Steam nativo pro linux ainda neste ano

O sonho de todo gamer estaria se concretizando? Hoje pipoca na internet a informação de que o STEAM (Steam é um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários. Atualmente o Steam conta com mais de 30 milhões de usuários diretos, e tem médias de acesso diário de 2 milhões de contas simultâneas. O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando) terá uma versão nativa para linux.

A previsão é que até o final do ano (se ele não acabar antes por conta dos Maias) teremos uma versão completa e própria para Linux.

Se isto acontecer, você ainda usará o Windows? 

fontes 1 e 2

9 comentários em “Steam nativo pro linux ainda neste ano”

  1. Do que adianta lançarem a steam pra Linux se 90% dos jogos ainda assim não vão rodar em Linux? Basicamente será o mesmo caso do MacOSX, que possui Steam nativo e funciona meia dúzia de jogos.

  2. De novo isso? Seria legal rodar nativamente Portal, L4D, Team Fortress… Mas acho que não existe “demanda” suficiente que justifique o trabalho da Valve em portar esses jogos para Linux.

    1. É mais aí cai naquele problema, QUEM VEM PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA???

      Acho interessante a iniciativa, DEMANDA TEM SIM… olhe o que acontece com os jogos INDIE??? Os usuários Linux são recordistas em compras… PAGAMOS o DOBRO do 2º colocado em média pelos jogos.

      Agora se NUNCA portarem os grandes jogos, NUNCA vai ter demanda… como você pode dizer que não tem demanda de uma coisa que nem existe??? Quem vem primeiro? O ovo ou a galinha?

  3. Se não tem demanda (usuários Linux) não tem oferta, Se começar a aparecer Ubunteiros de todo lado ai veremos a coisa mudar, mas já ter o serviço já ajuda muito , ja é o começo

  4. O Steam para Mac começou com meia dúzia, realmente, mas está ampliando a cada dia, e pelo menos quem sabe isso signifique que os clássicos como Portal, Half Life, Counter Strike, Left 4 Dead e outros da Valve sejam portados para Linux. Excelente notícia!

  5. Infelizmente sim… pois o fato de ter cliente Steam, não significa que os jogos serão portados para Linux…

    Por exemplo, estou jogando Skyrim agora (QUE JOGO FANTASTICO!) e por isso estou sendo forçado a usar o W$…

  6. Só espero que não venham só com aqueles FPS’s, disso o Linux já ta cheio..

    Se for pra fazer mais do mesmo, o Wine continua a quebrar o galho.

  7. Como já mencionaram acima, é um ponta pé incial pras desenvolvedoras acordarem pra plataforma e os usuários gamers alucinados que curtem o sistema(Linux) mas ainda estão em cima do muro cairem pro nosso lado, nessa investida quem perde é o windows, meio mundo só ainda está nele pela quantidade de programas e jogos nativos, não pelo sistema em si, nisso o Mac e o Linux saem na frente.Querendo ou não, com Windows 8, 9, ou 10, muitos usuários estão cansados das falhas da Microsoft. É uma boa chance de alcançarmos o público que tem feito o MacOS crescer atualmente, aqueles que notaram que o sistema anda na cola do Windows em grandes Softwares e Games nativos. Na ultima Campus Party que eu fui, o q tinha de muleque gamer com um Mac na mão não dava pra acreditar, podia ser o nosso Linux. Grande ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *