Head-Up Display vai substituir os menus no 12.04

Acaba de sair um post no blog de Mark Shuttleworth o anúncio do HUD (Head-up Display). Esta nova interface irá substituir os menus nos aplicativos! Louco hein?

Veja o vídeo abaixo antes de meus comentários:

Em resumo, esta nova interface irá substituir os menus de acesso dos programas e do próprio sistema. É algo inovador. Muito até, pois se bem entendi, devemos decorar os itens do menu do aplicativo usado no momento. Interessante.

E no post de Mark, o futuro é usar a VOZ como meio de ação em seus aplicativos. Wow!

E se você quiser testar o HUD, pegue o PPA dele. Comentários?

29 comentários em “Head-Up Display vai substituir os menus no 12.04”

    1. Pois é… se for mantida a opção de busca tradicional junto com esta é bola dentro porque auxilia na hora de achar aqueles itens que ficam lá no fim da cascata de funções, por exemplo; caso contrário: bola foríssima.

    1. Pelo contrário. O Ubuntu tem todo um time voltado para UX. Sem contar que, entre SABDFL falar e Ubuntu fazer, historicamente demanda tempo. Veja windicators, por exemplo. Mesmo que esteja sendo anunciado para o precise, não sai nele.

  1. Marcos Vinícius Santana

    Ter só isso não acho muito legal não! ter que saber o nome, dificulta pra que está aprendendo aquele programa! Acho que isso é legal mas deveria abrir também como o dash os menus igual como agente vai em aplicativo e agente pode escolher se é aplicativo de multimidia, office, internet, etc, só que no programa seria os menu deles!

  2. Se essa não for a ideia mais idiota que eu já vi, eu paro de existir, ainda bem que já me acostumei com o Gnome Shell. Eu baixo um aplicativo em inglês, não tenho a menor ideia de como são seus menus e tenho que psicografar o nome deles para poder ter acesso aos mesmo, essa é de longe a ideia mais IDIOTA que eu já vi. Vou ter que fugir para as colinas…

  3. Acho precipitado essa mudança agora. O povo ainda nem se acostumou com o Unity e já vamos ter essa outra mudança radical.

    Também me parece pouco usual esse recurso. Se tiver a opção para habilitar/desabilitar o hud pode implementar de boa, se não tiver, com certeza vai dar xabú.

    Abraços

  4. É só mais uma alternativa pessoal para facilitar mais ainda nossas vidas no ubuntu, o HUD não vai substituir o unity e nem o dash eles vão continuar no mesmo lugar no 12.04 e nas próximas versões do ubuntu.

  5. Acho essa mudança, uma mudança precipitada se caso seja implementada já no 12.04.
    .
    Acredito que o ubuntu pode melhorar em outros aspectos menos radicais se tratando de frescurites, como os menus do painel [calendário, ícone de rede, menu de som e etc…]

    O Gnome shell é infinitamente mais bonito do que o unity nesse quesito!

    Outra coisa que vem gerando muito mimimi da parte dos usuários, e principalmente os mais conservadores, é o posicionamento do lançador.

    A Canonical parece que quer obrigar nós a usarmos ele na esquerda G_G

    E outra medida simples, seria poder minimizar um app com clique no ícone do lançador.
    O que não é possível /=

  6. Não é recente que eu acho mouse e clicar ultrapassado, e ainda não é muito intuitivo, veja bem, uma pessoa que nunca mexeu no computador, é mais fácil ela digitar o que ela quer fazer. ex: “orkut” ou colocar a mão no mouse adivinhar pra que serve firefox, aprender a clicar na barra de endereço, escrever orkut.com.br …

    Não acho que HUD deveria substituir, mas se integrar ao unity existente, em sistemas portáteis como tablets/smartphones poderia até substituir facilmente, em desktops é mais complicado…

  7. Só complementando, pois há uma parte faltando no post: no 12.04 o HUD será mais uma opção ao menu tradicional, ainda não irá substituí-lo. Ainda faltam melhorias de usabilidade diversas para, algum dia, o HUD ser capaz de assumir sozinho (li rumores de um mixin com o old-style menu, enfim).

    Mais, a proposta do HUD é que o usuário justamente não tenha que decorar comandos, e sim acessá-los usando linguagem natural, ou seja, voc& diz o que quer, por exemplo, “pdf”, e o HUD entrega as opções.

  8. É bem interessante, logico que quem for usar terá que se acostumar com algo meio diferente, mas é legal a idéia. Não sei se usaria, mas é interessante

  9. interessante se for um mero complemento do unty, a infinidade de programas existentes e utilizáveis tornaria o head-up-display em uma praga se não visualizarmos os menus que não conhecemos.
    Mais interessante (visualmente) seria permitir alterações pessoais significativas no lançador (como no seu posicionamento e tema), facilidade de instalação de programas off-line e investir em drivers compatíveis.
    O linux demorou muito para superar a linha de comando e trazer uma interface gráfica ao usuário comum e ninguém quer voltar ao MS-DOS ou viver exclusivamente em função do terminal.

  10. É tão difícil perceber que é algo extra? Isso é um facilitador para chegar a uma determinada função que eu lembro mas não sei onde está. É simples mas inteligente.

    Um exemplo: Firefox linux tinhamos a opção Preferência em Editar, já no Windows, ela se encontra em Ferramentas. Adivinhem qual é a forma mais fácil de chegar a Preferências?

    No Windows muita gente gosta de abrir a opção executar e digitar o nome do site que quer abrir, o HUD fará a mesma coisa, só que para mais coisas.

    Resumindo gostei.

  11. é interessante ver agora que o HUD é uma realidade e extremamente útil além de fácil de usar, esse comentários tão pessimistas; me lembro da euforia causada pelo Unity na época em que este surgiu, e vemos a mesma história repetida em todas as inovações trazidas pela Canonical.
    a ,aioria tem medo do novo, felizmente o Ubuntu tem um histórico de ousadia, o que possibilitou que ele estivesse tão a frente na questão da usabilidade; se tem gente que gosta de viver no passado, é só continuar usando o Ubuntu 10.10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *