vinte minutos, não acha?

52 comentários em “Opinião sobre o Ubuntu 11.10 do UD”

  1. Eu ainda continuo firme com o Ubuntu e torço para que o Unity melhore cada dia mais. Acho que a proposta é boa, só precisa de mais tempo de aprimoramento. Creio que poderiam ter realizado a mudança de forma gradativa.
    É isso!

  2. Envie um e-mail pra Canonical agora a tarde com mais de uma dezena de bugs que notei no sistema como:

    – ícones da tela principal do menu Dash aparecendo cortados pela metade depois da substituição de alguns programas por outros
    – bug no cursor do mouse que tremula quando movimento uma janela encostada na barra do sistema
    – o chrome só ficou compatível com o U11.10 depois de uns updates que foram lançado, caso contrário a Central dava erro interno
    – o sistema congelou duas vezes quando tentei remover um HD externo USB, isso aconteceu com outros pelo que li na net.
    – a barra de buscas do menu Dash ficava bugada quando eu usava as teclas de navegação do mouse pra corrigir a palavra
    – o menu contexto do lançados não respondia
    – pequenos travamentos do sistema durante a transferência de arquivos grandes, esse vindo ainda da ver são 11.04
    – sistema mais lento ao iniciar, desligar

    Vi até erros básicos como aquele indicador da porcentagem de RAM e Swap no Monitor do Sistema, as bordas da imagem desses indicadores são nítidas, ficou muito visível

    Esses são alguns, mas também curti o novo visual da Unity, a interface ficou refinada, mas simples, o que é perfeito! No geral o sistema está mais leve, rápido e bonitão =D

  3. Eu tive muitos problemas com a versão 11.04 e o Unity não funcionou muito legal comigo.

    Eu instalei o Arch Linux com gnome shell em dual boot, e o gnome shell me prendeu tanto que eu fui parando de usar o ubuntu.

    Agora na versão 11.10 eu voltei ao ubuntu e instalei o gnome shell e não tive até agora nenhuma bug.

    Recomendo altamente o gnome shell pois está bem mais leve e estável.

    Podiam fazer um Gubuntu, já com o gnome shell instalado.

    Eu ia gostar muito!

  4. Grande Maudy, acompanho seu trabalho desde o princípio, e sempre considerei seus reviews e dicas de suma importância, embasando minhas decisões profissionais como consultor da área e de desenvolvimento web.

    Assim como você, sou entusiasta de Linux desde os primórdios, usuário de ubuntu desde 5.04, também passei por cada uma das situações bizarras, como aquela da atulização da Nvidia se não me engano na 8.04 que quebrou ambientes gráficos por meio mundo, e a chegada do Unity sem a versão 2D para computadores sem aceleração gráfica que deu muito trabalho.

    Recebí com muito apreço desde ontem, os chamados de atualização em dezenas de máquinas que possuo o Ubuntu instalado, muito singelas e com apenas 1MB de vídeo- (isso mesmo, 1mb) – todas Unity 2D rodando, pois o 3D não foi capaz de rodar (claro).

    Para minha surpresa, a atualização correu com absoluta normalidade, e ainda mais, dispensou qualquer gambiarra para iniciar com o ambiente, foi reiniciar, logar-se na belíssima nova tela de login, e usar com plenitude o Ubuntu com Unity e tudo, e repito, sem aceleração gráfica.

    A princípio tem sido tranquilo e estável, rodando todas as aplicações sem travamentos ou os fechamentos que reportou, inclusive com um acréscimo de velocidade em alguns pontos, como a abertura do Dash.

    Posso ser um sortudo talvez.. até 10 vezes mais sortudo ..rsrs, mas divergente de sua recomendação, encorajo sim a migração para a nova versão, há sim estabilidade suficiente para utilizar com destreza nosso amado sistema.

    Apenas para somar, experimentei outros ambientes gráficos também no 11.04, inclusive o recente Gnome 3 que arrasa na beleza, mas todos em minha opinião de usuário final, pecam num fator crucial, – intuitividade – , nada se compara a apertar a tecla Win, digitar 3 letras e dar enter para abrir um aplicativo, é muito gostoso o dia-a-dia no Unity. Foi uma das melhores coisas que já aconteceram no universo Linux, e torço de coração para que continue, é a “desnerdificação” do sistema.

    Ps. Experimente colocar o Unity em frente à uma mulher (normalmente mais resistentes às mudanças) e pergunte o que ela acha depois de 5 minutos utilizando, vai se surpreender (como eu) com a resposta.

    Sucesso e vida longa ao Linux!

  5. “Espere algumas semanas.”
    Tenho a mesma opinião, na verdade tenho tido essa opinião desde de que abandonei de vez o “Ruindows” e entrei de cabeça no mundo Linux sem arrependimento nenhum. Quando vi o U11.04 decidi esperar mais um pouco, esperei pelo U11.10 para ver que aconteceria, se eu poderia ter a mesma autonomia que tenho com o meu atual U10.10. Infelizmente isso não veio. U10.10 é extremamente rápido, tem uma performace ótima e eu posso alterá-lo da forma que quiser: adoro meu docks AWN e Cairo dock, colocar temas e ícones diferentes (principalmente o FAENZA). Enfim, estava pretendendo mudar para o U11.10, já que o U10.10 perde suporte da Canonical em Abril de 2012. Mas pelo jeito vou esperar até esse suporte acabar e sair o U12.04 =P

    1. Quer continuar usando suas docks AWN e Cairo no 11.10? Simples, instale o OpenBox e na tela de login escolha Gnome/OpenBox. Fiz isso e estou usando minha dock AWN como lançador de aplicativos do mesmo modo que fazia no 11.04 e antes disso no 10.10.

  6. Eu estava na 10.04 e somente dessa vez me animei a fazer o update. Tive que ir para 10.10, depois 11.04 até chegar na 11.10, quase 24 horas instalando, instalando, instalando… Não tinha usado o Unity e simplesmente adorei, até agora só tenho que reclamar dessa 11.10 da velocidade inicialização/encerramento, o restante pra mim está demais, muito bom mesmo e olha que saí de uma LST.

  7. realmente esta muito ruim esta versão do ubuntu, aqui já travo mais de 6 vezes, e já notei um monte de bugs é lamentavel a porcaria que canonical fez dessa vez, conseguiram piorar o que estava bom, enfim não recomendo o ubuntu 11.10 nem ao meu pior inimigo!

    vou voltar para a 10.04 que eu ganho mais LoL

  8. aí, meu deus, nunca gostei de Unity prefito de Gnome clássico ou Gnome 3. vou voltar pro 10.04.3 LTS 11.04 teve problema de GRUB que horrível

  9. Cara, eu instalei a 11.10 no trabalho e caralhou o meu computador todo. Segunda-feira vou passar o rodo em tudo e voltar pra versão 11.04.

    Como você mesmo disse, deixa passar umas semanas e aí a gente vê se instala a versão mais nova ou não.

    Em casa, sem chance de atualização por enquanto.

  10. O que me fez mudar definitivamente para o Ubuntu ERA o fato de todos os programas das versões anteriores funcionarem nas novas versões! O que definitivamente não ocorreu na versão 11.10! Vários programas como por exemplo o “Gwget” gerenciador de downloads não puderam ser instalados no Ubuntu 11.10! Espero que isto seja corrigido…

    1. Realmente, muitos programas não funcionam bem com o 11.10, incluindo o Deluge e outros, para quem optou pela atualização direta do 10.04 para a jaguatirica.

  11. Bom eu já usei algumas versões e faz tempo que estou na 10.04. Mesmo sabendo do risco resolvi instalar o 11.10. Vários bugzinhos chatos apareceram. Mudei pro Unity 2D, os bugs praticamente sumiram mas achei ele bem feinho. Instalei o Gnome Shell mas não me deixou 100% satisfeito tbm (fresco eu, né? ).
    Moral da história: voltei pro 10.04. Criei uma VM com o 11.10 e vou ficar usando por lá. Quando eu sentir que deu uma melhorada eu tento ele de novo.
    Mas o eu gostei do Unity, acho que no futuro ele vai melhorar muito…

  12. Ótimo artigo, parabéns.
    As pessoas esquecem que o Ubuntu é “aberto” e mesmo na versão final, bugs podem aparecer, mas em vez de reclamar, continuem reportando. Sim eu sou um dos que reportam alguns erros. Só reclamar e falar mal do coitado não resolve. A Canonical mais do que seus seguidores das redes sociais devem saber dos bugs, reclame pra eles e não para nós.

  13. Instalei o ubuntu 11.10, tudo pefeito, porém fiquei decepcionado com o gerenciamento de energia do ubuntu, que inclusive está consumindo mais energia que as demais versões, devido a isso voltei para 11.04.

  14. Acho que algumas semanas não bastam… O Unity é ainda uma criança e precisa amadurecer muito. Até agora a melhor versão do Ubuntu é a 10.10 (que ainda usava o Gnome como interface principal), mas tenho usado a 10.04 em minhas máquinas por ser LPS, pois acredito que a Canonical ainda vai nos decepcionar bastante com as próximas versões. O Unity promete ser inovador, mas nunca deveria ter saído da versão beta tão imaturo.

  15. Cara gostei muito desse seu comentário!!! Realmente eu encontrei muitos bugs, inclusive alguns que você comento aqui. Para ser sincero eu irei continuar utilizando o Ubuntu 11.10, porque mesmo com os bugs eu gostei muito de como ele esta agora. Eu não usei o Ubuntu 11.04 pois não gostei de como o unity estava, mas gostei muito da ideia dessa nova interface.
    Uma coisa que preciso falar é que não estou conseguindo instalar o programa WebBoard que eu utilizava muito espero que corrijam isso, pois faço faculdade de Engenharia da Computação e usava muito ele para ajudar alguns amigos na matéria de Programação 1.
    Uma coisa que na Central de Programas é que ela esta esta muito lenta para realizar algumas tarefas, uma coisa que que melhor foi que quando se clica em uma imagem de um programa ela aparece bem mais rápido o que antes demorava. Quando clico para instalar um programa quando já tem um em processo a central meio que trava e demora um pouco até voltar a responder.
    Para não me prolongar eu gostei muito de como o Ubuntu esta atualmente, porem essa versão veio com muitos problemas, espero que o pessoal da Canonical responsável pelo Ubuntu não se preocupem com o visual para a próxima versão e sim com o desempenho e com a estabilidade do sistema visto que a próxima versão é uma LTS. O visual e a usabilidade do sistema estão bem do jeito que estão, nesse ponto só esta faltando a personalização
    Gostaria de saber como ajudar com descrição de bugs em meus testes com o sistema e/ou sugestões? Como você disse aqui que é um colaborador posso repassar algumas coisas por seu intermedio Maudy? Ou como eu poderia fazer isso?

  16. Ops… Esqueci de comentar um bug que me deixa revoltado!!! Eu uso o Ubuntu 11.10 amd64 e desde a versão 10.10 quando comecei a usar o Ubuntu amd64 o FireFox insiste em ficar travando e só agora que reparei que parece que o problema é com o adobe flash!!! Aqui na minha Central de Programas esta aparecendo os seguintes pacotes: “adobe flash plugin 10” e “plug-in adobe flash”. Se instalo o “adobe flash plugin 10” o FireFox fica travando quando abro imagens e algumas coisas no Orkut e no Google+ se coloco o “plug-in adobe flash” ele tem que desinstalar o outro e algumas coisas não funcionam… Espero que resolvam isso logo que isso esta me incomodando muito, e eu não gosto do Google Chrome nem do Chromium pelo simples fato de não ter um gerenciador de downloads que preste!!! Só para lembra esse tipo de travamento só acontece comigo com o Ubuntu amd64 com o i386 que a Canonical recomenda não acontece…

  17. Sigo o UD desde o tempo do blog (ou SÓ do blog, sem o “.com”) e tenho seguido, mais recentemente o twitter também. Foi por lá, que vi o “conselho” dele, pra que o pessoal que usa as “LTS” não migrassem (ainda pelo menos) pra 11.10.
    No caso, estou usando a 11.04 (com minúsculos problemas, nada que atrapalhasse -de fato- a usabilidade).
    Apesar dos comichões (adoro novidades) resisti a tentação e não fiz update logo de cara.
    Estou estranhando um pouco, ainda, o Unity, mas confesso que aos poucos vou pegando o jeito.
    Sem dúvida é um passo a frente em termos de “design” nos desktops (ao menos), e tem lá suas facilidades também, apesar dos estranhamentos iniciais.
    Sei muito pouco do Ubuntu ainda, apesar de já ter passado por umas 3 versões… Ainda nao consegui “desmamar” totalmente do Windows, em muito, por causa do trabalho e da escola. Mas DESSA VEZ, estou fazendo realmente um GRANDE esforço pra usar cada vez mais o pinguim.
    O pouco que sei, é o suficiente pra instalar e ajudar inicialmente os amigos (em geral com maquinas mais fracas e não raro com conex. -muito- lentas, ou SEM CONEX) a usar o sistema.
    Os que tenho apresentado ao Ubuntu, até o momento TODOS tem ficado de “satisfeitos” a “MUITO satisfeitos”.
    Entendo a frustração do pessoal que queria “cair dentro” de uma distro nova, que fosse 100% funcional, e que se decepcionaram com algo que “não era bem isso”.
    Mas acho que, seguramente, vale a pena aguardar um pouco mais, e esperar as atualizações. Tenho certeza que o 11.10 ainda vai dar muito show, e será lembrado como mais um (grande) passo a frente na história do Linux no Brasil.

  18. No meu caso só percebi melhoras em relação a versão 11.04 que por sinal foi péssima aqui no meu PC. Estou gostando bastante da 11.10 está rápida e estável, claro que não gostei dos temas que vieram nela e na falta de opção para temas nativos que era mais bonitos na versão anterior. INstalei o Gnome shell que também adorei e achei até mais leve, porém ele é menos intuitivo.

  19. Boa tarde pessoal,

    Tenho uma duvida vale a pena usar LTS ou sem LTS ?não atualizar de Kernel 3.0? Ainda estou pensando continua usado LTS até na próxima de versão LTS pois como eu disse antes que nem gosto muito de Unity e 11.10 esta cheio de bugs principalmente de Grub assim aconteceu do ubuntu 11.10.

    1. Olá Samuel!
      SEGUNDO DIZEM (mas pelo que leio/vejo por ai, existem exceções) as “LTS” são GERALMENTE, mais “estáveis”, “maduras” que as “versões normais” (ou sei que nome se dá a elas, PEDRÃO, ajuda ai!).
      No caso específico da “migração” da 11.04 (que é uma LTS) pra 11.10, PARECE que NESTE MOMENTO está valendo mais a pena FICAR na 11.04!
      Ainda, PARECE (impressão minha, baseado pelo que tenho lido pro ai) que o pessoal que está “migrando do ZERO” ou seja INSTALANDO via CD “desde o começo” (sem usar a atualização pelo sistema (gerenciador de atualizações), formatando a máquina e etc, está tendo MENOS PROBLEMAS.
      Enfim, em vista da grande quantidade de bugs que TODO MUNDO (tá, não é TODO mundo, é QUASE todo mundo… hehehe) está relatando, EU, no seu lugar, FICARIA “onde está” e esperaria um pouco.
      Ou seja, SEGUIRIA a OPINIÃO aqui do UD.
      A minha maquina pessoal, e as maquinas dos meus amigos, estão no momento sem atualizar, aguardando ver “o rumo das coisas”.
      Como canta o grande Jorge Bem (Johr): “Paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém” (fazem? hehehe)
      Abs []
      BG

  20. bom uso ubuntu a uns 8 meses ja fui direto na 10.10 64 gostei muito,achei mais rápido que windows para fazer varias coisas(se não for todas neh), eu acho e senti em questão de desempenho pelo menos para min,em relação ao flash que ja foi mencionado em comentários para aversão 64 ele eh muito como posso dizer”bem meia boca”,e outra adoro o interface gráfica do 10.10 por que é bem diferente do windows,se quise-se algo presido nem mudava de sistema….
    Ok então lançaram a 11.04 vi alguns vídeos, e vi todo mundo metendo o pau no Unity e falando que bugs la era mato de tantos que tinha,pois bem esperei 6 meses ate a 11.10 pois achei que estaria mais ok,pois queria “tentar “usar o unity 100% para não ficar meio traumatizado,pois bem lançaram a versão no mesmo dia ja fiz o download,gravei e ja toquei ficha no meu pc….
    Ja de cara senti que estava mais lento,poxa tu aperte um botão naquela barra e demora pra tudo acontecer,não deu outra fiquei dois dias “sofrendo” com aquela coisa(unity) e logo mais voltei para a 10.10 aonde eh mais rápido e conserteza mais estável…..
    mudarei somente quando ver que esta ok ou se mudarem o unity ate meu atual momento essas é minha ideia…
    abraço a todos

  21. Pessoal, uso o Ubuntu desde a versão 10.04, mas testei todas até agora… igual a 10.10 ainda não achei. Ela é mais rápida, simples, estável e faz tudo que as outras fazem. Sinceramente será que alguém precisa do unity? Não quero dizer que devemos ficar parados no tempo, mas para mudar tem que ser para melhor… abs,

  22. Definitivamente não gosto do Unity e, por isso, na versão 11.04 eu usava Gnome Classico sem as barras inferior e superior (substituídas pelo AWN). Na atualização para o 11.10 não existe mais essa opção e, por isso, instalei o Gnome-Shell. Tive alguns problemas com o Gnome 3 que ainda dá umas travadas. Talvez seja o tema que instalei que era baseado em GTK2. Em todo caso, instalei o OpenBox e na tela de login escolhi Gnome/OpenBox. Enfim, estou com o melhor de dois mundos: o OpenBox como gerenciador de janelas com a base do Gnome e minha dock AWN como lançador de aplicativos funcionando corretamente. Ah, sim, os screenlets que eu usava no 11.04 também estão funcionando bem no Oneiric com Gnome/OpenBox.

  23. Realmente, um pouco decepcionado com o Unity desde o 11.04 e agora com a 11.10 percebo que limita muito a liberdade de configurar a seu gosto o desktop e também vejo muito demorado para abrir as janelas. Espero que como o kde 4.0 (que ainda era imaturo) más com o tempo ficou bala (kde 4.6) o Unity melhore. Más por enquanto instalei OpenSude 11.4 Kde e estou gostando muito, é uma distro robusta com suporte da comunidade e em atualizações e software. Não deixaré o Ubuntu nem o Linux, nem pensar em voltar pro ruindows, linux é computação de verdade, outro mundo.

  24. Pessoal é o seguinte, instalei no dia de lançamento o u11.10 e tive alguns probleminhas chatos: o pc não desliga clicando em “desligar…”, o meu usuário que eu criei na instalação quando eu usava o terminal e usava algum comando tipo “sudo apt-get update” quando pedia a senha dizia que meu usuário não estava incluso no sudoers e levou-me a hoje (17/10) ter que fazer uma reinstalação. independente disso, continuo com ubuntu sendo meu OS único no hd e nem pensei (mentira, pensei sim) em pegar o famigerado xpezinho que tenho guardado aqui, mas meti uma reinstalação (até tranquila) e agora é só esperar as atualizações. outra coisinha: 2 programas ótimos que eu usava no 11.04, o “caffeine” e o “f.lux” não funcionam nessa versão (até adiciona o repository mas não instala) e vou levar sem eles até normalizar. Abraço galera!

  25. Ola, infelizmente encontra-se impossível usar o novo ubuntu em meu computador, problemas iniciais ele não reconhece a conexão por modem 3g, alem disso, o drive da placa de vídeo quando instalada, trava todo o gráfico do sistema operacional (trava todos os itens de acesso e não permite acesso a nenhuma pasta). Ha, utilizo um note HP Pavilion DV5 placa de vídeo ATI Radeon. Aguardo alguma dica, já tentei atualizar e Tb já instalei formatando. Nenhuma funciona.

  26. Instalei a 11.10, tudo muito bom. Comecei mexer e alterei para 3D para ver o que acontecia. E aconteceu, sumiu tudo. Lançador, menus não estão mais disponiveis. O que fazer para voltar o lançador lateral? Se alguém poder ajudar, obrigado.

  27. Vi em algum lugar dizendo que a canonical adotaria releases mais rápidos, e o motivo era justamente esse, evitar bugs. No artigo dizia que as versões entre as LTS eram como betas para as próximas LTS, que já que o cronograma era muito apertado (6 meses entre o 11.10 e o 12.04 LTS), os desenvolvedores acabavam liberados versões bugadas para não deixá-las de fora. Dizia também que a maior discussão entre o modelo de 6 meses e o de mês em mês (11.11, 11.12, 12.01, …) era que as pessoas poderiam não gostar de ter que todo mês atualizar o sistema.

    Quanto ao unity, achei-o interessante, é um diferencial já que os outros sistemas acabam adotando KDE/Gnome e ficam “identicos”, mas ele ainda é muito novinho, com o tempo irá amadurecer e agradar melhor principalmente quem está acostumado a flexibilidade do Gnome 2. Na verdade o mesmo aconteceu com o Gnome 3, pelo menos comigo, não gostei muito. Mas o Gnome 3.2 já parece bem mais interessante (ainda não testei) e tudo tende a melhorar com o tempo.

  28. Uso Ubuntu desde a versão 7.4, sempre me surpreendeu com as novas versões e possibilidades que me proporcionava em poder descobrir com facilidade e modificá-lo. O que não aconteceu nas últimas versões desde a 10.04. Uma mudança brusca no ambiente gráfico, sem prévia consulta dos seus utilizadores mais fiéis, como eu, ocasionou a mim uma desconfiança e desapego com a distro. Me senti ofendido e diria até um tanto revoltado com as mudanças feitas nas últimas duas versões.
    Para mim, o Unity é inovador e chega num bom momento com as novas tecnologias de tablets e monitores touch. Porém, eu não sou um usuário dessas duas variantes, e não tenho interesse em me tornar, talvez para uso não cotidiano, mas ainda sou um usuário de desktop convencional e não abro.´
    Testei o Ubuntu 11.10, e o que posso dizer, infelizmente, por ser um grande fã da distro e entusiasta do “mundo livre” é:
    – O Unity é absolutamente chato de usar. Não é funcional, tornando qualquer ação do usuário uma verdadeira jornada frustrante. A usabilidade, simplicidade minimalista e praticidade não existe mais.
    – A barra lateral é um tormento, nós temos uma visão horizontal do mundo e no monitor não é diferente. Assim como todas as TVs atuais são widescreen para se ajustarem a nossa realidade. E por que raios uma barra fixa na lateral esquerda, não nos possibilitando modificar sua posição?
    – Já não podemos mais dizer para nossos amigos que ainda usam aquele velho pc sem placa de vídeo que ele irá rodar um linux bacanudo, pois não iá rodar bem.
    – O que aconteceu com o nautilus? Cortaram a barra de ferramentas para ganhar espaço na barra lateral, e esqueceram de olhar o resultado pra ver como ficou feio aquilo.
    – Os temas e modificações já eram? Então estamos cada vez mais próximos de um Windows XP da vida.
    – Instalei o Gnome Shell, para voltar a usar o gnome clássico, pra minha surpresa também não me deixa mais fazer muita coisa. Os menus estão resumidos, os aplicativos de sistema misturados e fora de categorias. Pesquisei e vi que não é mais possível instalar o gnome 2 no 11.04 (me corrijam se estiver errado), e isso só aumentou minha frustração.

    O que posso concluir, é que os desenvolvedores do Ubuntu deixaram de se preocupar com os usuários de desktop para focar o SO nas novas tecnologias. Me surgiu o medo de que o Ubuntu se torne um sistema apenas de tablets e celulares. Fico triste, pois passei bons momentos com esse sistema bacanudo que eu indicava aos amigos que já ficavam com o pé atrás pela lenda do linux ser difícil de usar, vou começar a concordar com eles.

    Mas não vou desistir do linux apenas por isso, agora estou usando Ubuntu com KDE4. Este é só um desabafo de um usuário, não espero entrar em discussões, é uma crítica pessoal. Espero mudar de opinião breve.

  29. Eu estava esperando essa versao a tempos, mas é verdade, os cliques nao respondem bem e achei meio lerdo, principalmente depois do loggin.
    Testei e gostei do Gnome Shell e acredite, meu notebook é um intel Core 2 Duo de 2GHz (comrpei em 2009) e 4Gb Ram… o ubuntu ta demorando ~30 segundos pra iniciar quando é hibernado e ~40 a 45 segundos pra ligar normalmente. Estou bastante satisfeito.

    Espero que o Unity melhore, pq é muito bom…
    até lá, fico com gnome shell que é excelente!

  30. Ao ligar o laptop em uma tv plasma via hdmi a resolução ficou com refresh rate de 50hz… mas o ideal é 60hz. No 11.04 já acontecia isso e facilmente eu conseguia alterar o refresh rate pelo aplicativo monitor. E agora?
    A única forma que encontre foi, toda vez que uso a TV, deligar a tela do laptop, deixando apenas a tela da TV ativa e executar o comando:
    $ xrandr -s 1280×720 -r 60

    Alguém com mesmo problema e uma solução melhor?

  31. Instalei o 11.10 do zero e não tive problemas com performance, pelo contrário, no meu caso está mais rápido do que o 11.04. Alguns pequenos bugs sem nenhuma criticidade ainda restam corrigir.
    O que me chateia é o fato de a Canonical estar limitando gradativamente as opções de personalização de interface do Ubuntu. Qualquer coisa que se queira fazer é necessário utilizar de artimanhas, coisa que é muito comum em um outro sistema operacional.

  32. Deivison Aparecido Silva

    Oi, gente! Olha só, eu uso o Ubuntu há 3 anos e sempre me surpreendi com o quanto este sistema é ótimo. Estou muioto satisfeito com o progresso do software, mas desta vez, infelizmente, esta nova versão, na minha opinião, me decepcionou.

    Eu instalei o ubuntu 11.10 no meu notebook com muito custo. Primeiro, eu fiz um Update. Levei 5 horas para terminar de instalá-lo e quando finalmente fui usar, vi que havia muitas coisas que tinham na última versão que não podemos mais fazer, como mudar a cor da janela e do plano de fundo, também não há mais tantas opções de visual de janela, não têm mais tela de proteção, o sistema ficou muito lento e teve vezes que o unity e a barra de tarefas sumiram da tela e não aparecia nada na tela quando eu clicava com o botão direito, sem falar que travava também. Outro defeito, é que, eu recarreguei a bateria e quando eu fui ligar depois de 2 horas de recarga, o marcador mostrava apenas 69% de bateria recaregada, depois, deixei recarregar mais 2 horas e quando liguei de novo, novamente 69% carregado ! Resumindo, a versão 11.10 me desapontou completamente. Eu desinstalei esta versão e voltei para o 11.04, que era melhor, na minha opinião. Olha, pessoal, aqueles que não gostaram da nova versão, o que acham de escrevermos para a Canonical e dizer-lhes que esta versão não nos agradou? Podemos até mesmo sugerir algumas melhorias na próxima versão, pois se não falarmos nada agora, quando a versão 12.04 chegar, ficará igual a 11.10. Eu vou fazer isto. Afinal, se quisermos que o Ubuntu fique cada vez melhor, devemo fazer a nossa parte, já que somos usuários linux, não é? Então, vamos nessa!!

  33. Tive a sorte de conher o Ubuntu através da versão Maverick Meerkat, com o Gnome amadurecido e uma Central de Programas eficiente e bem cuidada. Ambiente totalmente personalizável e sistema rápido. Fico pensando em quantos novos usuários o Ubuntu perderá se tiverem seu primeiro contato com o Unity.

  34. Falador de verdades

    esse Unity é horrivel…. o gnome3 tambem deixa a desejar
    quero algo simples para trabalhar, nao quero algo bonitinho, quero algo funcional, rapido, intuitivo, o gnome2 era otimo…
    vou voltar para o 11.04 e usar o gnome-classic…

  35. eu nao entendi o ubuntu tiro toda a velocidade do sistema e pior nao tem como customizar sem ser com gambiarra e de quebra nao consegui usar o gmountiso por nao tem mais ponto de montagem cdrom quer dizer tudo isso por causa de uma interface que nao e tao bonita assim fui obrigado a sair fora sou usuario e tecnico do linux a muitos anos e agora com essa versao nao quero saber do ubuntu 11.10 simplemente odiei e o gnome-shell ta bonitinho mais tenho a sensaçao de ta usando um enorme celular poxa to com o metamorphose 3.0 linux que tem varios programas usuais e o mesmo que o debian enfim que pena ubuntu que pena

  36. Desde quando surgiu o Unity… não gostei! No 11.10 fiquei de testar o Gnome Shell… não gostei! Estas novas interfaces estão tirando do usuário o que ele mais gosta… PERSONALIZAÇÃO, deixar o desktop a seu gosto! Eu estava usando o 11.04 na interface classica pensei, no 11.10 provavelmente irei usar a classica também e para minha surpresa eles simplesmente conseguiram estragar deixaram o modo classico bizarro! Minha alternativa foi, voltar para o 10.04.3 com o Gnome classico 2.30.2 (excelente), e só em abril de 2013 vou ver para que versão eu vou! Canonical perdendo muitos usuários com o seu Unity! Ou se alguem souber como instalar o Gnome classico 2.30.2 no 11.10… pensarei no caso! Qualquer coisa vejo o Debian como uma alternativa, estável, seguro e conservador! Bom esta é minha opinião!

  37. FIQUEI SUPER CHATEADO, EXISTIA UMA VERSAO ESTAVEL DO UBUNTU AGORA TEM ESSA PORCARIA. LANÇARAM UMA VERSÃO DE DESENVOLVIMENTO COMO FINAL UBUNTU 11.10 NÃO PRESTA, SUPER LENTO , ENTUPIDO DE BUGS, REMOVERAM TODOS OS RECURSOS, O ESQUEMA DE PESQUISA DO UNITY É UM LIXO, É TIPO UM TERMINAL (SHELL) GRÁFICO. DECEPCIONANTE. TIRO NO PÉ!

  38. Pois é pessoal, mesmo respondendo a esse artigo três meses depois de sua escrita, quero também opinar.

    Não vou mentir, quando soube da “grande novidade” da Cononical, o Ubuntu 11.10, fiquei muito empolgado com a notícia! Não via a hora de experimenta-lo. Então, baixei-o com uma conexão horrível de 200 Kbps, e depoisde mais de 5 horas, fui testar via HD, sem CD/DVD/USB.

    Ao ver, fiquei muito feliz, pois estava muito mais elegante que o 11.04, mas essa ‘boniteza’ era só externa mesmo…

    Mas, porque JT???

    Por que o Ubuntu que conheci no final de 2010 (10.10), tinha sumido!
    Interface totalmente diferente, nada de personalização, erros de instalação de pacotes, nada de themes, complicação para colocar efeitos 3D e simples, lentidão ao ligar e ao desligar… Enfim, me decepcionou muito… :(

    O que gostei do Linux quando testei pela primeira vez (o Kurumin), foi a personificação, algo que o Sistema Operacional da Microsoft não tem… E quando vejo, o Ubuntu estava do mesmo jeito que o Windows 7!!!O.O Poucas personificações, e lento, mas lento mesmo!

    Não vim comentar só para criticar de forma negativa o Ubuntu 11.10, pois ele está “evoluindo” cada vez mais, isso é verdade. Mas está ‘evoluindo’ rumo as “Janelas”, ou seja, rumo ao Windows. O que eu quero no Linux, é algo diferente do Windows, (não falo de aparência, mas de liberdade de personalização e de operação interna – funionamento), não uma cópia “grátis” dele. Queria muito ter o Gnome 2.30 no 11.10, mas não dá (eis que já pesquisei e não acho nada!). O Ubuntu tá mudando muito… Coisa que não quero, nem vou querer…
    >>>>>>>Ubuntu 10.10 >>>>> Esse sim é o VERDADEIRO Ubuntu!

  39. Assim que soube do Unity tive vontade de testar. Gostei da visão futurista mas confesso que fiquei receioso com o Ubuntu, pois acho a mudança muito radical, ainda que a tendência seja esta agora.
    Vou esperar pra ver!
    Mas já que está feito espero que daqui pra frente não ocorra mudanças deste porte por muitos anos e se houver que venham como opção, afinal leva-se tempo para conhecer a fundo um “Sistema Operacional” e por isso não podemos mudá-lo toda hora.

  40. instalei ontem o ubuntu 11.10 oficial, e instalei cerca de 340 atualizações, sinceramente fiquei extremamente decepcionado, o ubuntu se tornou tão lento e bugado quanto o windows e pior, como disse acima, metade dos programas que eu instalo simplismente não aparecem no menu do linux, achei a nova interface ridicula, ja que ela quis imitar a barra do windows7 e jogou de lado toda a personalização facil e rapida da antiga interface do gnome, e a outra metade dos programas dão bugs sem noção, instalei 1 aplicativo que muda cores de janelas etc, e mesmo com o driver de video recomendado pelo próprio ubuntu estar instalado, o programa diz que não há dispositivo suficiente pra realizar a troca de cores etc, tirando que a nova interface é extremamente lenta e dificultosa

  41. A proposta do Linux é a “liberdade”, e isso nos foi tirado com essas versões do Ubuntu 11.04 em diante, é que para personalizá-lo você tem que fazer “gambiarras”. Não gostei da barra unity “amarrado” do lado esquerdo, ela deveria ser flexível, os painéis também ficaram “grudados”, e precisa de mais “gambiarras” para alterá-la.

    Mas, é o que sempre falo sobre o Linux: “Se podem complicar, para que simplificar!”.

    Mesmo assim, o Linux é o meu Sistema Operacional preferido.

    E viva o Linux!

    Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *