root android

O Android é ou não é Linux?

O Android é ou não é Linux?

Estava pesquisando em como fazer o root android pro meu Asus Zenfone 5 e acabei me perguntando: o Android é Linux mesmo?

Thom Holwerda, do OS News, e Jon Buys, do OStatic reuniram argumentos em apoio a cada uma das posições.

Segundo Thom Holwerda (“Android is Linux”), que chama de erro a ideia de que o Android compete com o Linux. Ele afirma que o Android é tão Linux quanto o Ubuntu, Debian, Red Hat ou qualquer outra coisa que use o kernel Linux.

O Android é uma distribuição de Linux e, em suporte a essa afirmação, ele apresenta a definição de “Linux distribution”, da Wikipedia.

root android

No artigo do Jon Buys, que procura se afastar da mera questão de o Android satisfazer ou não o conceito de distribuição Linux, rejeita o critério de o kernel do Android ser um fork do Linux como elemento suficiente para caracterizá-lo como sendo um par das distribuições mais conhecidas do desktop, lembra a nomenclatura preferida pela FSF e traz a outra afirmação essencial do debate: o Android é distribuído como um ecossistema profundamente diferente do que vem com as típicas distribuições.

Root Android?

Segundo Jon, criar um sistema ao redor do kernel Linux não basta para atender às expectativas que as pessoas expressam ao falar sobre ser um usuário de Linux. O usuário espera disponibilidade de modificar qualquer parte do sistema operacional, algo que até pode ocorrer com as imagens de software distribuídas diretamente pelo Google, mas é pouco frequente com as que são incluídas na configuração default de vários fabricantes.

Ele também cita alguns pontos incluindo o trecho em que o projeto afirma não ver a si mesmo como uma distribuição.

Ele conclui que: o Android “ser” ou “não ser” “Linux” é um detalhe técnico sujeito a interpretações variadas, e é secundário em relação a outras diferenças entre populares agregados de software agrupados ao redor do Linux, ou mesmo a aspectos que transcendem a questão do kernel, como se devemos confiar em uma empresa de publicidade para construir o sistema instalado em dispositivos que sabem como somos, onde estamos, com quem falamos e o que queremos comprar. (fonte: ostatic.com – “On Android Being Linux”).

E ai? Seu Android é Linux mesmo? :-)

20 comentários em “O Android é ou não é Linux?”

  1. Como assim ele não é alterado? E como assim ele não ser alterado a todo tempo não lhe torna uma distribuição que usa o gnu/linux (vulgo distribuição linux)?
    se usa o kernel linux é uma distribuição e ponto…
    onde que o android é pouco modificado?
    slimROM, cyanogenmod, interface da ASUS, Samsung, LG, Motorola, aokp, aosp, carbon, aospa, omni, oxygen, pacman, chameleon entre outras milhões de ROMs ai que são modificações do android.. que não disfarçam em nada por cima!

  2. Só o fato de os entusiastas do Linux precisarem usar o Android como referência, já demonstra que o Linux quer ser Android e não o contrário.

    1. nem um nem outro……… não e fato de ser ou não querer ser, e fato que e baseado na arquitetura linux, mas nao precisa carregar a bandeira do linux, isso de carregar bandeira e gritar eu isso, e pra fanboyola, empresas serias se preocupam com qualidade e nao com fanboilagem

    2. Só fato de afirmar qlqr coisa no sentido de que um Linuxista precisa de alguma referencia, denota muita ignorancia, passionalidade e vontade de se meter em discussão só pra criar mais intriga do que levantar atenção para ponto que sejam realmente pertinentes, e, para ficar claro, software livre não precisa de referencia pra se afirmar, se a propria criadora do sistema (google) admite que a “referencia” usada para a concepção do mesmo foi o kernel do Linux.

  3. Se usa o Kernel Linux ele é Linux e ponto! Qual a dificuldade de entender isso? Por que ficam comparando o Android com distros? Isso não faz o menor sentido.

    1. mais ou menos isso, so que temos que entender que são arquiteturas diferentes, noa precisa se um fedora da vida, ou ubuntu, pode ser linux , mas não precisa ser igual ao desktop, lembrando que linux e o kernel ou seja o nucleo, o que vem por cima do nucleo a interface( visual) e as ferramentas, ou modificações do kernel, são detalhes, sabem que gosta de brigar por essas besteiras, famboyolados e gente velha que diz, “no meu tempo o linux era so tela preta” pra eles eu digo aceita que doi menos, seu tempo ja passou….

    1. facebok, e linux, google e linux, yahoo e linux, netflix, e todas as gigantes do mundo da tecnologia, ate microsoft, usa linux, quase todos os sites da internet rodam em servidores linux, android e linux, linux não e um caça níquel, e um sistema, criado por pessoas comuns que depois foi apoiado por empresas, como google e etc, ele noa precisa fazer dinheiro, precisa funcionar bem e ser estável, e seguro e isso e e faz muito bem, a maioria das distribuições ainda são distribuídas e mantidas pela comunidade ou seja pessoas comuns que trabalham voluntariamente, pra manter todos os sites do mundo e toda a internet de pé.

    2. Linux (é um kernel, não SO) não faz dinheiro, porque é de grátis e nem Android (baseado no kernel Linux e é SO), que também é grátis.

      O que faz são os softwares a serem desenvolvidos e etc.

  4. 1 – Qual a vantagem de utilizar um sistema operacional de rede?
    Compartilhamento de recursos (Arquivos, Programas, e dispositivos), flexibilidade de adicionar um novo software e na expansão de recursos.

    2 – Que serviços um servidor pode prestar a uma rede?
    Compartilhamento de arquivos, transmissão de fax, hospedagem e compartilhamento de páginas web, serviços de impressão, armazenamento de banco de dados, serviços de e-mail.

    3 – Quais componentes de hardware e software podem ser distribuidos entre o lado do cliente e o lado do servidor.
    De hardware podemos citar principalmente impressoras, fax, cameras ip em virtude do aumento da ‘Internet of Things’, praticamente qualquer coisa. De software, desde servidores web, compartilhamentos de arquivos e qualquer software que possa ser gerido por um servidor.

    4 – Pesquise e faça um resumo sobre as arquiteturas Peer-to-Peer, cliente/servidor dedicado e cliente/servidor não dedicado.
    Peer-to-Peer – Uma arquitetura em que cada um dos nós da rede é tanto o cliente quanto o servidor, permitindo o compartilhamento de dados sem um serviço central.
    C/S Dedicado – Uma arquitetura em existem dois tipos de nós específicos, cada um com sua funcionalidade definida, o cliente, que deve iniciar a comunicação, possuir o contato com o usuário e que deve solicitar e esperar por respostas e o servidor, responsável pelo gerenciamento de dados, por fornecer as respostas e deve aguardar os pedidos do cliente. No caso do dedicado, o servidor é uma entidade que possui apenas essa função em um sistema.
    C/S Não-Dedicado – A diferença, comparado com o dedicado é que o servidor que gerencia os recursos executa também outras funções, além de poder ser acessado diretamente pelo usuário, algumas vezes como um cliente comum.

    5 – Quais são os SORs mais utilizados no Mercado.
    Windows, Android, iOS, Macintosh, Linux.

  5. Não devemos considerar Android como uma distribuição 100% Linux, o Linux de fato é um sistema operacional, usa um kernel clone do Unix (considerado genericamente como Linux kernel) e userspace GNU (userspace clone do Unix), porém, no Android, a unica diferença de qualquer outra distribuição Linux é que ele não usa o userspace GNU e sim o Bionic, userspace desenvolvido pela Google/Alphabet Inc., então, Android pode ser considerado no maximo uma distribuição 50% Linux

  6. Tem gente que gosta de babar ovo de grandes capitalistas mesmo. É o famoso “gozar com o pau dos outros”
    Se a base é linux, obviamente o android não existiria sem a estrutura linux. Agora aparece um e diz que o linux quer ser android, quando o último é que não existiria sem o primeiro. É cada uma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *