Eu escuto e leio muita gente reclamando que no mundo gnu/linux o maior problema sãos os drivers, ou a falta deles. Que não encontram compatibilidade com seus periféricos e etc.
Claro que ali o problema é de acessibilidade e não apenas de driver não encontrado, mas o que quero que percebam é que nem quem está no mundo Windows está livre do “problema” de driver de periféricos. Isso acontece, independentemente do sistema operacional que usa.
Não podemos culpar o linux por tudo. Hoje mesmo eu li, em um fórum, um cara reclamando do Ubuntu, dizendo-se arrependido de ter instalado o linux por conta da não compatibilidade de alguns periféricos. Mas nada é perfeito! Nada!
Ninguém consegue tocar mp3 no Windows recém-instalado. Ou conseguem? Precisamos dos codecs de mp3 e divx, no mínimo, e não são poucos. Podemos separar isso em nossas mentes? Saber que o sistema linux ajuda muito mais que o Windows? Isso é tão complicado para os não-usuários? FAÇAM um maldito teste e vejam a verdade! parem de falar que o linux/Ubuntu é ruim. TESTEM! Uma tentativa não mata ninguém. E se mesmo assim quiserem voltar pro Windows, tudo bem, ninguém vai morrer por isso. Mas se fizer isso, com certeza é por conta de uma dependência crônica (soft proprietário, periférico ou driver).
O linux não é a solução para tudo, assim como o Windows.
Sou usuário tanto de Ubuntu quando do Windows, e tive mais dificuldade para achar drivers para o meu notebook para windows que para ubuntu, em 40min tinha meu ubuntu todo instalado e funcionando, no windows com 40min não tinha conseguido nem instalar o drive da placa de rede, que no ubuntu e automático. Como você disse problema com drive todo mundo tem.
Concordo com vc, mas mesmo assim retirei o vista do meu notebook e coloquei o ubuntu porque como sou usuário linux a algum tempo já me sinto familiarizado !!!vai um pouco acho eu do comodismo do povo em querer aprender, o novo sempre traz desconforto !!
E isso porque não sou especialista no assunto ou ate mesmo formado em nenhuma areá voltada para informática , sou um mero Prof. de Educação física que por interesse pelo novo descobri o linux desde da época do conectiva !!
Bom se bem que no Ubuntu ate e mais fácil..e instalar e já ta pronto para uso ( sem contar o drive NVIDIA), ja no windows haja CD para instalação de Drivers de tudo que e coisa hehe.
E olha que meu notebook e uma “positivo” já no micro da home pega ate minha cam fuleira da “bright” sem precisar daquela ( desculpa a palavra) merda de CD de instalação. e ponto para o UBUNTU.
Concordo com o Ffiuza31. O pessoal quer tudo instalado funcionando sem ter que mexer um dedo. Aprender não faz mal algum, muito pelo contrário. Lembro que quando comprei o meu PC ele veio com tudo funcionando, mas mesmo assim eu fiquei fuçando até que ele pegou vírus e tive que formatar. Quando re-instalei tudo o “bixo” não reconhecia nada. E dai começa a novela de Cds, Drivers de num sei o que e etc. Com o ubuntu não tive esse problema. Assim que instalei ele reconheceu tudo. Quem têm internet discada e não gosta de ubuntu vá lá, sei que muitas coisas você só consegue na internet. Agora o pessoal que possui banda larga: é preguiça mesmo.
re-re-re…
O Maudy tá bravo hoje!
Mas concordo com vc… Tem muita gente reclamando sem conhecimento.
Aqui em casa por exemplo minha filha que ta na faculdade num keria saber de ubuntu nem a pau…
Mas eu dei uma “customizada” nele, taskei um wallpaper maneiro, screelets com side-bar e slide-show com uns desenhos dela, instalei codecs multimidia, atualzei o broffice com corretor ortografico e depois pedi pra ela usar: puxa pai dá de 10 a zero no vista… instala no meu note tbem?
E fiz isso em menos de 2 horas, isso pq sou mané em linux ainda!
No meu desk 100% ubuntu
Muita gente acha que o Windows vem prontinho da MS, mas na hora de formatar…sorte daqueles felizardos que ganharam os CD’s de drivers.
Antes de conhecer o Linux (era o openSuSe, agora o Ubuntu), comprei um note que veio com o CHATO Vista(em ingles ainda por cima, e como não tem, eu acho, suporte a varios idiomas sem ter que reinstalar). Instalei o XP. Começaram os problemas, uma semana pra descobrir que tenho que instalar um executavel de 50MB pra poder instalar o driver de audio(Higth Definicion), meu wireles tava louco.
Um amigo indicou o Linux. Santo!!!
Tive um problema com o wireles, mas foi resolvido graças a comunidade.
Depois instalei o ubuntu(me apaixonei pelo apt-get/aptitude).CARACA
depois de instalar, iniciei e advinham? Rodava, TUDO.
Mas como tudo na vida tem seu lado negro, em placas VIA de clientes, tenho problemas.Sem drivers do fabricante.Isso mata com usuarios linux, pois reparei que muitas pessoas tem esses hardwares “comprados” pela MS. Ai quando migram, da problema e ficam culpando o linux por isso.
Quem usou linux em 2003, por exemplo, tinha dificuldade grande com drivers. Hj em dia a coisa mudou. Essa dificuldade, de certa forma, estimulou o desenvolvimento de drivers “paralelos” pela comunidade, que por sua vez foi crescendo e forçando os fabricantes ou a abrir as especificações dos componentes, ou a desenvolver drivers proprietários, como a nvidia. Além disso, como as distribuições se atualizam constantemente, não há muita desfasagem em relação aos componentes recém lançados. Por outro lado, como o Windows é lançado em versões fixas, com 2 ou 3 services packs em 8 anos (ver XP), instalar um windows em uma máquina recente é bastante complicado.
O problema, e é aí que quero chegar, é justamente o fato de que as pessoas não precisam instalar o windows. Ele já vem na maioria dos computadores comprados, num exemplo absurdo de delito concorrencial de venda casada que, infelizmente, não foi reconhecido como tal pelas nossas fraquíssimas e condescendentes autoridades de direito concorrencial, em especial a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da justiça.
Se os computadores fossem todos anunciados sem sistema operacional, tendo a instalação deste como um opcional à parte, a coisa seria bem diferente. Ia ficar claro o preço do computador e o preço do sistema, e os usuários domésticos, então, iriam dizer outra coisa: “o windows, além de ser caro, é complicado de instalar, por isso pus ubuntu”.
É uma pena que todos (eu acho) que lêem este post já são usuários Linux…
Mas, de fato, driver não é problema para não usar Linux. Vide o Ubuntu, que já instala praticamente tudo automático.
“Ninguém consegue tocar mp3 no Windows recém-instalado. Ou conseguem?”
Pior que conseguem em, o mp3 vem incluso na licença do windows que não ocorre com o ubuntu por questões burocraticas.
Mas em questões de drivers o Linux reconhece a maioria, somente em placas muito novas ou muito velhas, mas msm assim as nova os que não reconhece ganham suporte bem rapido, hoje a unica desculpa valida que eu considero para não testar o Linux é internet discada, que são poucos que ainda tem.