Comparamos Windows 8, Mac OS X Mountain Lion e Ubuntu 12.10

Vídeo do programa Olhar Digital, que mostra um comparativo superficial mas eficiente entre os 3 sistemas operacionais.
Quem ganhou? Adivinha?

Abraços

35 comentários em “Comparamos Windows 8, Mac OS X Mountain Lion e Ubuntu 12.10”

  1. Realmente é uma tristeza continuarem insistindo que linux não tem vírus por causa da popularidade. Sendo que não se tem notícia de nenhum vírus sequer até hoje e o Mac é pouca coisa mais popular que linux e tem milhares de vírus conforme se mostrou na matéria.

    1. Cara, você tem que ter em mente que o alvo dos ataques não são a popularidade do sistema, mas sim o publico ao qual é destinado… O Windows é o sistema mais popular e também o mais caro, então seu publico mesmo não sendo seleto, tem um poder aquisitivo teoricamente maior que o do Linux, já o Mac é mais encontrado em pc’s da própria Apple, oque por sua vez é caro, e para mais poucos ainda até pouco tempo atras, por isso a alta demanda de hacker se especializando em mac atualmente… Já o Linux é um software livre, pouco popular, e destinado a todas as classes sociais, mas geralmente usada pela media e baixa… Logico que com suas exceções como qualquer outra coisa, mas no geral, os computadores equipados com linux são mais baratos, e o publico com menor poder aquisitivo, por isso os hacker’s nem dão muita bola, então existe virus para ele, mas são muito poucos, já ano passado surgiram milhares de virus para mac… é só parar de ser funboy e dar uma olhadinha em volta pra você perceber que os produtos apple não perdem só para os da samsung mas para muitos gratuitos também!! =D

  2. Eu também não gostei quando disseram que o Ubuntu é o mais seguro porque não tem tantos usuários. Mas tudo bem ficou muito claro que o sistema laranja é o mais rápido, mais seguro e barato (gratuito) ou seja é a melhor opção para os usuários.

    1. kkk “melhor opção para os usuários” ?
      Ta bom então
      e porque sera que ninguém quase usa??
      Windows na cabeça!!
      E pega vírus com windows só se for muito burro mesmo.
      Até mais…

      1. Nenhum dos SO’s mais novos são bons.

        Você acha que o Windows é o “melhor” pois você nunca testou todos os SO’s mais famosos do mundo. Windows 8 é bom mais é muito expansivo, melhorou com a versão final.
        O Linux é um código mais complexo, e você não entende pois nunca fez uma distro de um Linux, a maioria que diz q Ubuntu é ruim, é pq não tem criatividade ou inteligência para fazer uma dessas em C++, e porque tem preconceito aos outro SO’s.
        Windows 8 não é ruim, mais infelizmente muito inseguro.

        Espero ter tirado esse preconceito. Tenha um boa dia.

  3. “É óbvio e “udilmante” que o nosso Linux é o MELHOR sistema operacional.
    Mas achei o comparativo demasiadamente superficial, principalmente na parte de múltiplos desktops, como se o mac fosse o único. Ledo engano…
    Salve o Linux!

  4. Um dos principais fatores para o Linux ter pouquíssimos malwares é sim a pequena base de usuários. O Android, SO baseado no Kernel Linux e com milhares de malwares está aí para comprovar este fato.

    Isso quer dizer que o Linux não é seguro (ou ao menos, não é o mais seguro dos três SOs do comparativo)? Óbvio que não. O Linux é de longe o mais seguro dos três. Existem outros fatores que também devem ser levados em consideração nesta análise, por exemplo o grande foco em segurança no desenvolvimento do SO e o maior nível de conhecimento em informática e procedimentos de segurança pelos usuários da arquitetura livre.

    Quanto a superficialidade do artigo, é compreensível, afinal o foco do site está nos usuários iniciantes. Apesar disso, o artigo abordou razoavelmente bem as diferenças existentes entre os SOs.

    Em minha opinião, o pinguim alcançou atualmente um grande nível de maturidade, podendo ser utilizado sem maiores problemas por praticamente todos os usuários de PCs, salvo algumas raras exceções. Desta forma eles terão um sistema bem mais seguro, leve e bem mais customizável, além do que, dependendo da distro escolhida, totalmente pronto para uso “out-of-the-box”.

    1. O Android foi desenvolvido pensando na usabilidade e não na segurança, enquanto as demais distros te pedem senha do root para fazer tudo, o Android deixa o app fazer tudo que ele quiser uma vez instalado, assim como no Windows, afinal, não deve ser muito confortavel ter que digitar senhas a toda hora em um smartphone…..
      Moral da história: com a excessão única do Android, Linux é sim bem mais seguro em si, e não apenas por causa do pequeno market share….

      1. Na minha opinião o Windows vence por causa de seus aplicativos exitem muitos softwares na verdade, mais se formos pela qualidade são poucos que reinam absoluto garantindo a vantagem do Windows, pois o Ubuntu é o mais rápido e sim o mais seguro, no entanto não é tao superior na velocidade principalmente contra o windows 7 e 8 e no quesito segurança usuários com níveis médio de conhecimento e um bom antivírus não tem grandes problemas em usar Windows.
        Idm,Photoshop,office,Nero,Msn,Convertx, Infelizmente no linux não tem softwares a altura e nem adianta dizer q tem pois ja procurei feito louco tentando trocar de vez o Windows pelo ubuntu e nada feito

        1. PHOTOSHOP= GIMP, KRITA
          NERO: PARA QUE? GRAVAR CD E DVD O K3B FAZ MUITO MELHOR ESSE TRABALHO.
          OFFICE: EU NÃO SEI O CAL, MAS O IMPRESS E O WRITE DO LIBRE OFFICE FAZ MUITO BEM TODO O TRABALHO.
          E O QUE NÃO FALTAM SÃO CONVERSORES DE DE VÍDEOS, CD E DVD.

  5. Eu achei interessante, porém a parte da segurança ficou meio duvidosa e eu não sei se o unity é realmente o mais leve, embora ache que é o melhor, no que diz respeito a usabilidade e ergonomia [pelo menos pra mim]

  6. Vou comentar um pouco sobre o Linux (Ubuntu), não quero causar flames desnecessários.

    1. Segurança:
    O linux é o mais seguro porque tem permissões do tipo leitura, escrita e execução. No Windows, para um virus entrar no computador tem de ser executado por programas, no Linux, todos os arquivos só são executáveis se tiver permissão de ser executado, ou seja, se você baixa um programa no seu computador, automaticamente este arquivo não tem permissão de ser executado, o usuário tem que dar permissão de execução senão não executa, isso vale por exemplo, se fizer uma cópia ou mover qualquer arquivo para outro local, o arquivo não tem permissão de execução, isso é do próprio sistema.
    Se o usuário der permissão, e o virus for executado, apenas o usuário será infectado, então, para remover basta remover o usuário e criar outro (exceto o root, mas este usuário ninguém usa a não ser para configurar o sistema) e o vírus acaba sendo excluído junto.
    Os usuário comuns não tem permissão de acesso ao sistema, portanto um vírus jamais vai danificar o sistema.
    Cada distribuição Linux tem suas características diferentes, o Kernel é igual, mas existem poucas diferenças entre distribuições. Se existir um virus para o Linux Fedora, esse mesmo virus não vai incomodar o Ubuntu e os demais. Então vai dificultar a proliferação pois o hacker não vai criar um virus para pegar todas as distribuições, portanto, não há motivos. O próprio Sistema Operacional Linux foi projetado visando a segurança, atualmente é que estão facilitando o uso do Linux (antes não era assim), portanto, a segurança existe desde o início, é quase impossível de haver uma praga que venha a expandir virus no Linux, se não fosse só isso, ainda existem uma enorme comunidade de desenvolvedores que em menos de meia hora já haveria uma atualização para corrigir esse brecha e excluir a possibilidade de infecção. Resumindo, não há como ter virus no Linux, não há mesmo!!! É impossível porque o Linux foi projetado para ser o sistema mais seguro, se ainda não entendeu, releia o texto e vai ver (se passou algo desapercebido). O Linux não dá permissão de execução aos arquivos, como o virus vai ser executado? e se for, em qual distribuição? e mesmo assim se ainda persistir, apagou o usuário e criou outro o virus é excluído junto, e ainda assim há uma comunidade enorme (diferente da Microsoft que é apenas a empresa) que vai solucionar em questão de minutos. Para um virus ter êxito, é necessário 3 coisas: Infectar o sistema; fazer cópias de si mesmo; e se propagar por algum meio;
    No Linux estas 3 coisas não funcionam como no Windows, então nem preciso dizer mais nada.

    2. Usabilidade:
    No vídeo informa que o Windows está instalado em 92% dos computadores no mundo todo. O autor não informou que se trata de instalação Desktops, pois, em servidores o Linux ganha do Windows de lambança. Quem vai querer um servidor que não tem segurança contra virus, malware e trojans? uma empresa que quer seus dados protegidos vai optar por usar um servidor Linux/Unix e é esta a realidade.
    Mas, eu profetizo que em poucos anos esse vídeo vai ser atualizado e muita gente vai estar usando mais o Linux do que o Windows.

    1. Disse tudo. O Ubuntu não tem vírus, e se depender dos privilégios que existem nele, nunca terá ou dificilmente terá, além de a correção sair em poucos minutos.

      Além disso, a parte dos periféricos me incomodou. Nunca vi um sistema ser tão fácil pra instalar impressoras, basta conectar no Ubuntu e usar, no Windows (ainda) preciso ir atrás de drivers pras impressoras (mesmo com o Windows Update).

      Múltiplos desktops? Isso já temos no Ubuntu também. Acho que o criador dos vídeos não achou o botão perto da Lixeira do Ubuntu que mostra os demais desktops.

    2. Disse tudoooooo……

      A verdade que as correções e atualizações do sistema em si corrigi esses erros e elimina vírus! Pois os próprio programadores ficam sabendo e assim concerta aquilo que esta defeituoso no sistema.

      Sou usuário “Linux” e admiro esse sistema em termos de segurança e desenvolvimento e acima de tudo pelas revoluções que esse sistema passa sem medo de se arriscar em um futuro promissor.
      Abraços!

  7. Vei na boa… usar uma comparação feita pelo olhar digital nem conta nada ¬¬… nao sabem nem como funciona a segurança do unix e linux ¬¬ fora que é bem superficial. Não tem esta de melhor sistema, depende do que o usuário vai fazer e claro se ele é acomodado nunca va para o linux é um saco quando vem alguem pedindo para arrumar e ele nao quer aprender a arrumar quer q vc vá la resolver a cagada q ele fez no linux ¬¬

  8. Sim, concordo que o Ubuntu GNU/Linux é um excelente sistema operacional, porém falta aplicativos maduros e já consolidados em outas plataformas, do que adianta um bom sistema sem aplicativos? No MAC por exemplo existem uma gama de aplicativos exclusivos para plataforma, o que faz dela uma plataforma única, o Windows nem se fala, temos um modelo de negócios totalmente montado na plataforma, acho que as empresas precisam investir mais no Linux e acreditar na plataforma.

    1. Sim claro, mas precisamos lembrar de que nas duas plataformas (Windows e Mac) a maioria dos aplicativos comerciais que foram citados são pagos. Os gratuitos, a maioria já possui versão para o Ubuntu.

      Concordo, deveria haver mais empresas criando aplicativos pra Ubuntu. Agora, temos a Valve trabalhando com a Canonical. O resto é questão de tempo. :)

    1. ao longo da historia a ms não tinhas tantas ideias mas sempre teve uma que é adaptar as ideias dos outros aos clientes dela.
      foi e é facil. pois o softwere livre é muito maleavel e as ideias tambem. como serviço em nuvem , acressentar uma nova interface a antiga plataforma gerenciar a area de trabalho tudo que o linux o ios , o android já faz a muito e muito anos.
      ms olha o mundo pela uma janela, ela vê la na frente e sabe o que a maioria quer, as tendencias mundam hoje em dia, celulares ,tablets eoutros disposivos estao muitos comus entre nós e se foor tudo sem complicação com certeza cai no gosto. por tudo isso a ms vende um sistema operacional forte simples eficaz na maioria das tarefas .facil de usar ,rapido,compativel,amigavel,estavel tudo isso por se basear no softwere livre tudo isso dentro de um dvd e vende e torna a ser sempre a maior empresa de programas e produtos do mundo e milhare de outr
      as empresas de produtos eletronicos tende ou já estao aliadas a ela por que sabe que eesse é ocaminho que leva a grana por tudo isso a ms esmaga a concorrencia que para a ms não é nada
      só uso outro s.o. para fazer transação segura . mas para trabalhar me divertir e estudar eu uso o windows ´sem precisar de tantas dependencias . o mundo escreve para plataforma windows eu ea maioria usa que eles escrvem.

  9. Windows tem tudo quase tudo que os outros tem e o que os não tem.na iternet ele também tem versão pirata free
    não vale apena comprar nenhum deles tanto faz pirata como original ele pega vírus
    e dai quando quero usar segurança o o bom ubuntu mas todas as outras coisas infelizmente tenho que usar o Windows então o Windows vence

  10. Foi uma análise muito superficial e um tanto tendenciosa pro Ubuntu. Não que eu não goste dele, mas não foram abordados recursos de cloud e ecossistema, que colocam o Mountain Lion muito a frente dos concorrentes. Quanto à agilidade, concordo, o Linux é de fato mais rápido. Porém devemos levar em conta uma coisa: essa leveza tem uma razão, e ela não é muito boa: o sistema vem pelado quase sem drivers, assim é fácil ser um sistema rápido, aliás, essa é a parte mais chata de qualquer Linux, ficar catando driver pra tudo é muito tempo perdido, nesse quesito o Mac ganha. Desculpe, mas a interface do Mac é bem superior a de qualquer Linux, incluindo aí o Ubuntu. Quanto à segurança, concordei em parte, o OS X está de fato cada dia mais visado, porém, NÃO existem vírus para Mac. O que existem são malwares, que em sua maioria dependem da digitação da senha do admin. Não se tem notícia até hoje de que alguem tenha conseguido criar um vírus para Mac OS, que consiga autonomia para se auto-replicar e se auto-enviar para todos os contatos do sistema, como qualquer virus de verdade faz.
    De resto, Windows 8 está muito aquém dos outros dois, em tudo.

  11. E obvio que o linux não tem tantas ameacas assim pq normalmente quem o usa são pessoas com mais conhecimentos em informatica e não leigos, quase parados, que usam windows, Mac sem comentarios.

  12. O Mac OS X Mountain é o melhor e quem diz que é o que apanha mais virus está a mentir o que apanha mais virus é o windows 8 e o ubuntu é o que tem menos usarios

  13. Isso aí é balela pura e só fica entre Windows ou Linux quem não tem máquina suficiente pra rodar o Mountain Lion. Manda vir a porcaria do windows 8, rodando Lightroom como uma carroça e sem outras opções que cheguem aos pés do Aperture, ou da outra infinidade de apps exclusivos para plataforma Apple.

    Sem comentários, OS-X na maquina, o resto é resto.

  14. To vendo muita gente falar do Mountain Lion sem nem mesmo ter mexido em um Mac, quem tem sabe que é o melhor, fanboys do Linux falam, falam e falam, só conhecem Linux e Windows, e já saem falando de Macs sem ter conhecimento algum, o que pude notar que nesse novo sistema da Microsoft é que eles estão copiando cada vez mais a apple, começando pela forma que atualiza de um SO para outro, no qual a apple faz há anos, depois querem lançar o windows 8.1, outra coisa que a apple já faz com o OS X, que apropositado é coisa que muita gente não sabe, inclusivos esses burros do olhar digital que além de cometer erros ao falar do Mountain Lion o apresenta como se fosse um novo SO, quero deixar bem claro que há anos a Apple continua com o OS X, o que ela faz é atualizações de seu sistema, que explica a quantidade de lançamentos em relação a concorrência,outra coisa virus não existe em Macs até porque quase ninguém usa anti-virus, porque não há necessidade, para os fanboys do Linux primeiro mexam em um Mac, ou melhor tenham um antes de falar que seu sistema é melhor, mais uma coisa que notei nos comentários acima e também quero esclarecer, Apple não trabalha com PCs e sim com Macs, que é bem diferente.
    A Apple inova e o Linux copia, lidem com isso, sabem porque gostam tanto do Linux?…. é porque boa parte de suas funcionalidade foram frutos de copia, simples, é só eu apresentar o Mac para um amigo meu que usa Linux que ele logo notou as semelhanças, e admitiu o que os fanboys cegos nunca iram admitir.
    Se Linux fosse realmente melhor sem sombra de duvida que ele seria mais popular, até porque ele “livre”.
    Ultima coisa, muitos criticam o preço dos Macs, mas não notam o quanto seus componentes são melhores que o do restante, mouse multi touch, trackpad multi touch, e não só dois dedos como se encontra em notebooks por ai, entre outras diversas coisas, conforto, segurança, durabilidade, sofisticação, inovação, isso é um Mac, isso é Apple.

  15. Prefiro mais o Mac OS X do que esse lixo de Ubuntu, o sisteminha operacional ordinário viu, muito ruim. Usei ele durante 3 anos, e após as ultimas atualizações ele ficou uma bosta, trava direto, muito lento e etc. Hoje eu uso o OS X e ele nunca me deu problema, além de ser um sistema bem mais bem feito qu o Lixobuntu.
    Se você for ter um PC, invista em uma coisa de qualidade, e não use esses lixos de Linux não, sistema fracassado.
    Até o Linus Torvald usa um MacBook Air kkkkkkk

    1. O Linus Torvalds usa apenas o hardware da Apple, e um dos modelos mais light. Inclusive ela acha os macbooks pros tão desajustados quantos os demais notebooks. Adivinha qual é o S.O. utilizado? Claro, só poderia ser esse. kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *