Matar processos no Ubuntu

Olá, amigos!

Neste post rápido vou mostrar como matar processos no Ubuntu.

No Windows, você pode usar o Gerenciador de Tarefas (para abrir use CTRL+SHIFT+ESC) para verificar qual processo está usando mais memória/cpu e finalizá-lo. Entretanto, como fazer isso no Ubuntu?

Primeiro passo: Abra o terminal e digite o seguinte comando:

ps -aux

Segundo passo: Verifique qual tipo de processo está consumindo mais memória/cpu.

Na foto abaixo, você irá ver a lista dos processos ativos. Na primeira coluna está o usuário que iniciou a tarefa. Na segunda coluna está a identificação do processo, na terceira coluna e quarta coluna estão respectivamente a indicação de uso da CPU e Memória.

Comando ps -aux
Lista dos processos ativos

Nas outras colunas estão outras informações relevantes como: hora de início do processo, o comando que originou a tarefa, etc.

O que realmente nos interessa são a segunda, terceira e quarta coluna; e em especial, a segunda coluna. Ela tem a informação do ID do processo o qual iremos usar no terceiro passo.

Terceiro passo: Torne-se root (sudo su e depois sua senha) e use o seguinte comando, após identificar a tarefa a ser exterminada.

kill -8 (pid - ou o ID do processo a ser finalizado)

Pronto! Processo finalizado!

Se você usa notebook e não sabe porque o mesmo começou a esquentar de uma hora para outra e/ou bateria está durando mesmo tempo dê uma olhada nisso, pode ajudar.

E por agora é só pessoal! Espero ter ajudado.

Por favor, críticas, sugestões, elogios, favor usar a seção de comentários do site.

13 comentários em “Matar processos no Ubuntu”

  1. Muito boa dica. Sempre quis saber como fazer isso via terminal. Entretanto , se pode usar o “Monitor do Sistema” que fica no no submenu “Sistema” do ubuntu. Na aba “Processos” estão listados todos os processos em execução no sistema (eu acho que são todos!). Selecionando o processo que se queira matar, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar “matar processo”. É uma maneira visual de se matar processo e ajuda tbm. Abs

  2. Eu geralmente uso “killall nome_do_aplicativo”. É mais pratico que ficar procurando pro ID de processo.

    Tenho também um atalho no teclado pro “xkill”, só apertar as teclas e clicar no aplicativo que deseja matar.

  3. Como o Diego, também utilizo o Monitor do Sistema. Inclusive, em Configurações do Sistema\Teclado criei um atalho personalizado Ctl+Alt+M para abrir o Monitor do Sistema quando necessito.

  4. Melhor que o ps, o kill e/ou killall, eu prefiro usar o comando top.
    Num terminal, pode-se simplesmente rodar “top”. Ele exibe colunas contendo o pid, o usuario, %cpu, %memoria, comando e outras.
    Estando no top, entre outras coisas, pode-se ordenar pelo uso de memoria (M maiusculo), matar um processo (k minusculo), sugiro ler o manual do top rodando o comando “man top”, tambem num terminal

  5. Bacana a dica, mas ainda prefiro utilizar o comando TOP que lista em tempo real os processos e pra matar eu uso o KILL -9 (número do PID). Não tem erro. =D

  6. Estou utilizando um netbook com o Xubuntu 12.04 e hoje ele está travando de um jeito que não consigo abrir nada, alguém sabe como chamo o xkill por atalho de teclado? Obrigado.

  7. Muito obrigada! Já havia pesquisado outras vezes como matar um processo e não estava dando certo. Com os comando que você indicou funcionou super bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *