Como não ter uma experiência frustrante com Ubuntu
Ontem foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 13.04, que muitas pessoas estão amando, e tantas outras odiando, grande parte dos motivos é a falta de incompatibilidade com seu hardware, frustrando seus planos e atrasando seu cotidiano. Podemos melhorar sua experiência para que não seja frustrante e que continue tendo a paixão de sempre pelo Linux.
Vejamos alguns conceitos:
Cada nova versão do Ubuntu é ‘nova’.
Parece ser idiota a afirmação acima, porém muitas pessoas se esquecem sobre o que realmente fará o Ubuntu ficar bacana: Atualizações. Pelo fato do sistema ter sido lançado em pouco tempo, até agora dois dias, existem milhares de tipos de hardwares que irão sendo consertados e adaptados de acordo com o tempo, principalmente placas de vídeo. Então nesses casos há de se ter paciência, o lançamento em cada versão é de algo cru que irá evoluir muito dentro de algumas semanas.
Por mais que existem as fases betas, não há como mensurar a infinidade de conjuntos de hardware que existem, então a partir do momento em que forem sendo utilizados e compartilhados seus problemas, a comunidade que é muito ativa e rápida, encontrará uma solução fácil.
Mas eu preciso do meu Ubuntu para trabalhar…
Nesses casos dê preferência a versões LTS, tanto no desktop como no servidor. São versões que tem maior tempo de suporte e tem estabilidade garantida.
Aonde encontro soluções para meus problemas?
Existem diversos canais aonde podemos encontrar respostas, a principal é a Askubuntu, ou senão fóruns sobre Ubuntu no qual citarei os links abaixo. E também temos o grupo do Ubuntu Dicas que há diversas citações de problemas, tendo uma resposta mais rápida, interativa e simples.
Ubuntu Forum (Em inglês) – http://ubuntuforums.org/
Ubuntu Forum BR – http://ubuntuforum-br.org/
Então como posso testar o Ubuntu sem frustrações?
Deixe uma versão estável em sua máquina, e vá experimentando outras versões através de virtual machine, e procure sobre comentários e opiniões a respeito, encontre os problemas que outros estão tendo, com hardware similar ao seu, e que logo menos esse problema será solucionado.
Claro que temos a ansiedade de conhecer as novidades, porém isso vale a pena quando não dependemos seriamente do sistema. Então esses pontos de tornam importantes pois não temos tempo suficiente para ficar corrigindo problemas críticos que novos sistemas apresentam.
Dê sua opinião a respeito, você acredita que seja melhor esperar um pouco mais ou as versões que são lançadas já estão prontas e os problemas de incompatibilidade são apenas momentâneos?
Sempre faço isso coloco na VM quando fica tudo okay eu passo pro pc
Estou usando o Ubuntu 13.04 e está rodando perfeitamente normal.
Aliás, eu poderia dizer que tive mais problemas com o Ubuntu 12.04 que com o recente 13.04 (apesar do meu recente uso, obviamente).
Acho que muitas vezes o problema poderia ser resolvido facilmente, mas são os próprios usuários que complicam, ainda mais os recentes, que pouco ou nada conhecem do Ubuntu, quiçá diga Linux.
Cabe adaptação.
Façam um tutorial de como fazer o upgrade do 12.04 para o 13.04 sem precisar formatar? é possível?
Parabéns Erik pelo seu post, deixa claro para os usuários a utilização de novos OS´s, principalmente falando do Ubuntu com versões a cada semestre.
Apenas queria entender o que quis dizer com a frase no final do post: “Então nesses pontos se tornam importantes pois não temos tempo suficiente para ficar corrigindo problemas críticos.”
As vezes escrevemos rapidamente e nossos dedos não acompanham o raciocínio. Numa primeira leitura parece que não tem tempo para problemas críticos, mas se não focarmos nos críticos, o que sobra? os não críticos?
Por favor nos explique um pouco mais sobre a frase.
Erik também gostaria de ajudar em uma conclusão.
Se estão surgindo diversas reclamações é sinal que mais pessoas estão utilizando o Ubuntu, isso é bom!
As oportunidades aparecem neste momento, e as boas soluções permanecem. Parabéns para o Linux e Ubuntu.
Fala Eric!
Estou com o 13.04 mas gostaria de utilizar a versão LTS como vc mencionou no post. Eu particionei e tenho o Ubuntu em uma partição, meus arquivos em outra e o Win 7 em outra. Como devo proceder para instalar o LTS no lugar do 13.04?
Valeu!
Você terá que fazer uma formatação, ‘descer’ de versão pode dar diversos problemas, ainda no site do Ubuntu está disponível a versão LTS, então baixe lá e faça a instalação, ficará melhor e não terá qualquer arrependimento.
Grande abraço!
…então estou usando 13.04 desde fevereiro sem problemas..exceto alguns problemas com vlans…ontem observei que foi corrigido !!! sucesso….sem dizer a midia especializada citando sobre…
Ótimas dicas, tive alguns problemas com Ubuntu 12.04, 12.10 e usei o beta 13.04 por um bom tempo, depois formatei e instalar o Arch Linux, com toda esta experiencia que obtive foi tenha um partição apenas para arquivos e outras para os SO’s
Isso aconteceu comigo, tenho instalada a versao 12.04 e testei a 12.10 (cheia de bugs) mas quando instalei a 13.04 ficou lenta, o ubuntu esta mais pesado do que a 12.04? Esperei tanto essa nova versao…
O pessoal tem que entender que hoje, grandes problemas referentes ao hardware e que causam instabilidade no Ubuntu é culpa, em sua grande parte, pelas empresas que não disponibilizam os drivers oficiais para linux, sendo a comunidade responsável por criar vias alternativas para se ter determinado componente funcionando de maneira satisfatória. Muitos programadores que usam o Ubuntu compartilham seus conhecimentos criando drivers e correções para os problemas que vão aparecendo. A única maneira de não ter uma experiência ruim é primeiro vendo as notas de lançamento, os componentes suportados, e comparar com o que você tem instalado, porque muda alguma coisa de uma versão para outra, o kernel muda, então para alguns funciona melhor, para outros não.
Muito Melhor que a versão anterior que ficava travando muito afinal meu pc é da xuxa hahahaha
Amigo, seu que aqui não é fórum mas estou com um problema uso o ubuntu 11.10 e agora resolvi atualizar para o 13.04, como não queria usar um dvd criei um pen drive de boot, porem ao acessar na maquina da o seguinte erro “boot error” , já tentei com o criador de disco do ubuntu, o Unetbootin. os dois deram o mesmo problema, ate pensei que fosse o pen drive e troquei por outro sem sucesso, pensei é a porta usb tentei em outro micro mesmo erro, por acaso sabe de alguma solução ?
Dê uma checada se o programa do Unetbootin conseguiu instalar corretamente o Ubuntu, fiz esse processo no meu computador com o mesmo programa e tive sucesso. Talvez na hora de processar o .iso tenha falhado em algum ponto e o programa que está dentro do seu pendrive não funciona corretamente.
Se caso o problema persistir, fale aqui novamente que podemos dar uma analisada.
testei a iso em uma vm e funcionou, vou baixar o Unetbootin novamente pois o que usei não tinha a opção do ubuntu 13.04 so ate a 12.10 sera que foi isso o problema?
vc teria o link do Unetbootin que usou ?
Abra seu terminal e digite: sudo apt-get install unetbootin
Logo depois abra o Unity e abra o programa, e lá selecione. Fiz assim e funcionou comigo.
Obrigado, amigo, mas não era esse problema, descubri que o ubuntu 13.04 esta com algum problema com as placas de video NVidea pois uso a 8400GS.
Fica a dica para outros instale o ubuntu com qualquer outra (use a placa onbord) depois instale os driver da nvide e ai funcionou blz, porem ainda enfrento um problema, tento usar um modem 3G da oi (que funcionava na versão 11.10) porem não teve santo que fez funcionar ainda, mas vou descobir o problema e aviso aqui
vlw
Olha, numa boa, mais essa de que o Ubuntu estaria “desapontando os usuários em certos aspectos”… sei não. O que percebi com esse 13.04 é que está excelente e isso em muitos aspectos, simples, bem acabado, está tudo funcionando na minha máquina, sem o menor trastorno… Sempre tive certeza de que é só o pessoal da Canonical querer e teremos um sistema muito bom. Algumas implementações seriam interessantes sim, porém, isso é algo que sempre ocorrerá (seja no Windows, seja no OS-X, seja no Linux….). Enfim, meu parecer é que este sistema está muito, muito bom mesmo, na verdade eu nem esperava que ele fosse tão estável, tão rápido.
Eu gostei muito da versão 13.04 . na minha opinião está estável e rápida. porém, eu prefiro esperar nossa próxima LTS que virá ano que vem. a 14.04 promete ser estonteante em recursos, agilidade e estabilidade.
Eu deixo meu oc com 4 partições.
sda1…ubuntu-lts
sda2…ubuntu-não-lts
sda3…swap
sda4… BKP (documentos/fotos/musicas/videos)
Assim posso testar todos os novos lançamentos na sda2 s/ perder minha distro estavel na sda1 e nem meu dados na sda4.
Depois da versão 11.04 não consegui mais instalar o Ubuntu…parei nela..infelizmente…minha placa gtx580 não é reconhecida automaticamente..e a instalação trava na primeira tela..triste..
Minha próxima placa não será nvidia..