Lula e o Soft. Livre

lulinha

Taí!

O cara pode ter vários defeitos como político, você pode detestá-lo ou amá-lo, mas uma coisa ele é: populista e oportunista.

Por mais que ele não tenha “visto” mensalões e outras mazelas, o Lula é “o cara” (palavras de Barack Obama!). Ele foi ao FISL 10 e parou todo mundo. Veja algumas frases do mandatário:

“O que precisamos é responsabilizar, mas não proibir, condenar. Não é possível uma lei que permita que entrem na casa das pessoas e sequestrem seus computadores”, disse.

Na platéia que acompanhou o discurso de Lula, manifestantes traziam cartazes pedindo para que o presidente não sancionasse a lei.

“Nesse governo, é proibido proibir. O que fazemos é discutir e fortalecer a democracia”, declarou o presidente.

“Analfabeto”
Lula brincou dizendo que, no início de seu governo, era “analfabeto” em relação à informática e disse que, pela primeira vez, os netos são mais sábios do que seus avós.

O presidente disse também que o software livre é uma possibilidade para a “meninada” – referindo-se ao público do fisl 10- reinventar o que deve ser reinventado.

Ele também ironizou a existência de sites propondo “morte ao Lula”, dizendo que não via isso como um problema, pois “muito mais pessoas querem minha vida”.

E segurando todos os tipos de camisetas (Ubuntu-BR) até vestindo bonés e “red hats”, o presidente foi criando a aura de boa gente. Ganhando a simpatia da moçada mais xiita. Quebrando o gelo, eu diria.

Mas o que eu percebo e acho que foi um grande avanço é a presença de um presidente no fórum internacional, dando uma importância maior ao espaço que até então era de nerds/geeks/afins e empresas de TI.

Lula, participando, com a sra. Dilma ao lado, deu um passo que nenhum Hugo Chávez fez ou fará. Ele – o Lula – consegue com poucas palavras e ações fazer você esquecer que seu partido esteve (está?) envolvido em grandes traquinagens políticas nos últimos 6 anos. Mesmo não sendo petista, vamos dar o braço a torcer para essa atitude. Não devemos confiar em nenhum político, mas tipos assim tem vida eterna, pois conquistam algo que muitos tentam e não conseguem: simpatia. E isso o povo adora.

Enfim, vamos ver como vai ser o FISL 11.

fonte