O Linux é um sistema que deixa e permite você personalizá-lo a vontade. Isso é ótimo, mas devemos ter cuidado com a liberdade. Pense assim: você dá um carro para seu filho de 7 anos, o que pode acontecer? Um acidente! Pois foi isso que me aconteceu ontem.
Por algum motivo – acho que o mais provável foi por conta de updates não oficiais, que EU permitia – de uma hora para outra, o sistema exibia duas linguas nos menus. Era uma mistura de inglês/português-br que me deixou “cabreiro”. Tentei tirar um suporte, rebootar e nada mudava. Aí eu apelei.
Copiei meu HOME para a partição do Windows (eu sabia que ele me serviria para algo) e mandei um sistema novinho do Ubuntu 8.10 de novo. Foi uma atitude agressiva ou desnecessária? Pode ser, mas eu aproveitei para com o sistema virgem poder fazer tudo de outra forma. E isso foi bom.
Com o sistema zerado, eu usei o Ubuntu Perfeito, do Hamacker. Com ele eu pude baixar muitas coisas de uma só vez, a maior parte, senão toda eram os arquivos multmídias e os codecs. Esse script é um facilitador. Tem coisas que não instalo, tipo Adobe Reader. Vale muito o teste para todos.
Também tive que usar o script que arruma o launchpad. Sem isso, erros de localização e de chaves insistiam em surgir. Resolvido.
Aí, mais um item que eu aprovei: sumi com a janela de solicitação de senha (seahorse) da minha rede Wireless. Para quem usa uma rede privada wireless, ao acessar o sistema solicita uma senha para destravar o acesso TODA a vez que precisamos, ou seja; sempre. Isso é um saco.
Existe um meio que resolve isso, e essa dica foi dada na lista de discussão do Ubuntu-BR pelo colega Fabiano Fonseca, do site www.linuxacessivel.org. E para resolver isso de vez:
Estando com o Seahorse, aberto vá em Editar > Preferências e selecione o chaveiro padrão, no meu caso, ele chama-se ‘login’. Depois clique no botão [alterar frase secreta de desbloqueamento]. Então ajuste sua
senha para branco (deixe limpo o campo). Dê OK e pronto. Toda vez que o sistema procurar por sua rede ele não perguntará mais nada sobre senha. E a segurança? Fique calmo, pois se alguém invadir sua rede terá ainda que descobrir a senha da rede wireless. Bem difícil isso… ainda bem que é linux.
E os programas/plugins essenciais para mim? Vamos a minha lista:
- VLC
- Audacious
- Cheese
- AdblockPlus
- Foxmarks
- Google Gadgets
- Compiz Fusion Icon
- DeveDe
- Avidemux
- OGMrip
- Soundconverter
- VirtualBOX OSE
- FileZilla
- StartupManager
- Ubuntu Tweak
Por enquanto é isso, mas aos poucos vou deixando o sistema de volta como era… sem o problema inicial deste post é claro! heheh
UPDATE:
E num é que o raios do sistema voltou a ficar zuado do nada? Tá complicado isso viu.
Só uma correção, quem postou a dica em primeira mão, sobre o chaveiro, na lista do Ubuntu foi o colega Fabiano Fonseca, do site wwww.linuxacessivel.org. Vamos dar os créditos a quem de fato os merece.
Cordialmente
Jeremias
Isso mesmo… valeu a info!
Cara, eu estou com o mesmo problema, parte do nautilus esta em inglês/português, isso esta me deixando P%$#@#*@@$ da vida.Olha o resultado
http://img136.imageshack.us/img136/869/capturadetelaqu5.png
Eu sugiro que você crie uma partição somente para montar seu /home assim você não cai no problema de ter que copiar seus dados pra outra partição toda vez que tiver que reformatar. Um erro grave cometido por muita gente (inclusive por mim por isso aprendi) é copiar diretórios ou arquivos para uma partição NTFS ou FAT (ou qualquer uma que não mantem as permissões) isso porque se você tiver alguma permissão importante ou especial pode esquecer você vai perder tudo. Além de perder configurações de dono, grupo e outros. Por isso que montar diretórios específicos em partições diferentes é uma boa prática pois não tem que se preocupar com as reformatações. Minha HOME sempre fica em uma partição separada assim a cada atualização de versão (como eu costumo formatar) eu nem me preocupo com a home. Ela fica intacta. Meu /opt também fica em outra partição pois nela eu instalo minhas ferramentas de trabalho como Java, Netbeans, Glassfish, Bancos de Dados. Fica aí a sugestão.
Procurando saber melhor o que são cada um dos programas indispensáveis para você, gostei de conhecer o Cheese, até agora o único programa (com exceção de mensageiros) que identificou a webcam do note… Sem falar que os efeitos são bem legais! Valeu!
Olá cara, seu Ubuntu 8.10 apresenta alguma instabilidade? Estou usando o 8.04 ainda pq quando fui atualizar para o mais recente, as janelas estavam de certa forma bugando, o firefox estava estranho tbm e enfim…acabei retornando para o 8,04.
Bom, é isso, estou com vontade de instalar novamente o 8.10 aqui mas estou “com medo” de me arrepender pq este q estou usando esta redondinho…rsrs.