por Bruno Detomi
E pensar que arquivos no formato PDF já foram taxados como IMPOSSÍVEIS de modificar. Hoje, existem aplicativos para todo tipo de formatação (sejam aplicativos livres ou proprietários).
Porém, no nosso querido Ubuntu, existe uma ferramenta capaz de unir ou dividir arquivos em PDF. Claro, utilizando nosso amigo poderosíssimo, o Terminal! Essa ferramenta é conhecida como PDFtk.
Então vamos aos procedimentos para instalação e uso. Para instalar, basta chamarmos no Terminal o seguinte comando:
sudo apt-get-install pdftk
No final do processo, a ferramenta estará instalada e pronta para o uso. Vejamos como unir e como dividir os arquivos em PDF (lembrando que para isso, o caminho corrente utilizado no Terminal deve ser aquele onde encontra(m)-se o(s) arquivo(s) em PDF).
Para divirmos um arquivo PDF, utiliza-se o seguinte comando (pelo Terminal):
pdftk arquivoCompleto.pdf burst
No final do processo, o resultado será vários PDF’s individuais (na quantidade de páginas contidas no arquivoCompleto.pdf), sendo criados como: pg_0001.pdf, pg_0002.pdf, pg_0003.pdf.. O processo irá gerar um arquivo TXT, com o resumo da divisão.
Para unirmos vários arquivos PDF’s, utilizamos o seguinte comando:
pdftk arq1.pdf arq2.pdf arq3.pdf cat output Unico.pdf
Como resultado final, teremos um único arquivo pdf (Unico.pdf), formado pelos arquivos arq1, arq2 e arq3. Nota: una quantos arquivos quiserem e forem necessários.
Para os que trabalham muito com esse tipo de arquivo, fica essa ótima dica!
Abraços, ubunters.