Hoje de manhã, comecei a conversar no Twitter (@ubuntudicas) com alguns internautas e um assunto me veio a mente: como crescer o número de usuários de linux no Brasil?
Abaixo, eu listei o que acho essencial para que o povo conheça a alternativa ao sistema proprietário:
- Faça propaganda em mídias de massa
- revistas semanais e mensais como Veja, IstoÉ e INFO.
- comerciais de tv. O Google Chrome se deu bem não é?
- nem todo mundo é programador, editor ou gamer.
- Mostre em escolas públicas.
- este público aceita fácil coisas novas e diferentes.
- é gratuito.
- Foco nas crianças
- a molecada aprende mais rápido e saca melhor as vantagens.
- Nunca compare os sistemas operacionais.
- cada um é diferente do outro, cada um tem sua importância.
- se for comparar, diga somente uma coisa: o Ubuntu é grátis por toda vida.
- Mostre alternativas e soluções eficazes
- todos querem soluções e não problemas.
- se estas soluções forem gratuitas, elas serão testadas antes.
- não ter a mínima preocupação com manutenção de hardware.
- não ter a mínima preocupação com manutenção de anti-vírus.
- Suporte
- Existe suporte gratuito e pago, assim como nos sistemas proprietários.
- Comunidade ativa
- sites.
- blogs.
- canais específicos nas redes sociais, como Twitter e Facebook.
- listas de discussões.
- fóruns de debate.
- Games
- rodam games não somente para linux como também para Windows.
- game bom é para console.
E você? Tem novas ideias sobre o assunto? O que acha?
Abração turma!
Grande artigo. Acho que o interesse só é despertado após a percepção clara do que pode ser feito com linux
Existe uma dica que eu sempre falo no twitter:
“Se vc é tecnico de informática, formate o pc do cliente com dois preços, cobre caro para instalar o windows e faça um precinho bacana para configurar Linux.”
Se muita gente fizer isso linux vai crescer e o número de cópias piratas do windows irá diminuir.
Na minha opinião, o grande problema do Linux ainda é a grande dependência do uso da linha de comando, seja para instalar um software o para fazer algum driver funcionar.
Usuários em geral tem verdadeiro pavor de linha de comando e note aqui mesmo nos posts do Ubuntu Dicas, sempre que você vai instalar um programa novo lá vem várias linhas de comando. Se os tutoriais aqui ensinassem a instalar a maioria dos programas via interface ou fazendo o download do pacote .deb e o executando, muito mais gente se interessaria pelo Ubuntu.
Outro grande problema, na minha opinião, é a falta de um “MSN Messenger” que funcione de verdade para os usuários comuns. O Pidgin funciona mas não tem nada de atrativo (sons, vídeos, etc), o Emesene até se parece um pouco com o MSN Messenger da Microsoft mas trava constantemente e fecha aleatoriamente. O Empathy, cliente oficial que vem com o Ubuntu, deixa de funcionar do nada e para fazê-lo voltar a funcionar o que temos? Linha de comando!
Eu não sou um grande fã do Ubuntu justamente porque tentei utiliza-lo exclusivamente por quase 1 ano mas algumas pequenas tarefas eram simplesmente impossíveis de fazer com ele e estou falando de coisas básicas, sem contar o fato de que as interfaces dos softwares são horríveis, quem está acostumado com tudo “bonitinho e arrumadinho” no Windows se assusta ao ver aquelas coisas feias que são as interfaces da maioria dos softwares para Linux. Um caso clássico é o OpenOffice (ou BROffice, se preferir). Indiquei ele a 3 amigos, nenhum deles quis utiliza-lo pelo simples fato de ser extremamente feio e desorganizado então resolvi apresentar o IBM Symphony, 2 acataram a ideia e acham o software fantástico (é bonito, é limpo e fácil de usar).
Agora, mandem suas pedradas, estou pronto :)
Concordo com você. Tanto é que não posso mudar o SO do PC em minha causa por causa desses empecilhos desses programas em especial. O PC é dividido entre familiares que utilizam bastante esses serviços, e tendo como essas opções no Ubuntu não tão eficientes, infelizmente não vale a pena.
Mas como são programas voltados a Microsoft, é notável que será bem difícil criar programas que sejam muito similares.
Acredito que esses programas básicos que temos no Windows e as linhas de comando como citado sejam os grandes problemas para a migração de usuários Windows, mas como já disseram pelo Twitter, qualquer transição é complicada, cabe a cada um saber o que quer e se esforçar. Alguma hora ou outra irá se adaptar.
O Ubuntu vem disponibilizando cada vez menos o uso do Terminal, e instalar um programa pela Central de Programas do Ubuntu, é algo extremamente fácil e que nunca vi no Windows.
Quanto a preocupação com programas ‘perfumados’ em detrimento a funcionalidade, realmente só tenho a lamentar sobre esses tipos de usuários, são os hard user de rede social e coisas do gênero.
Jorge, você pode até lamentar sobre esses usuários que gostam de Facebook, MSN ou Twitter, aqueles que passam horas se divertindo com tirinhas de memes ou vendo vídeos pelo Youtube, mas vale lembrar que são esses tipos de usuários que você lamenta que poderiam ser fortes candidatos a utilizarem o Ubuntu se houvesse soluções de qualidade para essas necessidades, além do que são a grande maioria dos usuários da internet.
Vale lembrar que a internet continua crescendo progressivamente, em velocidades absurdas tamanho o conteúdo divulgado, até porque conheci o Ubuntu Dicas por uma rede social que é o Twitter, se eu não passasse horas na internet, com certeza não teria conhecido.
Ignorar os usuários leigos é burrice, é direito seu, mas a total indiferença em não divulgar as vantagens do Ubuntu, os motivos pelo qual devem confiar e migrar não ajuda em nada.
Não é bem assim. Dizer q um linux é desorganizado, parece ñ conhecer o sistema. Compare o Gnome, KDE, XFCE e outros com o menu da M$. O menu da M$ é uma coisa horrenda de feia e desorganizada, tudo num lugar só em “iniciar/programas”, veja os do Linux, separado por categorias e subcategorias deixando + intuitivo o uso.
O MSN, isso tb nem funciona no rWin, quer que funcione 100% no Linux, fora o o protocolo que é fechado a M$ muda de tempos em tempos há um tempo para se fazer eng. Reversa e reescrever o código.
Sou + o LibreOffice q é direto nos menus do q aquela coisa poluída do novo layout da M$ Office q quase come metade da tela além de ser nada intuitivo.
Linha de comando no Ubuntu ou outros linux só pra quem quer. Pois ou se usa o central de programas ou synapitc para instalação, configurações são feitas visualmente no menu sistema.
Eu já migrei vários amigos e conhecidos para Ubuntu e todos adoraram e oq mais gostam além das papagaiadas do compiz, é a não auto-destruição do SO como no rWin, a não preocupação frenética com as pragas.
O último argumento é totalmente furado! Isso depende totalmente de gosto, eu por exemplo não tenho denhum console, não gosto de jogar com um gamepad, principalmente FPS e MMO. No meu ponto de vista, jogos bons, ainda são jogos para Windows. Não é atoa que uso Wine para jogar WoW e CSS.
Gostei do seu comentário Luan Almeida. Espero que o Ubuntu venha um dia suprir essas necessidades para usuário que gosta muito de jogos que só roda em Windows.
só discordo desse item “game bom é para console.”
o resto está muito bom.
1 – Curso e laboratorio de escola deveriam ensina a mexe em todos os sistemas operacionais para tira todo o tipo de preconceito, faço isso com meus sobrinhos só preciso descola um Mac para eles mexerem, com certeza vai ter resultados muito bom para eles no futuro.
2 – Gamers – GAME BOM É NO PC *—–* adoror Urban terror mais não lago o Combat arms nem a pau
3 – Edição de video :( se existe algo parecido com premiere para linux ficaria muito feliz
4 – Canonical continua inovando
5 – Site do Ubuntu Brasileiro e forum :( é muito feio, a primeira impressão é que fica.
Comecei a usar Ubuntu a um ano atrás por conta de um problema com meu modem no Ruindows não sei se foi eu que comecei a aprender a mexe melhor e vi realmente a comunidade ou de lá para cá o Ubuntu está cada vez melhor e mais facil de mexe e a comunidade está crescendo.
Cara para edição de vídeo existem vários. O piviti e o OpenShot ambos se encontram no Central de programas (acho q o piviti já vem instalado), eles seriam comparadoa ao rWin Movie Maker.
Para algo + profissional tem o Cinelerra e o synfig (esse ultimo para 2D).
Se quer modelagem 3D e animações de alta complexidade procure por Blender.
Apesar de ser usuário e defensor do Ubuntu, acho que ele (junto com algumas outras distro) evoluíram muito, mas ainda pecam em diversas coisas.
Antes de apresentar em larga escala para o mundo (com publicidade, por exemplo) seria interessante focar em problemas simples que eles ainda tem, investir em compatibilidade com outros sistema, etc.
É fácil vender um produto gratuito que tem vantagens, o problema é que ele não pode ter grandes desvantagens.
Só um exemplo prático. Não consegui convencer um familiar a usar Ubuntu no computador dele porque o Ubuntu não abria alguns PPT do Microsoft Powerpoint. Sim, só por isso.
Mas dá para instalar o Office no Ubuntu, é só usar o PlayOnLinux, ou via Wine, essa desculpa do office não cola mais pois ele pode sim ser instalado no Ubuntu, eu mesmo tenho o Office 2007 no meu.
@Guilherme Euler
Discordo que é preciso usar o terminal o tempo inteiro, instalei Ubuntu para vários amigos e familiares e nunca lhes ensinei usar terminal, mas sim a Central de Software etc.
@Guilherme Euler
Posso expor minha opinião sobre suas colocações?
1. Devo ser um ser iluminado. Uso o MSN, Google Talk e ZimbraChat no Empathy e nunca me deixou na mão. O único que costuma me tirar do sério é o Skype que, quando atualiza-se suas bibliotecas, fica muito lento carregando o sistema na primeira utilização após a atualização. Depois, tudo normal.
2. Com relação ao LibreOffice, gosto é gosto, cada um tem o seu. Prefiro o menu convencional que funcione do que os penduricalhos do Office 2010, por exemplo. Para mim, o software deve ser robusto o suficiente para aplicações críticas (tente abrir um documento de mais de 100 páginas com equações e figuras no Word e sofrerá da maldição que estou falando :D). Se você for o doido suficiente, use o Latex. Esse grau de insanidade ainda não me atingiu! :D
3. Linux é tão linha de comando que minha progenitora, no alto de seus 64 anos, há dois anos utiliza o Ubuntu para conversar no MSN, GoogleTalk e Skype, além de navegar no Chrome e divertir-se com jogos na versão 10.04. O mais incrível é que até hoje, por ser iluminada como o filho, nunca teve que ligar para este para avisar que ”o computador ‘pegou’ vírus”.
Amplexos!
Para popularizar o Linux bastaria pararem de fazer tantas atualizações, o sistema operacional parece que está eternamente em alfa.
Putz eu acho que é um dos pontos forte do linux, sempre tem novidade para ele diferente dos outros que demoram um tempão
Concordo com o Maciel. Esse é um ponto forte. E o usuário não é obrigado a migrar. Basta usar a versão LTS do Ubuntu que você garante um sistema atualizado por um tempo razoável!
Eu acredito que o número de usuários Linux seja bem maior do que o divulgado. O problema é que muitos não querem ainda trocar definitivamente de SO. Porque é muito fácil piratear o Win7. Sendo assim não é pelo custo mas sim porque as pessoas não querem utilizar seu tempo para usar algo que não conhecem bem. É questão de conhecimento sim, que se aprende com os problemas que surgem, mas muito mais de persistência em usar um sistema de alto padrão mas que não tem ainda o mesmo status de outros sistemas pagos ou pirateados. Acredito que mudar a visão a geração que vem por aí em estar mais preocupada com o resultado do que com a aparência.
Se a M$ bloqueasse todo Windows pirata que existe, teríamos um boom aqui no Brasil, pois aqui ninguém quer pagar por software…
Acho que fechando todos os sites do tipo Megaupload, e o governo fazendo uma forte pressão contra pirataria que se vende em cada esquina, vamos ter muito sucesso…
Acredito que se o Linux tiver alguns Sóftware forte de complemento como o Office da MS e os pacotes da Adobe Photoshop, Premiere… para o MacOS, ele consegue ganhar o publico fiel.
Concordo com Linux Trovam, não importa se o software é pago ou não, o que precisamos é ter a opção de escolha.
Se quero ter um office ou um editor de foto melhor, eu pago por isto, sem problemas! Já estou economizando muito em não pagar pelo o SO.
Quem não gostaria de ter o Adobe Photoshop, Premiere, um office completo e mais organizado no linux?
Concordo com muito dos comentários acima.
Sou usuário de línux a anos e venho acompanhando o grande progresso que o SO vem ganhando. Mas infelizmente assim como o Windows e MacOS vem enfrentando problemas de um publico mais exigente, e o Linux também.
Retificando: Linus Torvalds.
Desculpa!
Acredito que a comunidade de desenvolvedores precisa se fortalecer.
Se mais bons programadores se juntassem para otimizar os softwares que já existem para o Linux(vide LibreOffice e Gimp), a probabilidade de migrarem seria bem maior!
Configurar o Linux para deixar da forma que você quer demanda tempo. Mas, esse tempo “perdido” é o que você provavelmente gasta em manutenções no Windows e na instalação de drivers e softwares.
No início eu tive muito trabalho para achar os softwares livres que eu mais gostasse de usar depois de vários testes! Pelo wine eu até o momento emulo um programa de simulação de circuitos e o Evernote(o NixNote é muito pobre), justamente por não existir alternativas tão boas!
Game bom é no PC!
Não dá pra negar essa deficiência, tem é que ser assumida para que a necessidade seja suprida. Todas as lan house que conheço são cheias de molequinhos que vão lá pra jogar, eu mesmo aprendi usar computador só por conta dos jogos.
É o único motivo de eu não ter retirado o Windows ainda… no mais concordo com tudo.
Seguinte galera, desculpa me entrometer… mas… 2 coisas..
1 – PC foi feito para trabalho e não jogos… Quem discorda que Game Bom é para console é pq não nem um XBOX em Casa… se tivesse junto com uma tv lcd veria a diferença em velocidade e graficos… voce tem que investir muito mais em um pc para jogar que em um console… sempre digo para meus amigos.. QUER JOGAR? ARRANJA UM VIDEOGAME….
2- Quanto à alegação do sistema ser feio e desorganizado… só um mané ( perdõe a palavra ) acha isso… modo texto são para usuários interessados em velocidade… dá para fazer 95% das coisas no modo visual…. E outra… no windows eles tem uma vantagem!??? TUDO EM MODO VISUAL… mas se der pau em um programa… Quero ver um santo que arrume…. nunca tem arquivos de log de erro.. e as mensagens… o arquivo OEHODJFADA.dll nao foi encontrado ou esta desatulizado… é sempre este erro… pra TODOS os programas… e se tentar arrumar o windows trava….
É so uma questão de costume… Tentar..
Minha noiva nunca havia usado o linux… o unico contato foi a uns 8 anos… na epoca do hedhat e conectiva… era um saco… Hoje ela usa Ubuntu… ve se nao ta feliz…
Quanto ao msn cair sempre no linux.. nunca vi um msn funcionar em windows… sempre da pau.. nunca conecta e só cai….
Os do linux nao tem um monte de frescurada mas pelomenos funcionam…. Não Gostou? usa skype…
tai… falei…. vlw…
Uma foma de divulgar seria alguém de marketing e Publicidade e fazer sob a CreativeCommons alguns panfletos inteligentes, cartões de visitas, claro tudo usando Software Livres com GIMP, InkScape, LibreOffice Draw…
ja tem algum tempo que eu venho usando o ubuntu e realmente notando e comparando suas vantagens e desvantagens (mesmo que uma relação de quase zero, mas existem) e reparando como os usuarios de windows vao se tornando cada vez mais acomodados e idiotas, atualmente eu trabalho em uma assistencia tecnica e, agora, faço muito uso do linux tambem para manutenção. o mais incrivel e ver a RESISTENCIA que as pessoas tem ao linux, é comum, quando me refiro ao ubuntu/linux, frases do tipo: linux é muito dificil, linux é um lixo ninguem usa isso. sem contar que 100% dos pcs que eu formato é windows crackeado, as pessoas nao sabem nem o que é uma licença, nao sabem nem o que é o pacote MSoffice pow muitos nao tem noçao nem o que um SO mesmo convivendo com um. Eu nem sei porque ainda tento convencer esse tipo de pessoa a utilizar linux, acho que o diferencial dos user de windows é falta de interesse em aprender, eles nao sabem e nao querem aprender NADA, e o ubuntu so deixaria a desejar esse tipo de usuario na questao de do msn. Eu tbm descordo da parte que game bom é so pra console, ja que o pc MUITO usado pra jogos tbm!
Acho que uma coisa interessante a se fazer é disponibilizar sites que forneçam downloads bacanas de software para linux. O povo fala que instalar programas no linux é difícil, mas por exemplo, no Ubuntu, Debian e equivalentes os arquivos no formato .deb são instalados com a mesma praticidade que arquivos tipo .exe no Windows. Acho que criar sites com download de programas com formatos de arquivos de instalação prática e intuitiva pode ser um bom passo para tornar o Linux mais competitivo. Também se poderia criar formatos de arquivo de instalação prática e intuitiva para se disponibilizar downloads de software, de preferência formatos que pudessem ser executados de forma universal por qualquer distro linux.