Instalando o IRPF 2013 no Ubuntu 12.10

Esta na hora de prestar contas com o Imposto de Renda Pessoa Física 2013. E claro, temos que instalar os programas da Receita no Ubuntu 12.10. E como fazer isso?

Simples, meu caro Watson!

Entre nesta página, selecione a versão LINUX .DEB no menu e baixe os dois programas )o de declaração e o de transmissão).

Duplo-clique nos arquivos baixados, digite sua senha e voilá! Tudo instalado! Aviso: você deve ter instalado o Java 1.6 ou superior.

tela1

Ainda me lembro do tempo que era um parto instalar algo no Linux. E você?

tela2

25 comentários em “Instalando o IRPF 2013 no Ubuntu 12.10”

  1. Rogério Mendonça Jr

    O soft da declaração eu consegui instalar de boa, mas o Receitanet está aparecendo uma msg dizendo “Erro: Não foi possível satisfazer as dependências”. O que pode ser?

    1. De imediato, a solução para o receitanet é usar o pacote da oracle, adicionando o repositório

      sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
      sudo apt-get update

      para depois instalar o pacote .deb pelo dpkg -i e depois completar a dependência com apt-get -f

      No entanto, cabe aqui uma discussão: há alguns meses o pacote java da oracle foi bloqueado automaticamente por diversos aplicativos, como o firefox, por ter sido encontrada uma falha de segurança no mesmo. Na época, removi tudo e substituí pelo openjdk e agora, por conta da receita, terei que fazer o caminho inverso.

      A questão é se a falha da segurança do pacote da oracle foi ou não solucionada.

  2. Obrigado, aqui no meu deu certo. Ficou até fácil, foi só optar na janela de Download por “Abrir com Central de Programas” – Dai Pronto , rapidamente instalado. Obrigado.

    1. Para abrir o programa, basta clicar “Dash Home” (canto esquerdo superior, não sei como é isso em português), digitar irpf e aparecerá o ícone de que precisa. Clicando nele, você poderá, caso deseje, adicionar o atalho na barra lateral de forma “permanente” (clique com o botão direito no ícone e escolha esta opção).

      Pessoal, obrigado pela ajuda.

  3. O mesmo problema do amigo Rogério Mendonça Jr aconteceu comigo com o receitanet, a mensagem de erro usando o GDebi foi “Erro: A dependência não é contentável: java-virtual-machine”, a mesma mensagem utilizando a Central de Programas do Ubuntu. Utilizo o Ubuntu 12.04.2. No terminal: java -version:
    java version “1.6.0_27”
    OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.12.3) (6b27-1.12.3-0ubuntu1~12.04)
    OpenJDK Server VM (build 20.0-b12, mixed mode).

    1. Resolvi meu problema do Receitanet instalando o binário, mas ainda não enviei a declaração pra ver se tem algum problema de está usando um .deb e outro .bin.

  4. Aqui o IRPF2013 consegui instalar numa boa,mas ao instalar o receitanet o gerenciador de programas abre mas logo em seguida fecha sem mais nem menos,aliás essa é uma bronca que tenho do Ubuntu,quando algo dessa natureza acontece não aparece nenhuma mensagem pra vc ter uma ideia de que poderia ter acontecido.

  5. Aqui eu instalei sem problemas, vamos ver quando começar a usa-lo na próxima sexta-feira.
    Alias em 2012, eu usava Ubuntu e Windows, no pc, principalmente devido aos programas da Receita Federal, já que aproveito esta época do ano para ganhar um dinheiro extra, mas depois que descobri que funcionava perfeitamente no Ubuntu, formatei meu computador e agora só uso Ubuntu hehehe……no próximo dia 24 de março completa um ano que eu uso apenas o Ubuntu :)

  6. Boa noite,

    Para quem não está conseguindo instalar o aplicativo instale outra versão do java.

    sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install oracle-java7-installer

    abraços.

  7. Caros colegas foi tranquilo a instalação. Uso ubuntu 12.04 64 bits, quando tento gravar a declaração dar a seguinte mensagem: Ocorreu um erro inesperado e a declaração não foi gravada. Caso o problema persista, entre em contato com a receita federal do Brasil.

    1. Evaldo, não sei se ainda precisa de alguma resposta mas tive o mesmo problema que você. Além do procedimento mencionado pelo Sebastião Alves, altere as permissões com sudo chmod 777 -R /home/usuario/ProgramasRFB.
      Comigo, como o Receitanet já estava na home, somente esse procedimento já resolveu na hora.
      É isso aí, abraço.
      Fábio

  8. Estranho. Tenho o Ubuntu 12.04LTS 32bits rodando no desktop e no notebook. Em ambos troquei completamente o java da oracle pelo openjdk quando apareceu o plugin java foi bloqueado automaticamente pelo firefox, por questão de segurança. Mas, no desktop eu consegui instalar o receitanet perfeitamente e no notebook aparece a mensagem “Erro: A dependência não é contentável: java-virtual-machine” sendo que nos dois a reposta do terminal é: java version “1.6.0_27”
    OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.12.3) (6b27-1.12.3-0ubuntu1~12.04)
    OpenJDK Server VM (build 20.0-b12, mixed mode)

    O apt-get -f completa a dependência justamente com a instalação do java da oracle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *