O Ubuntu dá medo nas pessoas?

599557_90159834

Algo que é perceptível recentemente é o grande crescimento de usuários do mundo Linux, geralmente os adeptos são aqueles que hard users de internet ou estão ligados diretamente à tecnologia, e devido a incentivo de amigos e familiares muitas outras pessoas estão migrando ao sistema do pinguim, porém ainda existe uma enorme parcela de pessoas que poderiam facilmente também migrar, mas antigas histórias sobre o sistema ainda permanecem, dando até medo em diversas pessoas só de pensar sobre Linux. Qual o motivo disso?

Alguns fantasmas sobre o Ubuntu ser um sistema feio, repleto de incompatibilidades com periféricos, tais como impressoras, multifuncionais, webcams e outros, além de ser difícil de configurar ou instalar. Há pessoas que imaginam que devem ter conhecimentos técnicos avançados para poder mexer no sistema e diversos outros mitos.

O Ubuntu dá medo nas pessoas?

Acreditem, em algumas, sim! O boca a boca ainda é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação e que depositamos maior confiabilidade, e más experiências são sempre mais marcantes do que as boas. Segue a ideia de um artigo que escrevi há algum tempo aqui no site, falando que o Linux que acompanha o computador no ato da compra só piora sua reputação, indico para você que não leu, dê uma checada e depois prossiga com a leitura abaixo que fará maior sentido.

Como podemos reverter essa imagem ruim do Linux?

O que devemos indagar para aqueles relutantes que tem o argumento: “Por que vou mudar meu sistema se ele me atende perfeitamente as minhas necessidades? Não preciso de mais nada, está ótimo assim”, tenho certeza que você já se cansou de ouvir essa frase diversas vezes e não sabia quais razões poderia indicar mostrando pontos relevantes para contradizer a esse argumento.

Vejamos alguns pontos que acho interessante:

“Se algo está bom, sempre há a possibilidade de ficar melhor, não custará nada testar, se não gostar, tudo bem, mas pelo menos experimente e teste por um tempo, as vantagens irão surgir com o tempo naturalmente.”

“O Ubuntu tem três possibilidades de uso, a primeira instalando em um local separado do seu sistema atual, outro através do uso sem instalação via pendrive ou DVD, e também há a instalação simples via Wubi no Windows, e temos o bônus online para fazer um tour pelo sistema. Opções não faltam, basta vontade e curiosidade.”

“Ele é gratuito, tem programas gratuitos, funciona com praticamente todas as impressoras, teclados e mouses, além de ser bonito, rápido e leve, e o melhor que não trava, e também abre diversos programas quase que instantaneamente, ao invés de perder precioso tempo esperando cada um abrir.”

Hoje há um cenário bem otimista em relação ao crescimento do Ubuntu, com a internet e artigos voltados para iniciantes, ideias de que sistemas Linux são rústicos é algo que está se tornando ultrapassado, mas claro que há pessoas mais conservadoras que irão permanecer em sua zona de conforto, é direito deles e não há como questionar, mas sempre há aqueles que tem o sentimento de que não há nada a perder experimentando, e são nessas horas que o Ubuntu irá derrubar barreiras e preconceitos, tendo pessoas dispostas a dar suporte e explicar as diferenças, com certeza à experiência do novato/novata será excelente.

Digam nos comentários suas experiências e dicas para quem deseja conhecer mais sobre o mundo Linux, e Ubuntu.

Post sugerido pelo Maudy.

26 comentários em “O Ubuntu dá medo nas pessoas?”

  1. Anderson Brandão

    Uma boa forma de penetração no mercado são as crianças. Elas não tem medo de usar. Quando meu sobrinho vem aqui eu boto ele para jogar, então é certeza que no futuro ele não terá medo de usar o Ubuntu.

    1. Bom, no que depender do brasil e do incentivo do governo brasileiro, o crescimento do Linux pode passar da atmosfera terrestre, não sei se vc se lembra mais o governo lançou o computador popular e eles vieram com versão KDE do Linux e com baixo custo para que as pessoas pudessem comprar e ter seu PC. É lógico que eu sei que muitas migraram da versão instalada do Linux no PC, para o Windows XP, aquela porcaria, que me dá raiva só de ouvir falar neste windows, agora o que vc disse é certo, se incentivarmos as crianças a aprender e usar o Linux, ele pode crescer mais e mais, e para isso teria que se ensinar esse sistema as crianças nas escolas, a partir da 4 ou 5 série.

  2. Me joguei de cabeça no Ubuntu em 2009; atualmente uso o (X)Ubuntu 12.04 e em 2010 um colega de trabalho migrou p/ o Linux(Mandriva) por sugestão minha… mas voltou pro Windows Vista meses depois. Meu irmão sempre foi usuário Windows; até adquiriu um note com Windows 8 mas reconhece os méritos do Linux e usa um pendrive com Linux Mint que arrangei pra ele; já que Linux é tão bom que não precisa nem ser instalado pra ser degustado! =]

    1. Há quem critique o LinuxMint(refisefuqui do Ubuntu) mas uma distro com codecs funcional do pendrive ainda impressiona muito Windows user! =]

      1. Cara se é baseado em Debian certamente é excelente, e vou dizer mais, o Mint é a distribuição Linux que mais tem crescido nos ultimos meses, segundo pesquisas realizadas, ao qual saíram em diversos site e blogs.

  3. O fato de ser gratuito e ter apps gratuitos não enche a vista do usuário, principalmente q a maioria só usa pirata. Oq deve se chamar a atenção é que é um sistema infinitamente mais leve que um da M$, leve tanto no uso como em espaço em disco. Que é um sistema onde realmente um usuário leigo pode se sentir seguro. Tem integração com praticamente todas as redes sociais existente em 1 único software. Não precisa formatar frequentemente e qnd precisa geralmente é para usar a nova versão e não precisa se preocupar com os dados pessoais pois eles ficam em outra partição a /home, o swap do Linux é + inteligente e eficiente, personalização ao gosto do usuário… Enfim esses são os pontos que realmente eu acho positivo e devem ser evidenciados.

    1. Ubuntu é show, ele é seguro e estável, tem programas tão bons na área de design e web design quanto os da Corel e Adobe, e de fácil uso, a instalação é simples e intuitivel, até um bebe instala o Ubuntu no computador, e nem precisa-se formatar para instalar uma versão nova, pois através do Terminal Server é só digitar o comando sudo update-manager -d que ele vai mostrar o upgrade da versão mais atual e instalar.

  4. Eric… não tenha dúvida: Sim… “o Ubuntu da medo nas pessoas” !!! Com certeza… !!! O que eu já lutei para instalá-lo (para outras pessoas) e ofereço todo o suporte etc etc… e mesmo assim, com poucos meses escuto coisas como “e aí rapaz, não me enviou mais nada de dúvida?” Resposta: “A sim é verdade, se bem que não enviei mais nada porque só tô usando o Windows mesmo…”. Bem, para não ser tão pessimista, reconheço que o Ubuntu é sim o grande desmistificador do universo Linux. O que já é um começo.

    1. Bom, ele é um desmistificador de PC, mais convenhamos, as pessoas usam Linux o tempo todo, e o maior de todos as distros Linux atualmente sem sombra de dúvida e de variação é o Android baseado em OpenSUSE Linux, então não vejo mais que as pessoas tenham tanto medo assim do Linux, pois usam em Smartphones e Tablets constatimente.

  5. Não lembro extamente quando comecei a usar Linux – deve ter sido entre 2008~9, por aí. Só lembro que comecei com Linux Mint (por um bom tempo, umas duas/tres gerações) e depois migrei para Ubuntu por causa de Central de Programas e de Teclado em japonês que não funcionavam direito no Mint.

    Minha filha que ficava admirada com rapidez de desligamento – questão de segundo.

    Meu filho não quer nem saber do Linux apesar de estudar Mecatrônica e fico dizendo: “Olha, quando (você) estiver trabalhando só vai lidar com Linux!”.

    Vamos ver…

  6. Discordo, e muito!

    Meu argumento é que o GNU/Linux (na maioria das distribuições), NÃO é mantido por multinacionais que visam lucro [extremo] e consequentemente tem pouco investimento em PROPAGANDA. Simples assim, propaganda = usuários(convictos).

    Usando o Android como exemplo(ok, é mobile, é o q veio a mente pra exemplificar), quem tem medo de Android? Ele não é apresentado como um Linux… É impopular? Não. Tem investimento pesado em propaganda? Sim. É mantido por uma multinacional que visa lucros?…. então…

    TODAS as pessoas que eu apresento um sistema que roda do USB/DVD, com ambiente bonito (principalmente Ubuntu e Mint) e reconhece todo o hardware “num passe de mágica”, ficam maravilhadas e pelomenos instalam em dual boot ou até usam live USB/DVD (nem que seja pra recuperar erros do janelas, rsrs).

    Já a questão das distros que acompanham o PC de fábrica… É irracional por parte de algumas empresas… Compromete não só a imagem do aparelho e dificultam o suporte quanto acabam com a imagem (também no sentido literal, hehe) do sistema GNU/Linux e programas livres, abertos e afins.

    1. Falou e disse Carlos, eu vou dizer uma coisa, o LiveDVD do Linux já me ajudou bastante quando fui na casa de pessoas fazer formatação no HD desta, pois o Ruindows não queria mais abrir. Com o liveDVD eu entro no HD pego os arquivo que estão na unidade e passo para o pendrive, só não instalo o Ubuntu, pq depois eu só vou ter a dor de cabeça de voltar na casa da pessoa e ouvir reclamações e pedidos para voltar para o Ruindows.

  7. A melhor época para se fazer propaganda do Linux é agora. Minha esposa adquiriu um notebook com Windows 8 e após muito desgaste e irritação para fazer as atividades mais elementares, com o novo sistema da MS decidi tentar instalar o Ubuntu. O computador renasceu. O Ubuntu no nosso caso mostrou que pode facilitar e muito a vida de até
    usuários mais básicos.
    .

  8. Olha, realmente condiz com muitas afirmações das pessoas o qual eu pedi para testar. Só para conhecimento, eu acho que o tamanho nativo da letra do ubuntu deveria ser menor.
    Algumas pessoas me disseram que a letra nativa do ubuntu parece com a Comic Sans hahahah.

  9. Na minha opinião o linux só vai alavancar na grande massa de usuários quando estes usarem em seus trabalhos. Pois as empresas ainda usam muito o software da M$ e as pessoas como não tem outra opção aprendem nesse softwares e levam para casa por serem aqueles mais familiares. Muitas empresas usam linux, inclusive Ubuntu, mas é a minoria. Acredito na mudança que será lenta mais gradual e seremos todos livres desenvolvendo softwares cada vez melhores. Abraços.

  10. Olá!
    Estou querendo entrar nesse mundo linux me aprofundar mais e aprender tudo…
    Queria aproveitar esse post e pedir uma dica… estou pesquisando alguns cursos de linux e encontrei linux da Impacta… alguém conhece? sabe se é bom??
    Curso Linux
    Abraço..

    1. Olá Diego, eu nunca fiz algum curso da Impacta, mas pelo o que ouço de amigos é que todos os cursos são muito bons. Porém os cursos de lá são mais voltados para quem deseja trabalhar com Linux, não como forma introdutória. Tem bastante material gratuito por aí, e principalmente aqui para iniciantes.

  11. Claro que sim vejo meu exemplo!!

    Linux Educacional 3.0, Não acessa Net via Switch!!

    Olá a todos, vim aqui perturbá-los, pois não encontrei na rede tópicos a respeito do problema e como não vi tópicos que me ajudassem aqui no fórum, resolvi postar este, caso seja uma repetição, me desculpem.

    Estava tentando acessar a Internet à cabo via Switch (Modem Motolora BZE fornecido pela NET + D-link Switch DES-1008A – 8 portas). Estou organizando uma pequena rede doméstica.
    1º Quando conecto o cabo do windows 7 no switch (Modem Motolora BZE fornecido pela NET + D-link Switch DES-1008A) acesso tranquilo! Porém alguns metros de cabo depois via switch, tentei conectar à rede com um Linux Educacional, acho que 3.0 (instalado em um Compaq 510, intel Core Duo). Descobri que precisaria de um roteador, até aí tudo bem.
    2º Quando tentei acessar com APENAS o linux via Switch, não consigo acesso, porém há conexão? O ícone de conectado informa. Só há acesso direto via cabo-modem? O D-link não é plug and play como informa a embalagem, então não há o que configurar? Por que o Windows acessa e o Linux não via Switch? Será que quando eu comprar um roteador terei problemas futuros?

    P.s :
    Um dado interessante é que quando acesso pelo Linux e mudo para o Windows à rede não reconhece daí preciso desligar o modem para que se conecte com o Windows, porém do contrário não preciso desligar?

    Agradeço desde já o auxílio.

  12. Bom dia! Eu era usuário frequente do Ubuntu. Mas desde a Edição 9.04, tive problemas em sincronizar o meu print server. Ele simplesmente não era mais encontrado pelo S.O.! Como minha experiência é de usuário, busquei alternativas em alguns fóruns de discussão, nacionais e internacionais (em inglês) e não obtive sucesso. Então, optei por retornar ao uso do Windows (Xp, depois Seven). Infelizmente, estou desatualizado quanto ao uso recente do Ubuntu. Inclusive, preciso oferecer alternativas para o uso de jogos educacionais para Secretaria de Educação do meu Estado e não tenho um norte para iniciar. aí está o meu relato e o meu pedido de auxílio. Bom dia a todos!

    Emilio de Paula – Mestre em Educação pela UnB

      1. Oi Maudy! Vou testá-lo. Por enquanto eu estou com o Win8 e ele deixou meu notebook muito estável e veloz (é um samsung RV415 “basicão”, com processador AMD)…
        Como coloquei no corpo da mensagem anterior, preciso de auxílio para jogos educacionais para Linux. alguma dica?

  13. Cara eu acho que já faz tempo que muitos destes mitos sobre linux foi quebrado. Agora com relação as distros, eu conheci o Linux através da versão brasileira Kurumin, bom eu odiei esta versão e comecei a criticar e a por as pessoas contra o sistema operacional, fiz até algumas migrarem de versões instaladas de fabrica do Linux para o Windows, só que em 2007 eu fiz um curso de montagem e manutenção e configuração de redes, e o meu instrutor me apresentou e me fez ficar apaixonado pela distro Ubuntu, de lá para cá eu uso Linux em dual boot com Windows. E fora que hoje em dia as pessoas usam Linux sem nem sequer saber que é Linux que ele está usando, o Linux tá nos automóveis, nas empresas, nas espaço-naves da NASA, nos Games, e principalmente nos smartphones com Android, então eu acho que já foi tempo que as pessoas tinham medo do Linux e falavam contra, pois ele verdadeiramente e finalmente se tornou popular através de distros, e no Brasil, então ele é muito bem quisto, por várias pessoas e empresas, e o governo incentiva o uso deste sistema.

  14. Ola pessoal.
    Cai na besteira (por desinformacao da loja e do fabricante) de comprar um notebook positivo com o famigerado windows 8. Por favor, me orientem?
    1) como remover esse windows 8,gpt,efi e cia
    2) o ubuntu 12.04 consegue fazer isso de forma automatizada
    3) porque o ubuntu so esta iniciando com pendrive
    help!!!!!!!!

    obrigado.

  15. Em tempo?
    A proposito do titulo do artigo, eu (e muitas pessoas) sinto medo dos comandos do linux (terminal).Sinto muita dificuldade com eles. nao existem arquivos para instalar no metodos dos dois cliques…
    Sou iniciante. me deem um desconto.
    Obrigado.

  16. nesse mundo cheio de sistemas operacionais que vive com problemas, vejo que tem apenas um que ainda presta, o linux, ele pra mim da de 1000 a zero naquele tal de windows, é facil falar bem do windows pois essa porcaria de sistema operacional deve ter mais de 1 bilhao de programadores e de patrocionios e ainda o pior o pai dele é o mais rico do mundo, e toda vez que meu querido linux tenta bater as asas ele vai lá e corta com outra porcaria de windows novo, para quem nao sabe esse bill gattes nao cria nada so atualiza seu sistemas e troca sua interface e a cada 3 ou 4 anos nós trouxa quer trocar achando que é algo que preste . meu linux é calado mais ja começou a dar trabalho a microsolt com a popularidade do android 100% DNA LINUX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *