O Linux que acompanha o computador no ato da compra só piora sua reputação.

sadtux-300x240

O mercado eletrônico vem crescendo absurdamente a cada ano, seja através da venda de celulares, tablets ou computadores pessoais, e sempre estar atualizado é essencial, sendo importante comprar os produtos mais potentes. E algo corriqueiro é a venda de computadores de alta performance, acompanhados do Linux para baratear os custos e alavancar as vendas. Porém as versões fornecidas apresentam problemas que fazem o comprador se frustrar. Geralmente essas distribuições que acompanham são versões antigas, ou senão totalmente sem qualquer tipo de usabilidade ao usuário, forçando – o a utilizar outras opções, como o Windows geralmente.

O Windows é um ótimo sistema operacional, porém existem alguns detalhes o que deixam a desejar, além do seu alto custo de aquisição, então o Linux serve como uma ótima opção, gratuito, seguro e leve. E porque então não fornecer as melhores soluções gratuitas automaticamente para os consumidores, como o Ubuntu?

Existem dois fortes motivos que resumem as causas dessas escolhas: Dinheiro e experiência. A Microsoft tem diversas parcerias ao longos dos anos com fabricantes, fornecendo lucros nos produtos ao agregarem o sistema, além de uma ótima parceria. E também temos a experiência básica que muitos usuários carregam anteriormente no uso do Windows, já tendo certo domínio sobre ele, então sua escolha se torna algo natural.

Como podemos mudar esse cenário? 

Acredito muito que o Ubuntu seja a primeira opção para quem deseja experimentar um sistema livre, sua interface limpa, além da central de programas que está muito bacana e o Unity que traz muitas facilidades. Então incentive e explique sobre quais as vantagens de se ter um sistema Linux, e que experimentem através do tour online, tenho fé que a pessoa tendo essa experiência, no mínimo haverá interesse a respeito. O sistema provavelmente irá atrair as atenções dele, procurando pouco a pouco conhecê-lo.

Diga nos comentários quais outras razões que causam esse cenário, e também as soluções que podemos adotar.

30 comentários em “O Linux que acompanha o computador no ato da compra só piora sua reputação.”

  1. Eric, parabéns pela excelente matéria. É exatamente esse tipo de informação que eu bem conheço, pois, sei de várias pessoas que adquiriram computadores que vinham com “um tal de Linux (Ubuntu) instalado” e que depois de uns poucos dias, simplesmente odiaram esse tal Linux. Porém, não por acaso, o sistema não tinha quase nada instalado, pre-configurado, “adaptado”… nada. E claro que caminhar com as “próprias pernas” no meio Linux/Ubuntu, infelizmente, ainda é algo bem desafiador para o usuário Windows. Uma pena… !

    1. boa tarde
      Sou usuário do Windows e gostaria de uma dica de qual Linux instalar em uma máquina (de fácil instalação) e que seja compativel com a maioria dos drivers( rede… video onboard, etc..) se possivel um link de onde baixar …. (baixei uma versão no http://www.ubuntu-br.org/ e instalei em uma máquina… não vai para frente… para em THE SYSTEM IS RUNNING IN LOW-GRAFICS MODE….

      Desde já te agradeço
      Luiz carlos

      1. Talvez seja porque seu Hardware não tem os requisitos mínimos, talvez seja bom vc instalar alguma Distro mais leve, como Puppy Linux, mas de qualquer maneira, primeiro use um liveCD, eu por exemplo, não me arrisquei a instalar o meu linux de uma vez, fui me familiarizando com o liveCD, além de evitar danificar meu pc. Se você sabe inglês, acho que isso te ajudará: http://www.puppylinux.com/cd-puppy.htm

  2. Helder Albuquerque

    Excelente matéria!!! Eu estava procurando um notebook que viesse com Linux instalado e encontrei um Qbex Atlas Mobile Intel® Core™ I3, Tela 14.1″, 2gb, HD 500gb, Hdmi, Webcam, Linux, no site Livraria Saraiva, que veio com Ubuntu 10.04 muito bem configurado e os únicos problemas que tive, foram de atualização, em duas ocasiões, facilmente corrigidos!!! Minha experiência foi boa!!

  3. Na minha opinião o que atrapalha muito o arranque do linux é as milhares de distribuições existentes. Por que não se unirem, se apagarem num projeto único e desenvolver um sistema mais poderoso? Sei que isso possa ser impossível de acontecer, pois assim o sistema ficaria comercial e isso não é a filosofia do Linux. Posso até está falando besteiras mais creio que me entenderam. Vejamos o crescimento do Ubuntu no momento, versões pra tablet e celulares serão lançadas, se tivessem o apoio de outras desenvolvedoras de distros a coisa andaria muito mais rápido.

    1. Mas tem o apoio a grande maioria das distribuições linux trabalham em conjunto mesmo não parecendo, se vc utilizar um pacote de software no ubuntu geralmente na maioria das vezes em 99% dos casos este mesmo pacote pode ser usado em outras distribuições é muito raro ter q fazer alguma alteração a menos que a distribuição ou o pacote esteja desatualizado, deixei de tentar convencer as pessoas de qual é melhor, só sei que eu particularmente prefiro o pior dos linux do que o melhor dos windows.

  4. Douglas Giovani Oechsler

    Eu sou usuário de Linux a 7 anos. Por mais que queremos que as pessoas usem linux aqui no Brasil a coisa complica. Trabalho no setor público, o governo federal é um aliado do software público porém, a Caixa que é do Governo, no bolsa família usa um sistema web voltado somente para o IE e não adianta você recorrer ao suporte da caixa, eles só dão suporte ao IE ou seja, MS. Tivemos que optar pelo uso do windows (optar não, fomos obrigados), além de outro relatório que utilizam que só abre no MS office, no Libre, Open Offiice abre tudo desconfigurado, então, tivemos que instalar também o MS Office. Outro problema é a assinatura digital de documentos. A principal empresa no Brasil de certificação digital e a Certisign que…..só da suporte ao Windows e somente um modelo para Mac, Linux esquece, e não adianta ligar para o suporte, além de péssimo não te informam nada. O Linux dá pra usar hoje em dia? Dá sim perfeitamente, desde que você não precise utilizar nada que se refira ao MS Office, IE e assinaturas digitais. Minha irmã tem um escritório com Linux a 4 anos, mas um pc tem windows apenas por causa da assinatura digital. Enquanto não conseguirmos buscar uma interoperabilidade de 100% entre windows-Linux-Mac, infelizmente o nosso querido pinguim vai sempre patinar. Eu fico triste em dizer isso, mas é verdade.

    1. Meu caro Douglas, voce tem toda razao. Pois trabalho na estatal Eletrobras furnas, e todos aplicativos que uso sao MS, nao adianta plugar computador com linux que nao ira conseguir abrir um simples documento pra trabalhar. A impressao que tenho e que existe um lobe sobre o pessoal de TI, e penso eu que deva ter atrativos pessoais para aescolha de um determinado programa ou ate mesmo sistema operacional. As empresas estatais gastam uma nota preta com licencas . Tinha que existir uma lei onde tornasse obrigatorio o uso de software live em empresas publicas. E lamentavel tudo isso….mais alguns milenios pela frente e quem sabe nao seremos mais desenvolvidos…rs
      PS: desculpas pela falta de acentuacao, estou digitando de um google tv c/ tecado sem acentos.
      AbracoZ

  5. Há muita desinformação.
    Quando falo que uso Linux a resposta de muita gente é: Mas é só texto!
    E tenho que explicar que é diferente do windows, no Linux vc tem a ‘parte gráfica’ e o ‘sistema’. Depois explico um pouco das vantagens de se escolher a ‘parte gráfica’ certa.

  6. Eric, Parabéns bela matéria, e pura verdade, acredito que com o lançamento do Ubuntu 13.04 e do OpenSuse 12.3 Este quadro se reverta e as fabricantes liberem os sistemas atualizados, pois a cada ano o linux vem crescendo! :D

  7. O pior na verdade são os drivers, a um tempo atrás eu comprei um note STI (2008) que veio como uma distribuição que não sei nem o nome, coloquei o Ubuntu. Mas quem disse que dava pra configurar legal a placa de vídeo da Nvidia e a placa Wireless? Sempre q atualizava o Ubuntu era um parto pra configurar novamente. Até pra quem gosta de fuçar se torna cansativo essas configurações, imagine pro leigo?

  8. Quando comprei meu positivo premium veio com mandriva modificado pela positivo. Foi uma experiencia horrivel, modem 3g só funcionava o da vivo (parceira da positivo) computador mesmo com 3gb dd3 era extremamente lendo, se não fosse já estar em mente que iria usar linux teria desistido, testei fedora e computar se mostrou excelente, depois migrei para Ubuntu e até hoje é só alegria.

  9. Francisco de Assis

    Muito boa a portagem, sou um admirador dos programas linux, mais meu not veio com uma versão que não funcionava bem, mandei então instalar a versão 11.10 e agora uso a versão 12.04. Muito boa por sinal.

  10. Eu gosto muito do Ubuntu, mas atualmente estou recomendando o LinuxMint-MATE p/ quem nunca usou Linux.
    E tbém acho que o LM-MATE-LTS seria a melhor opção p/ Linux embarcado devido às mudanças frequentes do Ubuntu.

  11. Primeiramente parabéns pelo post. Utilizei Linux por 10 anos como desktop e nesse tempo incentivei inúmeras pessoas a utilizarem também. Hoje já não faço mais, infelizmente. Um dos motivos é exatamente o que você citou, referente a drivers e seus fabricantes. Simplesmente as pessoas querem ligar o computador e utilizá-lo. Ninguém quer ficar procurando “how tos” para fazer os dispositivos do computador funcionar. Esse foi um dos motivos que a maioria das pessoas que incentivei a utilizar o Linux (Ubuntu) desistiram. A cada atualização inúmeros problemas apareciam acabava tendo eu que ir resolvê-los. Isso acabou quando houve a troca do Gnome para Unity, simplesmente as pessoas desistiram e foram para o Windows (pirata version). De todos usuários Windows que conheço, nenhum deles quis utilizar o Unity, talvez pela grande mudança no conceito ou simplesme porque ele é lentíssimo.
    Hoje não creio mais que o Ubuntu (ou qualquer distribuição linux atual) vá substituir o Windows, ainda mais com o Windows 8, tanto isso que migrei meu desktop para OSx e estou satisfeito pois ele faz o que preciso, ligo e ele funciona, meu tempo é gasto com as atividades que preciso e não para fazer algum coisa funcionar.
    Na empresa ainda utilizo o Linux no desktop e sim, os problemas ainda continuam. Evidente que, se chegarmos a alcançar o funcionamento do Windows nos desktops certamente retornarei definitivamente para o Linux.
    Lógico que já estamos muito melhor do que éramos antes mas ainda temos muito que caminhar.

  12. Sabe o que eu acho Eric?… Eu acho que infelizmente; a pessoa que busca um p.c. com Linux quer mesmo é um p.c. mais barato por conta de não trazer embutido o valor da validação da Micro$oft; pra instalar seu velho “Windows Crackeado”! =[

    1. Ano passado procurei notebooks Linux; só achei um no site da “Dell”; mas com preço proibitivo pra mim frente à similares de outros fabricantes + Windows original; como os que tem em qualquer “Casas Bahia” da vida. Desisti da compra porque não quero dar $$$ pra Micro$oft! = P

      Notebook Linux é quase uma lenda urbana! =[

      1. Olá, eu gostaria de manifestar a minha opinião sobre esse assunto dizendo que ainda acredito muito nessa filosofia e vou defendê-la até o fim. Eu sei que existem pessoas que torcem o nariz quando ouvem falar de Linux, mas a grande maioria não tem o hábito de buscar informação. Há mais de um ano eu pesquiso sobre o universo Linux e neste último mês eu criei coragem para instalar o Ubuntu 13.04, a distro mais amigável para migrantes do sistema da tela azul. Me surpreendi com a qualidade dos softwares livres e me apaixonei pela filosofia de compartilhamento do saber. Hoje não me considero um entusiasta apenas, mas um ferrenho defensor do Linux. Sei que como comunidade temos muito o que aprender, até mesmo na hora de incentivar as pessoas a instalarem, devemos sempre dizer a verdade sobre o sistema, sobre a filosofia por trás do software livre e direcioná-la para uma vida de buscas constantes de conhecimento na internet. Quando percebi que usar o terminal não era uma coisa restrita apenas para “nerds” de TI, me senti muito capaz de fazer outras coisas. Eu não sou da área da informática mas sei que o Linux disponibiliza todo conhecimento necessário para chegar onde quer que eu queira.

  13. Prezados colegas

    tenho uma opinião porque o linux só está piorando ao invés de melhorar, a razão é simples, o desenvolvedor não escuta o usuário. Dizem que estão priorizando o usuário, mas, não estão. Eu usei Ubuntu desde a versão 10.04 e o que observei é a qualidade caindo com o tempo, não sei porque tem o famigerado Apport, pois a Canonical nunca corrige os bugs recorrentes que vem acompanhando o ubuntu desde a versão 11.04 e estas últimas estão uma lástima. Resolvi então mudar para o Linux Mint 14, visto que segundo os desenvolvedores, não adotou o caminho do Unity (que por sinal é quem desestabiliza o Ubuntu), mas, que descepção, Bugs e mais bugs, e não adianta atualizar, que não resolve. Vcs podem pensar os problemas são os PPAs e eu digo que não, pois todos os bugs que estou falando ocorrem na instalação limpa da distro somente pelo CD ou DVD e só usam repositórios oficiais, di
    tos “estáveis”. Ou seja, os desenvolvedores estão liberando uma versão que deveria ser estável toda bugada.

    Já Testei outras distros como Fedora, Sabayon, Opensuse e todas sem exceção apresentam bugs ridículos, apenas usando os “repositórios Oficiais”, sem falar no fato que não atendem todas a necessidades do usuário final. Eu não estou decepcionado com a filosofia do Linux, mas, com a arrogância dos desenvolvedores de acharem que suas distros são uma maravilha e que estão de acordo com tudo que os usuários querem ou necessitam. Quando vão entender que o usuário final não tem que ficar corrigindo bugs, que já deveriam ser corrigidos pelos desenvolvedores e tudo é culpa do “Usuário iniciante”. A razão pela qual o linux não domina o mundo é simples: O usuário final quer resultados, quer ligar o computador, entrar nas aplicações que usa para o seu trabalho ou diversão e usá-las sem complicação. Ele não quer ficar vendo telas de erro e o sistema derrubando ou congelando toda hora. ele não quer ficar vendo o sistema bugar toda a vez que atualiza dos repositórios oficiais. Podem pensar quer estabilidade vai para o Debian, ridículo, voltar para uma versão com 100&% dos seus pacotes desatualizados, não dá. Essa é para pensar, até quando?

  14. posso citar 2 exemplos: o pc da firma em que o meu pai trabalha que é um bitway que veio com um bitlinux e o meu positivo que veio com mandriva cagado, onde até a simone da minha sala tinha um igual o meu e mandou trocar para o windows. eu continuei no linux estou a usar o debian 64 7.1
    a unica coisa ruim de instalar aqui é skype.

  15. Eu até tentei usar o Ubuntu, mas tive problemas com a impressora HP. Meu modelo específico não tinha suporte no site, mito menos na página do HPLIP. Culpa também da HP que não disponibiliza os drivers no CD de instalação, assim como faz com drivers do Windows.

  16. As distros nacionais que vem com esses pcs baratos são um lixo, pelo visto nenhum destes fabricantes esta comprometido com o Linux e usa ele apenas para baratear as maquinas e incentivar a pirataria do Windows. Se viessem com o Ubuntu, Fedora, OpenSuse o cenário seria bem diferente. Teríamos concorrência de verdade, pois são grandes empresas que patrocinam (Canonical, Red Hat, Novell) e comunidades enormes por trás delas. Distros menores e “revolucionarias” são para entusiastas, não servem para o povão.

  17. Prezados: É o seguinte, hoje não se acha computador em que voçê possa instalar o programa que quiser.
    Tudo vem com win8.1 single……. e não deicha instalar o que voçê quiser . Isto é monopólio e não é proibido?
    No meu computador, anterior à esta merda que comprei agora, não sabia, pois sou leigo,eu instalava e desinstalava qualquer programa, agora voçê é obrigado a engolir bosta, enão deicha instalar dois sistema.
    Deveria o governo ou algum deputado dar um jeito nessa sacanagem. Acontece que acho que nem o governo tem força contra uma microsoft. de bilhoês . Tem que engolir.

  18. O QUE DERRUBA O LINUX NAO É O WINDOWS E SIM O PROPRIO LINUX POIS ESTE PARECE SER SO PARA USUARIOS AVANÇADOS , QUANDO A MAIORIA DOS USUARIOS DO WINDOWS, TEM POUCO OU NENHUM CONHECIMENTO.
    POR EXEMPLO, O SIMPLES ATO DE IMPRIMIR UM DOCUMENTO QUE É AUTOMATICO NO WINDOWS SE TORNA UMA TAREFA COMPLICADA PARA UM INICIANTE NO LINUX, POIS A IMPRESSORA E INSTALADA MAIS NAO RECEBE NENHUM COMANDO.

  19. Uma certa vez, um professor me falou que: ” o que torna os computadores mais caro, é o Sistema Operacional (no caso o windows)”, mas depois de fazer uma pesquisa, de PCs com Sistema Linux, pude perceber que dependendo da configuração (marca, processador e memoria), se torna se torna ainda mais caro. Quer dizer, não era para ser mais barato??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *