A Microsoft anunciou seu pacote de drivers para Linux durante a abertura da O’Reilly OSCON 2009 (Open-source Conference), que acontece entre os dias 20 e 24 de julho.
Em seu blog, Mary-Jo Foley, jornalista da rede ZDNet, informa que está é a primeira vez que a empresa lança código específico para o sistema operacional. Ao todo, são 20 mil linhas publicadas sob a GNU general Public License v2.
Com o lançamento dos drivers, a Microsoft passa a fazer parte do grupo das empresas que colaboram com o comitê central do Linux kernel, junto de companhias como Red hat, IBM, Intel, Novell e Oracle.
Segundo o comunicado oficial, o código foi criado para permitir que o Linux rode, com alta performance, como uma máquina virtual no Hyper V, a tecnologia de virtualização de servidor baseada em hipervisor da MS.
O sistema pode funcionar sem o pacote, mas seu desempenho não será satisfatório. A solução visa consolidar os dois ambientes em uma única plataforma de virtualização, diminuindo a complexidade da infraestrutura.
Eita nóis… e num é que a Microsoft começou a abrir as pernas? O que o um anúncio do Google não faz no mercado de ações, né? E o que você acha disso?