“É um sistema operacional e uma experiência única para a sua televisão”, disse Jane Silber CEO da Canonical. A empresa espera que os fabricantes de televisão adotem o Ubuntu como base para seus aparelhos de televisão. “Estamos focando em fazer a TV intuitiva e útil novamente, com uma interface única e elegante.”
Prevendo um crescente mercado para aparelhos de smarth tv, a Canonical esta demonstrando uma versão do seu popular sistema operacional, o Ubuntu Linux, que pode ser usado para TVs.
A empresa está exibindo um protótipo, chamado de TV Ubuntu, durante a Consumer Electronics Show, esta semana em Las Vegas.
(…) Os planos da empresa para os fabricantes de televisão como Sony e LG é fazer parte de uma estratégia mais ampla, para oferecer o Ubuntu para uma gama de processadores embarcados nos dispositivos de consumo, incluindo automóveis, tablets e eletrodomésticos (!!).
O Ubuntu TV “é um ponto de partida em uma estratégia mais ampla de dispositivos”, disse Silber.
Ubuntu pode ser vantajoso por uma série de outras razões também.
É uma plataforma aberta, que permitirá aos fabricantes participarem no processo de desenvolvimento. Além disso, o sistema operacional, graças à sua grande base de usuários instalada, já tem muitos desenvolvedores que estão familiarizados com a plataforma. “Esse ecossistema é algo que os fabricantes necessitam, juntamente com uma plataforma”, disse Silber.
Canonical vai oferecer uma versão base do Ubuntu TV, embora os fabricantes estarão livres para alterar o software para atender às suas especificações de hardware, permitindo-lhes ajustar o sistema operacional para suas próprias escolhas de CPU, memória, tamanho de tela, espaço de armazenamento, dispositivos de entrada e outros fatores.
“Parece o Ubuntu. Ele tem a interface Unity”, disse Silber.
O Ubuntu está enfrentando competição séria. Também na CES, a Lenovo lançou seu primeiro televisor inteligente, uma unidade baseada em Android do Google OS, que pode reconhecer comandos de voz e funciona como uma máquina de karaoke.
Na semana passada, o Google anunciou que tinha uma parceria com a Samsung, LG e Sony para trazer a segunda geração de seu TV Google para dispositivos mais.
“A Apple é uma solução única, e os fabricantes e os proprietários de conteúdo são muito mais cautelosos quanto a isso. As pessoas falam como estão muito confiantes porque há um mercado para os não-Apple, e que o ecossistema precisa de uma plataforma neutra”, Silber disse. “E eu acho que o Ubuntu é o mais adequado.”
PPA do Ubuntu TV
Acabou de sair um PPA para instalar o Ubuntu TV em seu PC. Fica o aviso que é uma versão inacabada e por isso deve ter bugs. Enfim, divirta-se:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/test3 sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade sudo apt-get install unity-video-lens
Depois de instalado, leia a fonte deste processo com muito cuidado e carinho, ok? São passos importantes antes de sair mexendo. Fica o aviso!