O Zimbra é uma suite colaborativa de e-mail cujo foco é ser uma alternativa livre ao Microsoft Exchange. Muitas empresas e provedores (Yahoo!, por exemplo) fazem uso dessa solução de código aberto, tornando-se ferramenta de comunicação essencial nestes ambientes.
Entretanto, por padrão, o acesso ao chat do Zimbra se dá por meio de sua interface de Webmail, fazendo com que uma aba do navegador fique aberta permanentemente para essa função.
Para quem utiliza o Empathy (ou outro software de chat, como o Pidgin) para acessar MSN, Google Talk, XMPP e derivados, o acesso ao chat do Zimbra pode ser uma alternativa interessante.
Vamos à obra!
1. Acessar o Empathy.
2. Clicar em Editar / Contas (ou pressione F4).
3. Clicar no ícone na tela que surge.
4. Escolha o Protocolo Jabber.
5. Deixar o Item ‘Esta conta já existe no servidor’ marcado.
6. No campo ‘ID de login’, entrar com seu e-mail completo de acesso ao Webmail do Zimbra ([email protected]).
7. Clicar em ‘Lembrar senha’.
8. No campo ‘Senha’, entrar com sua senha de acesso ao Webmail do Zimbra.
10. Ativar ‘Criptografia requerida (TLS/SSL)’.
11. Ativar ‘Ignorar erros de certificado SSL’.
12. Deixar ‘Recurso’ em branco.
13. Deixar ‘Prioridade’ como 0 (zero).
14. No item ‘Sobrescrever configurações do servidor, entrar com as
seguintes informações:
– Servidor: servidor.com.br
– Porta: 5223
– Ativar ‘Usar criptografia SSL’.
15. Clicar em ‘Conectar’.
Pronto! Você agora você estará Zimbrado!