A Canonical anunciou o novo sistema operacional Ubuntu disponível em 2 tipos de smarthphones: os de entrada e os de alta-performance.
E os requisitos de hardware são aceitáveis.
Os de entrada precisam ter ao menos 1Ghz Cortex A9 (single core), 512MB ou 1GB de memória, armazenamento de 4-8GB eMMC + SD e Multi-touch.
Os “superphones” Ubuntu teriam processadores Quad-core A9 ou Intel Atom, 1GB de memória, armazenamento de 32GB eMMC + SD e Multi-touch.
A diferença entre os dois consiste no que a Canonical chama de “convergência Desktop”. Com a ajuda de um dock e um monitor o “super-phone” vira um cliente Ubuntu!
“Estamos moldando o futuro da computação pessoal”, disse Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu e Produtos VP da Canonical.
Uso o Ubuntu desde a verão 7.04, não o troco por nada no meu notebook e penso o mesmo do Android que roda desde o meu primeiro smartphone que tive. Ao meu ver o grande problema é a quantidade (muito grande) de aplicativos que eu comprei na loja do Google e uso nos meus smartphones com Android, o que fazer com eles se eu trocar o sistema operacional do smartphone? Compra-los novamente na futura loja de aplicativos do Ubuntu Phone? Não acho que seja uma opção.
Agora o caso é outro para novos usuários, muito provavelmente se eu estivesse comprando meu primeiro smartphone e houvesse a opção do Ubuntu nele, com certeza não pensaria 2 vezes, foi assim comigo no caso do Android, ele ainda estava na versão 1.5 e convenhamos era uma porcaria, mas foi melhorando muito e hoje não vejo outro sistema operacional melhor do que ele, tenho outros aparelhos que uso para desenvolver softwares e consigo comparar, não chegam perto do nível de personalização que o Android oferece.
[]’s
Olá, pessoas.
Mas, como vai funcionar isso?
Poderemos adquirir smarts da Samsung, Nokia, etc com Ubuntu, ou a Canonical providenciará ferramentas para migração? Ou ambos?
Abs.
O mercado dos OS para celular esta ficando concorrido…
vejam a próxima jogada da samsung.
http://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-confirma-smartphones-com-tizen-em-2013/
Pelos requisitos minimos, esse SO está loooonge de ser leve. Precisariam fazer uma versão mais enxuta para rodar no meu LG L5
Pelo que eu entendi, o ubuntu vai criar um SO mobile que se ajustara ao hardware do smartphone. Será um erro se essa opção ficar restrita somente aos processadores da Intel. Se fosse um linux puro, os requisitos poderiam ser mais leves. Vamos ver se a cannonical não vai dar um tiro no pé.
Muito bom. Gostaria muito de ter, mas tenho android e ja tive iphone e tenho aplicativos comprados para ambos, o problema é ter que comprar tudo de novo.
Outra coisa é que 1GB de ram é muuuito pouco para a versão top. O Galaxy Note 2 tem 2GB de ram e é o grande diferencial no Andoid hoje. Vão ter q colocar 2GB de ram no ubuntu phone tb ou não irá me atrair…
Alguém tem a liste de aparelhos indicados?
Muitas perguntas… é Ubuntu, é grátis, é bom, é seguro!
Uso o iOS e trocaria este com, ou sem, os APPs incluídos!
Até o momento os APPs que tenho, grátis e pagos são facilmente substituíveis pelos que encontro (todos de graça) no meu Ubuntu!
Gostaria apenas que o sistema fosse lançado como nos PCs e Notes: como uma ‘praga’, bastando substituir! Assim em pouco tempo cairiam um após outro os sistemas… as empresas perceberiam que a escolha é nossa e haveria a opção de comprar aparelhos ‘virgens’, sem valores embutidos!