Por que instalar Ubuntu via Wubi não vale mais a pena

Por que instalar Ubuntu via Wubi não vale mais a pena

Há algum tempo atrás escrevi um post falando das vantagens que o Wubi apresenta para quem deseja iniciar no mundo do Ubuntu, novos usuários vindos do Windows, porém uma notícia recente vinda do OMG Ubuntu fez com que eu revesse alguns conceitos e explicar porque ele não vale mais a pena, e se pensar bem, nunca valeu.

Wubi

O intuito principal é fornecer uma instalação Ubuntu de forma simples e fácil, tendo a facilidade de desinstalar facilmente, assim como qualquer outro programa, bastando apenas abrir o aplicativo e apertar no botão. Confesso que minha iniciação no Linux veio a partir dele e estava muito satisfeito, mas nem tudo é perfeito.

A instalação que é feita não apresenta todo o potencial do sistema, tendo um desempenho inferior, isso tem fundamento se pensarmos da seguinte forma: se através do Wubi a instalação fica em um modo isolado dentro do próprio Windows, quando formos acessar seus dados, a velocidade de processamento não será igual como se fosse diretamente ao disco rígido, como na própria Wikipédia explica.

E também houve relatos de usuários informando perda de dados e arquivos, além de problemas ao logarem em suas máquinas. É muito mais conveniente que seja criado uma máquina virtual e seja feito a instalação por lá, até porque o intuito disto são testes e experiências. E se caso desejar utilizar o sistema, facilmente encontrará diversas formas simples de instalação, que em momento algum irão comprometer o sistema atual.

Sem o Wubi, e agora?

Wubi ainda permanece com uma ideia muito bacana, porém a Canonical deve repensar outras formas de poder incentivar novos usuários como, por exemplo, o Tour dentro do site, que por sinal é algo muito legal, dá uma ideia satisfatória de como é o Ubuntu.

O que você achou dessa atitude? Realmente o Wubi deve acabar ou ele ainda tem um forte propósito a ser seguido?

6 comentários em “Por que instalar Ubuntu via Wubi não vale mais a pena”

  1. Emanoel Eraldo de Almeida

    Acredito que a ferramenta não deve acabar. Ela continua sendo uma forma fácil de se usar o sistema com opção de fácil desinstalação. Além de ser uma otima ferramenta para tecnicos. Um ex. Estava com um notebook de diagnostico de veiculos, onde windows estava com problemas, o CMOS e o HD estava com senha, e o boot buscava primeiro o HD só depois o CD. Então precisava reinstalar o windows mas não tinha jeito de dar boot. Solução: Wubi + instalação do ubuntu + apagar MBR. Ai o sistema não encotrou SO no hd e buscou no CD.

  2. O wubi era uma excelente alternativa para novatos conhecerem o sistema até que ganhem confiança o bastante para se aventurarem em repartições de disco rígido e formatação do computador, eu fui um desses casos, antes de iniciar no Linux eu não fazia ideia de como fazer essas operações relativamente simples, mas não teria nem começado se não fosse pela alternativa do wubi.

  3. Cheguei a instalar o ubuntu via wubi, mas minha iniciação com o Linux mesmo foi com o Live CD do Kurumin. Se for para pegar experiência, ver como é o Linux, etc., o melhor mesmo é o Live CD. Portanto, se for para acabar com o wubi, não vou sentir falta.

  4. Como desinstalar MESMO o Ubuntu instalado pelo Wubi? Eu já tentei mas sempre fica no boot aquela a opção chata para escolher qual sistema iniciar.

  5. acho um tremendo absurdo tirar o wibi do ubuntu. para mim foi uma ação infeliz!
    agora vocês estão me dando um trabalhão. O WIBI não estava incomodando ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *