Hands on: Ubuntu Netbook Remix

O Ubuntu 9.04 Netbook Remix é a versão do Linux da Canonical para netbooks. Será um usuário final mais habituado com Windows é capaz de baixar, instalar e botar esse sistema operacional para funcionar em um netbook?

Veja review completo aqui.

3 comentários em “Hands on: Ubuntu Netbook Remix”

  1. Danilo G. Magrini

    Eu li o review completo e vi que o autor do artigo se preocupou mesmo em fazer um passo-a-passo bem detalhado. Mas só uma curiosidade em relação a essa introdução pois ela me fez lembrar uma conversa com uma dessas pessoas que não sabem nada sobre SO. e querem falar mal. O cara chegou pra mim reclamando que “até tentou”(palavras dele) usar o Ubuntu, mas abandonou pois a instalação era muito difícil:

    “Como querem que a gente use esse SO se nem instalar eu consigo. Deveria ser mais fácil, pois assim como eu, outras pessoas devem sentir a mesma dificuldade”

    Na hora pensei em algo pra falar mas preferi executar! Chamei o indivíduo na sala da assistência técnica para continuarmos a conversa e pedi pra ele instalar o windows em uma máquina que já tinha o Ubuntu instalado, alegando que eu ia fazendo uma outra instalação em outro PC ao lado enquanto isso. Resultado:

    1) ele não sabia como mudar na bios o dispositivo inicial pra boot
    2) ele foi lendo tela após tela (como fazemos quando é a primeira vez que instalamos)
    3) quando chegou na tela para apertar F8 e concordar com a licença ele “travou”, pois ficava apertando ENTER até que me chamou
    4) quando chegou naquela tela de partições aí ele desistiu alegando que não tava entendendo o que era partição

    Foi aí que eu disse: não é que você não consegue instalar o Ubuntu, você não consegue instalar NENHUM SO pois não tem o mínimo de conhecimento técnico para isso. Agora da mesma forma que você “pede” para instalarem o Windows pra você quando precisa, você deveria pedir para instalarem o Ubuntu também… isso caso você realmente queira usar né porque me parece que você só quer tumultuar.

    Fica aqui ua situação interessante que aconteceu e que é muito comum ocorrer, até mesmo situações bem parecidas onde as pessoas sabem criticar o Linux mas se avaliarmos mesmo não é o Linux o problema e sim a pessoa. Se alguém está colaborando com o Linux, ao menos tentando propagá-lo, deve ficar atento a essas situações para não ser colocado em “xeque” por um zé-ruela.

    OBS: Maudy, como o post é extenso, avalie se vale a pena publicá-lo.

    1. Concordo com este seu comentário.
      O usuário NÃO precisa saber instalar, pois da mesma forma que ele compra um PC com o Windows já instalado, qual a diferença de mandar um “técnico” instalar o Ubuntu?

      Abs e obrigado por participar do blog!

  2. Acho aqui reside a grande diferença de quem quer usar linux.
    Quem opta pelo pinguin quer aprender pq não quer ficar na mão de tecnicos que só fazem formatar a maquina e reinstalar tudo de novo com backup de todos os arquivos, ficando as vezes duplicado algumas pastas do windows.
    Digo por experiencia propria.
    Na minha curta vida com linux, apenas 8 meses, eu ja instalei , e desinstalei em dual boot e via wubbi o ubuntu umas 6 vezes. Só por diversão e pra aprender.
    Só falta converter minha esposa e filha pra sair de vez do ti bill, pq eu e me filho de 12 anos já usamos ubuntu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *