XP Vs Ubuntu, XP é bem mais rápido…

1 – O XP é mais rápido a tornar uma máquina instável

Quantas vezes é que já ouvi amigos e familiares meus a dizer que acabaram de instalar um programa e que o XP foi à vida? Acredite que foram muitos, foram tantas as vezes que alguns fartaram-se e até mudaram de sistema operativo. Ainda hoje, tive um amigo meu que me disse que o XP dava bluescreen antes de ele conseguir fazer login no sistema ficando a reiniciar num ciclo infinito… Qual é solução? Formatar o disco e instalar tudo de novo.

2 – O XP é mais rápido a tornar a máquina mais lenta e preguiçosa

O XP é um dos sistemas mais rápidos a chegar ao fim da sua vida útil. Ao longo do tempo (1~2 meses) este sistema começa a sofrer de lentidão variável tanto ao iniciar como ao desligar, isto por um lado é causado pela grande quantidade de entradas no registo (36 mil só para instalar um simples impressora) e pela rápida fragmentação do disco. Já para não dizer, que o simples bloco de notas para guardar um simples ficheiro com alguns caracteres necessita de 26 chamadas de sistema.

3 – O XP é mais rápido a aumentar a sua pressão arterial

Quantas vezes já perdeu a paciência com as demoradas lentidões e crashes do XP? Alguns utilizadores até perdem documentos e relatórios valiosos? A solução? Começar o documento ou o relatório de novo, ou senão ainda vão a tempo de mudar de sistema operativo… ah, e não se esqueça que uma boa maneira de acalmar o stress é beber um chá.

4 – O XP é mais rápido e eficiente a fragmentar o seu sistema de ficheiros

Em relação a este assunto, não sei no que vai na cabeça do senhores que programam esta espécie de sistema de ficheiros chamado NTFS… Basta mover um ficheiro de uma pasta para outra e instalar meia dúzia de programas que já se começa começa a queixar. Mais uma vez o XP (NTFS) vence o Ubuntu (ext3) em fragmentação de sistema de ficheiros…

5 – O XP é bem mais rápido e eficiente em acumular vírus e malware

Ora, aqui está um assunto em que o XP permanece constantemente em primeiro lugar… ninguém lhe vence, quem diz XP também fala da saga toda do Windows… Basta fazer duplo clique numa simples imagem disfarçada de executável e não ter “anti-vírus” (não estar actualizado é a mesma coisa que não ter) que 99% dás vezes ficamos infectados com um tipo de vírus ou *ware. Não me diga que é por causa do tão falado “Desktop market share”…

Agora que leram isto, o XP é ou não mais “rápido” que o Ubuntu?


Ir para o post original.