Empresas brasileiras são exemplo em software livre

As empresas brasileiras têm um índice de adoção de software aberto em sua infraestrutura de TI muito maior do que a média mundial. Entre as grandes corporações, a relação de companhias que utilizam algum tipo de software livre chega a 61%.

Os dados são de um estudo publicado pelo CGI.br, que levantou o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no mercado corporativo em 2008. Segundo a pesquisa, considerando as empresas de todos os portes, 26% delas utilizam software de código aberto em sua estrutura de TI.

“Se comparada à média de outros países, em que a adoção não chega a 10% no mercado corporativo, pode-se dizer o Brasil está muito bem na adoção de software livre”, afirma o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Augusto Cesar Gadelha.

Foram consultadas 3,5 mil empresas que atuam no Brasil, acima de 10 funcionários, de todas as regiões do país. Entre as empresas médias, a adoção chega em 44% das companhias. O que puxa para baixo o percentual geral são as pequenas empresas. Elas possuem uma representatividade muito grande na amostragem e apenas 22% delas utilizam software livre.

fonte: http://info.abril.com.br/professional/linux-cia/empresas-brasileiras-sao-exemplo-em-software-livre.shtml