Nota do editor: Esse artigo foi feito para ser indicado e compartilhado para seus amigos ou familiares para introduzir no mundo do Ubuntu, conhecendo o sistema e tirando algumas dúvidas básicas.
Se você lê esse blog tenho certeza que está cansado de dizer e ouvir que o Ubuntu é excelente, de fato essa afirmação tem boas razões para muitos acreditarem, mas existem alguns pontos que geralmente são levantados, e que se não forem bem explicados, os mitos que envolvem o mundo open-source ainda permanecerão por um bom tempo para quem não conhece.
– O Linux não é a mesma coisa que o Ubuntu.
É bem capaz de já ter ouvido falar de Linux e o Ubuntu, aqueles concorrentes gratuitos do Windows. Pois bem, o Linux não é a mesma coisa que o Ubuntu. Digamos de forma simples que o Linux é uma estrutura pronta do qual podemos moldá-lo, e através desse molde que saíram o Ubuntu, Debian, Lubuntu e etc. Tenha a imagem de um refil de caneta por exemplo, através desse refil podemos ter milhares de tipos de canetas, tamanho, formas e tipos, é basicamente assim a ideia.
– O Ubuntu não tem vírus.
Mentira, o Ubuntu assim como qualquer outro sistema tem vírus, mas no caso dele são muito poucos, e também são raros os casos em que seja necessário ter algum anti-vírus para utilizá-lo. Para entender melhor como funciona o ataque dos vírus é bem simples. O Windows pensando em facilitar a vida do usuário, o sistema de instalação bem simples, e algumas vezes faz a instalação de programas sem seu consentimento, e esses programas trabalham ‘ocultamente’ sem você saber, e são através deles que os crackers atingem seu sistema.
Já no Ubuntu qualquer programa que seja instalado é perguntado a você, tendo muito mais controle do que está em seu computador, não permitindo que os vírus acessem suas informações. Bacana né?
– O Ubuntu não tem meus programas prediletos.
Isso é uma meia-verdade. Todo sistema operacional tem seus programas exclusivos, então o Ubuntu pensando nisso desenvolveu soluções que tem funcionalidades tão boas ou até melhores das que o outro tem, cabe apenas um tempo para adaptação.
– Se uma criança consegue mexer facilmente, com certeza você também pode.
Antigamente os sistemas baseados em Linux eram mais complicados de se mexer, o intuito deles não era voltado ao usuário comum, tanto que até hoje uma parcela é voltado para criação e manutenção de servidores e aplicações mais específicas, porém esse cenário mudou. Existem sistemas que são muito bacanas, estáveis, seguros e bem simples, além de ter um belo design. Sua usabilidade(facilidade para utilizar) está ótima, comandos e organização de pastas e arquivos bem intuitivos, sem sofrimentos.
Atualmente vale muito a pena experimentar o Ubuntu, é uma solução simples, completa, estável, segura, e o melhor, grátis. Infelizmente 70 a 80% dos Windows que encontramos no Brasil são falsificados, falsificação é crime, dê uma pesquisada a respeito e veja quanto legal é ter um Ubuntu em seu computador, garanto que não há volta, todos que usam, indicam e aprovam.
E você, que outro mito geralmente encontramos diariamente quando comentamos sobre Ubuntu? Diga nos comentários.