Olá kids!
Neste final-de-semana eu instalei o Ubuntu 12.10 Beta 2 em meu PC de produção e agora darei minhas primeiras impressões:
Instalação
Rápida demais, via live-dvd. Escolhi a opção de upgrade de 12.04 para 12.10 direto, no menu de instalação. Nesta opção eu não precisaria instalar os programas novamente. Mas como eu desconfiava, não deu certo. Tenho que instalar meus softs preferidos de novo. Um saco, mas é um aprendizado.
A inicialização não é rápida como na versão anterior, mas como é uma versão BETA, não irei levar em consideração, pois deve melhorar com a versão final.
Tela de login
Ficou muito mais bonita e acessível. Visualmente esta mais limpa, mas também não tinha muito mais o que mudar. Tira um ícone aqui, uma linha fina acolá… coisas do tipo.
Ambiente
Chorar de saudades do Gnome eu não faço e nunca fiz. O Unity é isso e pronto! Muito foi melhorado e esta mais estável sim. Aceitemos isso e toquemos a vida. Mas esse lance de HUD, WebApps e ect… é informação demais e é preciso se acostumar. A curva de aprendizagem não é alta, mas ela existe.
Bugs?
Sim, alguns, mas é esperado para um sistema BETA, e nosso dever é reportá-los. Afinal se estamos testando uma verão não terminada nada mais que comum existir incompatibilidades.
E o COMPIZ?
Sim, o COMPIZ funciona e com direito aos efeitos extras e tudo mais! :-)
Conclusão:
Se esta feliz com a versão 12.04 LTS FIQUE COM ELE. Não vi nenhum motivo para um upgrade de sistema. Só mesmo os early-adopters irão mudar, mas se seu sistema esta respondendo bem as suas necessidades, não se desespere. Aguarde com alguma paciência a versão final e teste bem antes de instalar.
Parabéns por esse poste, gostei bastante por ser uma opinião clara, concisa e sincera.
Pelo que estou vendo das postagens dos blogs por ai também não estou vendo muito vantagem de mudar de uma versão LTS para essa não. Não vi nenhuma novidade “OOOOOO…” que valha atualizar o SO e ter que instalar todos os programas novamente e configurar todo o seu ambiente de trabalho e ainda correr algum risco com instabilidade.
A única coisa que me deixa em duvida é quanto a atualização dos aplicativos… Será que eles vão atualizar os repositórios do precise??? Tipo o Gnome 3.6, OpenShot 1.4.3???
early-adopters sem h
thanks, corrigido!
Nem penso em sair do LTS nos proximos 2 anos. Mas fica uma curiosidade: o unity está mais responsivo que o 12.04? Ou esta mais lento?
O unity esta mais robusto e responsivo sim. :-)
Você falou do Gnome … já ouviu falar dessa versão ???
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/ReleaseNotes/12.10Beta?action=show&redirect=UbuntuGNOME%2FReleaseNotes#Download_the_Alpha
Achei aqui ela …
http://sejalivre.org/canonical-libera-primeiro-alpha-do-ubuntu-12-10-com-gnome/
Obrigado pelo link, mas GNOME é coisa passada… Não tem pq voltar a usar menus suspensos. :-)
Abs!
Discordo de você, Maudy. Não acho que o Gnome seja coisa do passado e, além disso, o link que o Mauro passou é da versão 12.10 com Gnome 3 como ambiente padrão. E o Gnome 3 não tem menus suspensos. Aliás, não vejo problema algum em menus suspensos. Se eu resolver atualizar para o 12.10, essa é a versão que estará no meu notebook e não a com Unity (arghhh) que eu realmente não gostei de usar.
Otimo post gosto do UD, mas concordo com o millemiglia, abracos a todos
Peço licença para discordar do blogueiro também. Eu testei o Ubuntu 12.10 Gnome Remix (GNOME 3 como padrão) e gostei. Muito elegante, leve e estável. Mesmo na versão Beta. Lembra o Ubuntu dos velhos tempos.
Abraço.
Discordância é a base da democracia.
Abs!