Serviço de armazenamento nas nuvens Ubuntu One será fechado

Serviço de armazenamento nas nuvens Ubuntu One será fechado

Ubuntu One
Ubuntu One

Jane Silber, CEO da Canonical, acaba de postar no blog oficial da empresa mantenedora do Ubuntu que o serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens da empresa será fechado!

Leia mais aqui (em inglês): http://blog.canonical.com/2014/04/02/shutting-down-ubuntu-one-file-services/

A postagem diz que “mesmo tristes com a decisão a empresa precisa focar em iniciativas estratégicas mais importantes”.

O serviço não conseguiu competir com outros players do mercado como o DropBox, Google Drive e OneDrive em preço, presença e popularidade.

E agora, Ubuntu one?

Até o 1º de junho você poderá adicionar arquivos, mas todos os arquivos serão deletados no dia 31 de julho próximo.

Portanto, façam seus backups, amigos(as) usuários.

Vai sentir saudades do Ubuntu One?

11 comentários em “Serviço de armazenamento nas nuvens Ubuntu One será fechado”

  1. Putz, era um conforto manter minha pasta pessoal do Ubuntu sincronizada e não precisar fazer backup dos dados a cada nova atualização do Ubuntu.
    Pena.

  2. Sempre usei o Ubuntu One para armazenamento de arquivos.
    Achava o máximo. Infelizmente agora terei que procurar outra alternativa.
    :(

  3. Uso em casa e em meu escritório, compartilho pastas com demais colegas de trabalho (sim, um escritório com Ubuntu em todos os PCs). Notícia triste.

    Porém, já instalei o DropBox (pela central de programas) e, por ter um celular samsung, ganhei 48GB de espaço.

    Seria bom se já no 14.04 fosse realizada uma integração do DropBox com o ubuntu, senti falta do aviso “seu arquivos estão sendo compartilhados…”

  4. Olha, numa boa, nunca gostei do serviço da Canonical em termos de armazenamento. Sempre achei muito fraco, bagunçado, péssima interface etc. Parece ter sido um daqueles programas/serviços que uma empresa disponibiliza só pra “dizer que também dispõe daquele serviço”, ou seja, verdadeiramente não há interesse por parte do desenvolvedor. Entretanto, a notícia é sim uma pena já que antes o pessoal da Canonical investisse para que houvesse uma reformulação da “nuvem”, tornando-a mais similar a excelentes serviços como o Dropbox e o COPY e não necessariamente “encerrar as atividades”…! Uma pena… (porém, a verdade é que existem outras opções gratuitas significativamente melhores).

  5. Sempre usei o Ubuntu One. Sou professor e compartilho meus arquivos de material de apoio com meus alunos. Quando preciso fazer alguma alteração nesses arquivos, não preciso me preocupar em redistribui-los, a nuvem se encarrega de assegurar que todos tenham acesso aos arquivos atualizados. Quando vi a notícia achei que fosse uma brincadeira de 1o de Abril. Lamentei muito quando descobri a veracidade. Estou testando o Google Drive mas o primeiro desconforto já apareceu … tenho que ter um diretório específico, algo que o One não tinha. No meu ponto de vista a Canonical não precisaria fazer investimento nenhum mais no serviço. No jeito que está, está ótimo.

  6. Terrível !!
    Tinha esperança de um serviço cloud totalmente integrado com o Ubuntu, um lugar onde eu salvasse dados, dados dos programas e até configurações, muito triste… Ubuntu tá tenso

  7. “No meu ponto de vista a Canonical não precisaria fazer investimento nenhum mais no serviço. No jeito que está, está ótimo.” concordo com o amigo Cristiano, não acabe com ele deixe-o como está que já tá muito bom…

    1. Basta baixar e instalar o u1-downloader conforme instruções no próprio site do ubuntu-one.
      Depois basta executa-lo,coloca o email e a senha, que ele baixa todos os arquivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *