Ripando um filme de dvd no Ubuntu

Você tem uma coleção de dvd’s e precisa fazer várias cópias, como eu preciso por conta do uso dos meus filhos que não são lá muito cuidadosos no manuseio? Então vou ensinar a fazer isso no Ubuntu usando o programa chamado OGM::rip.

Coloque o seu DVD no drive do PC e vá para Aplicativos > Central de Programas Ubuntu. No campo de busca coloque o termo “ogmrip“. Instale-o.

Agora vá para Aplicativos > Multimída > DVD Encoder OGMip.

Clique em LOAD e na janelinha que se abre, clique em LOAD novamente. O programa irá ler o conteúdo do DVD neste momento.

Agora vamos as características principais para ripar o filme no formato AVI e em 700mb de tamanho.

No campo Title coloque o nome que deseja pro filme.
No campo Video Stream, deixe o arquivo de maior tamanho de duração, que provavelmente é o filme completo e não uma cena apenas.
No campo Audio Tracks, escolha o áudio desejado (inglês ou português, se possível).
No campo  Subtitles, escolha a língua da legenda desejada. Se não quiser legenda, deixe em No subtitle. Obs.: o processo não vai incorporar a legenda ao filme, mas sim, deixar a legenda separada no formato padrão .SRT. Clicando no ícone de “+” ao lado do campo, você pode ter mais de uma legenda.

Clique em Extract.

Nesta janela de opções, repare que podemos mudar o formato de saída do vídeo conforme quisermos. Neste modo, ele será em 700 mb de arquivo no máximo, em .AVI, Xvid e áudio em mp3. Este é o formato mais conhecido. Clicando em editar (sinal de um lápis) você pode preferir outras saídas menos usadas.

Obs.: clique neste sinal de edição e vá para a aba Subtitles. Um detalhe importante é selecionar a iso-8859-1 no campo Character Set. Isso fará que a legenda tenha a acentuação correta e sem erros de caracteres.

Clique em Fechar duas vezes e depois em Extract. Agora senta ou vá para o cinema, dependerá do poder de fogo do seu PC. Num Core 2 Duo, demora em média 2 horas o processo de ripar o filme. Isso se tudo der certo…

Prints de tela de um bom filme a ser guardado:


Comentários e sugestões? Comente e nos siga no twitter.
Let’s rock!

25 comentários em “Ripando um filme de dvd no Ubuntu”

  1. Muito obrigado!
    Fazia por outros métodos… mas nada tão bom assim…

    Aliás, uma das duas coisas que ainda me fazem ter Windows em máquina virtual aqui é o DVDShrink…

    Alguém tem alguma alternativa que faça o mesmo,
    ou já o rodou diretamente no Linux?

    Abraço,
    Hideo

  2. Com a configuração padrão, já converti 3 DVDs para mp3. E nem demorou tanto, em média uns 2 minutos, convertendo um .VOB de 1024MB. A qualidade do áudio é excelente. E o que mais gostei é o tamanho do arquivo convertido. Ex. de .VOB com 1024mb converti para .mp3 com no máximo 20mb.

  3. Esse programa é muito bom!!! ^^
    Pena que não converte para formato PSP direito…xD
    Mas, está valendo, eu vou converter para OGV e depois utilizo um comando que faz essa conversão para PSP!!!

    Caso ajude, o comando é esse: ffmpeg -i “OriginalFile.avi” -f psp -r 29.97 -b 768k -ar 24000 -ab 64k -s 320×240 “OutputFile.mp4”

    Claro que tem que instalar o ffmpeg!!! ^^
    apt-get install ffmpeg (comigo funcionou).

    Valeu!!! =D

    1. Olá, amigo!

      Tenho uma dica, caso ainda não conheça, para converter videos pro PSP, que é o aplicativo Mobile Media Converter. Rápido, simples e eficaz. Uso e recomendo.

      Abraços.

  4. Tentei usar aquele programa que já vem instalado no Ubuntu – acho que é Brazero o nome – para fazer uma cópia 1:1 de um DVD-Movie, mas quando chega em 96% o programa “trava”. Simplesmente não sai do lugar. O DVD para de girar.

    Você sabe o que pode ser? Tenhos todos os pacotes instalados e atualizados.

  5. OGMRip – baixei o OGMRip e gostei muito, de fato consegui ripar um DVD comercial de um curso (IESDE) que um amigo me emprestou. Só teve um problema, o programa não gravou a parte inicial, com o índice das vídeo aulas. Tem como configurar o … de modo que consiga ripar o DVD completamente ?? Se alguém deste (forum) puder me ajudar eu agradeço.

    1. Nesse caso o melhor mesmo é fazer uma copia ISO do disco, que vai copiar o dvd e quando for aberto vai emular ele, esse é o melhor jeito porque não perde nada

  6. Denis Corcini Cortezao

    Muito obrigado, vou tentar ver se consigo alguma coisa com amigos que usam o Linux para tentar ajudar a comunidade, como vc disse no face. O ruim do Ubuntu sao os nomes dado aos programas, mais fácil vc encontrar algo pro w, vai chutando pelo nome, tipo clone dvd, ja no linux o nome é menos intuitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *